23 receitas de pudim de pão deliciosas que são bem fáceis de fazer

Por
Atualizado em 20.10.21

O pudim de pão é uma sobremesa tradicional na mesa do brasileiro, além do aspecto cultural, ela é muito simples de ser feita e também bem barata. Existem diversas formas de fazer esse doce e isso vai depender muito do seu gosto pelos sabores mais tradicionais ou exóticos. Por exemplo, você pode fazer a receita apenas com leite de vaca, ovos, leite condensado e pão, ou, então, pode escolher fazê-la de um jeito diferente, com uvas passas, maçã ou frutas vermelhas.

Publicidade

Além do doce, é possível fazer receitas de pudim de pão salgadas, claro que os ingredientes e a forma de fazer são outros, mas o sabor também fica incrivelmente bom para um lanche da tarde, por exemplo. Tem os pratos feitos com grãos, como milho e ervilha, e outros mais elaborados com ricota e parmesão.

Confira abaixo todas as receitas de pudim de pão que você fazer na sua casa para receber sua família e amigos, é cada uma mais deliciosa que a outra. Com certeza você vai agradar de uma ou várias e fazer deliciosos pratos. Não se esqueça de prestar bastante atenção aos ingredientes e no modo de fazer para deixar tudo bem perfeitinho.

Pudim de pão tradicional

1. Pudim de pão com essência de baunilha: esse delicioso pudim de pão é feito com essência de baunilha e uvas passas. O seu modo de preparo é bem simples, basicamente só misturar os ingredientes, bater e depois levar ao forno.

2. Pudim de pão com cravo e canela: as especiarias dão um sabor especial a esse tipo de pudim de pão bem tradicional. Cravo, canela, moscada, passas e baunilha fazem a receita ficar sensacional. É um pouco demorada, mas o resultado vale a pena.

Publicidade

3. Pudim de pão com creme de leite: a diferença dessa receita para as outras é o uso de creme de leite no lugar do leite condensado, isso deixa a textura da massa mais cremosa e menos doce. Essencial para aqueles que preferem um prato não tão açucarado.

4. Pudim de pão com raspas de limão: a acidez das raspas de limão é muito bem utilizada nessa receita, ela combina perfeitamente com o doce do pudim e traz um frescor especial ao paladar. A calda é super simples de ser feita e dá o sabor perfeito ao prato.

5. Pudim de pão sem lactose: uma opção para os alérgicos à lactose é experimentar essa receita com leite vegetal. O sabor, logicamente, não fica o mesmo de um pudim de pão com os ingredientes tradicionais, mas é uma opção bem gostosa.

Publicidade

Com outras receitas doces

6. Açúcar mascavo: para você que não resiste a um prato bem açucarado, essa é a melhor opção. Um pudim feito com mascavo, baunilha, leite e ovos para garantir um excelente lanche da tarde para toda a família. É preciso ficar atento ao forno para não deixar passar do ponto certo.

7. Maçã e calda de caramelo: a combinação entre o pudim de pão e a maçã fica sempre muito apetitosa. No caso dessa receita em específico, além da fruta, você também vai encontrar uma deliciosa calda de caramelo caseira que dá até água na boca só de falar dela.

8. Banana caramelizada: outro sabor com caramelo que fica irresistível é o da banana. Nessa receita, ela ainda recebe o adicional de nozes que deixa o prato ainda mais delicioso. Para fazer, é preciso ter alguns ingredientes a mais, como o açúcar mascavo, a canela e o mel.

9. Pudim de pão com frutas vermelhas: para fazer essa receita é preciso entender pelo menos um pouco de culinária, ainda mais se você for comprar as frutas frescas. Escolha as opções que mais combinam com a sobremesa, o próprio site já dá umas dicas. A receita não é simples, então preste bastante atenção.

10. Gotas de chocolate: uma receita bem doce para quem não tem medo de ser feliz. Além dos ingredientes tradicionais, você vai adicionar uma quantidade maior de açúcar, além do chocolate e de uma dose especial de rum, mas o resultado fica espetacular.

11. Maçã reineta e corintos: os corintos dão um sabor bem diferente ao prato, nessa receita ele vai ser adicionado junto ao leite, açúcar e aromatizantes. A maçã fica bem em cima da sobremesa, dando cor e deixando o paladar da comida melhor ainda.

12. Pudim de pão com Nutella: uma receita bem simples, tradicional mesmo, mas com o acréscimo de Nutella para dar um sabor mais diversificado ao prato. Não se usa leite condensado, coloca-se creme de leite no lugar e o resto é bem tranquilo de ser feito.

13. Uvas passas: uvas passas são elementos bem clássicos dentro do pudim de pão, nessa receita também vai um pouco de rum e essência de baunilha. Caso queira algo mais doce, você tem a opção de por leite condensado, aí depende do seu gosto e dos seus convidados.

14. Pudim de pão com maçã: Receita deliciosa que leva maçã e canela além dos ingredientes clássicos principais. Cai muito bem junto com um delicioso sorvete de creme, ainda mais na atual época de calor que o país está.

Publicidade

15. Merengue: receita feita com brioche e bem simples, com poucos ingredientes. A dificuldade vai estar mesmo na hora de fazer o merengue, já que muitos cozinheiros amadores não têm essa facilidade. No mais, fica uma delícia e é relativamente rápido de ser feito.

16. Coco e chocolate: receita mais simples ainda, com apenas seis ingredientes. Pão, leite de coco, nata, chocolate, açúcar e ovo. Depois de misturar tudo é só levar ao forno por 20 minutos e o prato vai estar pronto. Delícia rápida para alegrar o seu lanche da tarde. Pode ser feito até mesmo com a ajuda das crianças.

17. Pudim de pão com caramelo: uma receita mais seca para um pudim de pão, mas que fica bem apetitosa para o lanche. O ideal é usar croissant, mas caso não tenha, pode ser feita com pão de sal comum mesmo. Basicamente vai ser o pão assado com o caramelo por cima, fica uma delícia.

18. Manteiga Lurpak: essa é uma manteiga especial, dificilmente encontrada em algumas cidades. Então, a receita é mais específica para quem tem costume de comprar esse produto. É feita com pão doce e raspas de mexerica ou laranja, o sabor é fenomenal.

19. Pudim de pão de mel: um pudim de pão bem especial, porque ele é feito a partir da receita de pão de mel, já bem conhecido das padarias e mesas das famílias brasileiras. Usa noz moscada, cravo, canela, chocolate e leite condensado. Fica muito bom, vale a pena experimentar fazer e comer.

20. Pudim de pão com especiarias: açúcar, trigo, cravo, baunilha, rum e café são alguns dos ingredientes dessa receita que traz um sabor bem diferente ao prato. Junto com isso tudo, ainda vão frutas passas para enfeitar e deixar a sobremesa mais apetitosa ainda.

Pudim de pão salgado

21. Pudim de pão com manteiga: neste primeiro sabor salgado de pudim de pão, uma experiência mais próxima do doce. Vai bastante manteiga na receita, mas também há passas e outros ingredientes que contextualizam o sabor desse delicioso prato.

22. Com ovo e ricota: uma receita salgada mais light, para você que não quer sair de forma, que leva ricota, ovos, leite condensado e leite. O sabor é fora do comum e a receita é bem fácil de ser feita, só precisa mais atenção mesmo quanto aos ingredientes que são muitos.

23. Com milho, ervilha e tomilho: para terminar, uma última receita salgada de pudim de pão com muitos grãos como milho e ervilha. Além deles, algumas especiarias para dar um sabor especial ao prato, como o tomilho e a salsinha e a cebolinha. Fica uma delícia de verdade.

Publicidade

Agora que você sabe mais de vinte formas de fazer um pudim de pão doce e salgado, é hora de por a mão na massa literalmente e testar todas essas belezuras na sua cozinha.