A polenta é um prato típico da Itália, entretanto, no Brasil, já tínhamos nosso angu, que é muito parecido com o prato italiano – a grande diferença está na origem histórica. Nessa seleção, escolhemos receitas com diferentes texturas e combinações de sabores. Há polenta no ponto de corte, cremosa, mole, frita, recheada, com molho e mais. Confira!
Para preparar essa polenta, utilizamos sêmola de milho, que é uma farinha de trigo um pouquinho mais grossa que o fubá, oferecendo uma textura bem encorpada. A manteiga deixa a polenta brilhosa e o queijo traz um sabor todo especial.
Publicidade
O tipo de prato que traz uma sensação gostosa de aconchego! Para a polenta ficar bem cremosa, utilizamos creme de leite. Além disso, ao invés de água, cozinhamos o fubá com caldo de legumes. Sirva com um molho de tomate caseiro e aproveite.
A receita que vai te salvar nos dias frios! Preparamos uma polenta simples, com parmesão ralado (se não tiver, não precisa colocar). Para finalizar, um molho vermelho com carne moída. A combinação fica perfeita.
Há polenta para todos os gostos! Nessa versão, ela fica no ponto de corte, ou seja, bem durinha. Para alcançar esse resultado, o fubá deve ser cozido com a quantidade de água correta. Utilizamos uma linha fina, o fio, para cortar as fatias.
Não há segredos, se você quer uma polenta bem lisinha, precisa colocar força no braço e mexê-la durante todo o preparo. Para acompanhar, preparamos carne moída com tomate e manjericão fresco. Na finalização, queijo gorgonzola.
Publicidade
Polenta frita sem espirrar óleo em seu fogão! Preparamos uma polenta dura, bem temperadinha, com alho e azeite. Para empanar utilizamos uma misturinha de fubá com azeite - isso evita que a polenta resseque durante o preparo.
Em 30 minutos, você prepara essa deliciosa polenta gratinada. O preparo leva fubá, creme de leite, caldo de legumes, queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino. Dica: finalize com mussarela antes de levar para gratinar.
Um prato completo! Cozinhamos a polenta até chegar a uma consistência média, nem muito mole e nem muito dura. Para o recheio, preparamos um refogado de calabresa acebolada. Ao montar as camadas, adicionamos mussarela, que derrete no forno. Vale acrescentar requeijão ao recheio.
Chega a fazer crac na boca de tão crocante que fica! Para temperar a polenta, utilizamos azeite, cebola, alho e sal. Entretanto, você pode incluir outros temperos de sua preferência, como pimentas em pó, cheiro-verde ou açafrão, que deixará a cor bem amarelinha.
Hoje, tem polenta e franguinho na panela! Uma combinação muito popular na culinária caipira. A polenta fica molinha e o frango ganha um molho vermelho. Para ficar melhor ainda, experimente servir com quiabo frito.
Publicidade
Polenta é bom demais! E a gente não enjoa, sempre é possível mudar a combinação de temperos – solte a criatividade na cozinha. Utilizar caldo de legumes ou de carne para cozinhar o fubá deixará o prato com um sabor mais acentuado.
Também pode variar nos acompanhamentos! Polenta combina muito com molho vermelho, carne moída, frango, ragu, carne de panela, quiabo, cogumelos, gorgonzola etc. Além desse delicioso prato, você pode preparar muitas outras receitas com fubá, incluindo bolos, doces e salgados. Confira.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram