12 receitas de panetone trufado para surpreender no Natal

Escrito por Vanessa Herrmann

O panetone trufado é uma ótima alternativa para incrementar o sabor desse item tão comum no Natal. Assim, ele pode servir como uma sobremesa bem gostosa. Dessa maneira, até quem não é muito fã do item pode se deliciar comendo um pedaço.

Há opções em que você compra o panetone pronto e só precisa se preocupar com o recheio. Mas, se você quiser, também é possível fazer desde a massa em casa. A escolha vai depender do tanto de trabalho que você quer ter. Ou até mesmo do tempo que tem disponível. Independente da escolha, o resultado pode ficar incrível. Confira as receitas:

1. Panetone trufado com ganache

Comprou um panetone simplezinho e quer dar uma incrementada no seu sabor? Aqui, a sugestão é preparar uma ganache com chocolate ao leite e creme de leite. Ela é usada para rechear o panetone e também para cobri-lo. Com um passo a passo simples, o sabor será outro! Vale muito a pena experimentar essa receita.

2. Panetone trufado com chocolate

Essa é uma receita bem parecida com a opção anterior. A diferença é que, aqui, a sugestão é usar o chocolate meio amargo. Além disso, você pode polvilhar o panetone com bolinhas de chocolate. Essa é uma dica simples, mas que deixará seu panetone mais bonito e com um toque crocante.

3. Panetone trufado de prestígio

Panetone trufado de prestígio? É isso mesmo que você leu! Para testar essa receita em casa, além do panetone, você vai precisar de leite condensado, coco ralado, manteiga sem sal, creme de leite, whisky e chocolate meio amargo 50% cacau. Se você quiser, ainda dá para conferir o passo a passo de um chocotone vulcão.

4. Panetone trufado de prestígio e leite Ninho

Nessa receita, você aprende a rechear seu panetone de duas maneiras diferentes: com prestígio e leite Ninho. Assim, dá para agradar os mais variados paladares. Então, se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de conferir o passo a passo completo.

5. Panetone trufado com beijinho

O beijinho é um doce que agrada quase todo mundo. Pensando nisso, seu panetone pode ser recheado com esse item. Assim, sem ter muito trabalho na cozinha, você obtém um doce delicioso. Para testar essa receita em casa, é preciso ter em mãos o panetone, leite condensado, leite em pó, manteiga e coco ralado.

6. Panetone trufado com sorvete

Que faz um calor imenso em dezembro não é nenhuma novidade. Mas essa sobremesa pode ser uma surpresa interessante. O panetone é recheado com sorvete e ainda é envolto com uma camada de ganache. A dica é deixar o doce no congelador até a hora de servir, tá? Nesse momento, você também pode acrescentar morangos ou outra fruta.

7. Panetone trufado com frutas secas

iStock

Nessa receita, o panetone é recheado com uma ganache incrementada com nozes e rum. Para a cobertura, mais ganache e frutas secas. Depois que o panetone estiver montado, a sugestão é deixá-lo descansar na geladeira por 2 horas. Após esse período, é só se deliciar com o resultado final.

8. Panetone trufado de maracujá

Para quem curte um sabor mais azedinho, vale a pena apostar nessa opção. Aqui, a trufa é feita com chocolate branco, creme de leite e suco de maracujá concentrado. Ela é usada tanto para o recheio, quanto para a cobertura do panetone. Tudo bem simples, mas extremamente saboroso. Não deixe de conferir a receita completa.

9. Panetone trufado com Nutella e morango

Tem muita gente que já fica babando só de imaginar a combinação de Nutella com morango, não é mesmo? Pensando nisso, essa é uma ótima opção de recheio para o seu panetone. Com um passo a passo simples, difícil vai ser não comer o doce inteiro em apenas uma sentada. Experimente.

10. Panetone trufado com Nutella

Essa é outra receita que conta com creme de cacau e avelã, mas mais elaborada do que a opção anterior. Aqui, o recheio do panetone fica por conta de um creme feito com Nutella, chocolate meio amargo e creme de leite. Já para a cobertura, é feita uma decoração com chocolate branco e amargo.

11. Panetone trufado com gotas de chocolate

Quer aprender a preparar seu panetone trufado desde o início? Nessa receita, o passo a passo se inicia com a massa. A execução dessa opção não é difícil, mas como a massa leva fermento biológico, o tempo de espera não é dos mais curtos. Mesmo assim, pelo sabor, vale muito a pena testar.

12. Panetone trufado de chocolate branco

Para fechar a lista, uma opção de panetone trufado com chocolate branco. Aqui, você também aprende a fazer o doce desde a massa. Mas, caso você queira, é possível usar a sugestão de recheio para uma versão comprada pronta em supermercado também, ok?

O panetone trufado é uma ótima pedida para sair da rotina, concorda? Além disso, para quem gosta de doces bem caprichados, essa é uma excelente aposta. Até porque em dezembro é comum que a mesa seja farta, não é mesmo? Falando nisso, também é possível conferir receitas deliciosas para uma ceia de Natal tradicional.

PARA VOCÊ