40 receitas de pudim que vão te dar água na boca

Por
Atualizado em 01.06.21

O pudim é uma receita tradicional, e por isso, existem diversos modos de preparo: desde os mais simples, feitos em micro-ondas, até versões mais que vão ao forno e devem gelar por algumas horas antes de ir à mesa.

Publicidade

Os ingredientes usados para preparar um pudim também variam muito. É possível fazer com ingredientes como leite condensado ou até mesmo com gelatina e frutas, que são opções mais saudáveis.

Para mostrar essa sobremesa pode ser versátil, preparamos uma lista com 40 receitas para você conferir.

Pudim de leite e/ou leite condensado

1. Pudim de leite: nessa receita, a autora ensina todos os truques para que o seu pudim de leite fique perfeito. Ela começa pela calda, que é a etapa que muitas pessoas têm dificuldade.

2. Pudim de leite condensado: as etapas mais difíceis do preparo desse pudim são: preparar a calda e desenformar a sobremesa. Tirando esses dois passos, o restante é bem simples.

Publicidade

3. Pudim de leite condensado da vó: a calda desse pudim é feita apenas com açúcar e água. Já para o pudim em si, são usados apenas quatro ingredientes: leite condensado, leite, ovos e uma fava de baunilha, que é opcional.

4. Pudim de leite condensado com gotas de baunilha: nessa receita, a autora ensina a fazer uma calda só com o açúcar. Segundo ela, é mais fácil do que a calda que é feita com água e açúcar.

5. Pudim de coco com baunilha: para deixar essa sobremesa com sabor de coco os ingredientes escolhidos foram coco ralado e leite de coco. Já para dar o gostinho de baunilha, a sugestão é usar a fava.

Publicidade

6. Pudim de leite sem forno: para quem quer muita praticidade na hora de preparar seu pudim, essa é uma ótima opção de receita. Porém, antes de servir é necessário deixar a sobremesa descansar por no mínimo 3 horas na geladeira.

7. Pudim de baunilha: essa é uma receita de pudim de leite condensado em que um favo de baunilha é acrescentado. A autora montou os pudins em forminhas, para servir em porções individuais.

8. Pudim de chocolate: essa é uma receita de pudim que, além de chocolate, leva leite condensado. Você também vai precisar de creme de leite, ovos, leite Ninho e leite. Já a calda é um caramelo de açúcar com água.

9. Pudim de cocada: o preparo desse pudim é bem simples, porém, ele tem uma decoração de fatias de coco em formato de flor, que dá um trabalhinho, mas é uma parte opcional da sobremesa.

10. Pudim de leite Ninho: essa receita é uma opção superfácil que, em vez de leite condensado, leva um creme feito com leite em pó, açúcar e água quente. Para a calda, a dica é um usar um caramelo simples.

11. Pudim de banana: a massa desse pudim é bem diferente da receita tradicional, pois é feita com pães amanhecidos e bananas. Todos os ingredientes são batidos em um liquidificador. A calda é de água com açúcar.

12. Pudim de nozes: esse é um pudim sem furinhos, com um sabor doce e bem suave. Além de nozes, esse é um pudim que é feito com chocolate em pó.

13. Pudim de micro-ondas: quer um pudim que fique pronto em poucos minutos? Essa é a receita perfeita para você! Tanto a calda quanto o pudim são feitos no micro-ondas, o que torna essa receita muito prática.

14. Pudim de doce de leite: essa é uma receita um pouco demorada, já que o pudim deve ficar em banho-maria por 1 hora e deve descansar por 2 horas na geladeira antes de ser servido.

Publicidade

15. Pudim de leite em pó: essa receita de pudim contém a metade das calorias que um pudim de leite condensado tem e o sabor é muito parecido. Para preparar essa receita você só vai precisar de leite em pó, água, açúcar e ovos.

16. Pudim de claras: só dois ingredientes são necessários para preparar esse pudim: claras e açúcar. Já para preparar a calda, você vai precisar de: água e açúcar.

17. Pudim de trigo: para preparar a massa desse pudim econômico, você vai precisar apenas de 5 ingredientes: ovos, margarina, açúcar, leite e farinha de trigo. Já a calda é um caramelo tradicional de água com açúcar.

18. Pudim de maria-mole: essa é uma receita bem prática de pudim, já que só é preciso bater os ingredientes no liquidificador e depois colocar na geladeira. Para preparar a calda é necessário um pouco de atenção, mas seguindo o passo a passo, ela fica perfeita.

19. Pudim de tapioca e leite condensado: essa é uma receita de pudim para aqueles momentos em que você quer preparar uma sobremesa em poucos instantes. Porém, o doce deve descansar por 3 horas na geladeira antes de ser servido.

20. Pudim de milho verde: a sugestão para que essa receita fique ainda mais saborosa, é que se use o milho recém retirado da espiga. O pudim deve ficar em banho-maria por 1h20 minutos.

21. Pudim de limão: para quem busca uma sobremesa que tenha um toque azedinho, essa é uma ótima opção. A textura fica leve e areada. Suco de limão é misturado com os ingredientes, e caso você queira decorar com raspas da fruta, sua sobremesa terá um charme a mais.

22. Pudim de café: apenas 2 colheres de café solúvel são usadas para dar um gosto completamente novo ao prato. Você também pode fazer uma calda crocante com amendoim ou castanha para cobrir o doce.

23. Pudim de caneca: essa é uma receita de pudim de leite que é feita no micro-ondas. É uma receita bem simples, mas o passo a passo deve ser seguido à risca para que seu doce não acabe ficando amargo.

Publicidade

24. Pudim japonês: a calda desse pudim é feita com açúcar e água. O doce não leva leite condensado e é montado em copos em três camadas: calda caramelizada, base de pudim e massa de bolo.

Receitas de pudim criativas

iStock

25. Pudim de rabanada: esse pudim é feito com pão de brioche. Além disso, você também vai precisar de canela, leite, leite condensado, ovos, manteiga, essência de baunilha, limão e laranja.

26. Pudim de sorvete: esse pudim fica parecido com um sorvete de creme e sua calda é de chocolate. Seu sabor fica bem doce.

27. Pudim de chia com morango: essa é uma receita de pudim bem diferente da tradicional. As sementes d chia são usadas inteiras, e os ingredientes são só misturados, e não batidos no liquidificador. A calda é feita com um creme de morangos.

28. Pudim de chia com pera: esse pudim é bem simples de ser feito, mas depois de pronto precisa descansar por pelo menos 4 horas na geladeira. O sabor e a consistência ficam suaves.

29. Pudim de chia com manga: essa sobremesa é montada em camadas de creme de manga e pudim de chia. O preparo deve ser iniciado 8 horas antes da sobremesa ser servida.

30. Pudim de pão de mel: essa é uma receita de pudim que não fica muito doce, mas tem um gosto marcante das especiarias usadas, que são: canela, cravo, noz moscada e mel.

Especiais e fit

31. Pudim de laranja light: essa é uma receita de pudim light, pois ele é feito com leite em pó, e não com leite condensado. Para dar o gostinho de laranja, raspas da fruta são batidas junto com os outros ingredientes no liquidificador.

32. Pudim de tapioca com coco: para preparar esse pudim você vai precisar da tapioca granulada, e não aquela hidratada que é usada para preparar na frigideira.

33. Pudim vegano: esse é um pudim de banana com uma cobertura crocante de nozes. O resultado dessa receita surpreende tanto pelo sabor, quanto pela aparência.

34. Pudim de leite light: esse pudim é feito com leite desnatado e tem um ingrediente especial: iogurte natura sem sabor. Fica super parecido com um pudim de leite condensado, mal dá pra perceber a diferença.

35. Pudim sem lactose: esse pudim é feito apenas com leite de coco, ovos, açúcar e sal. Já a calda é feita com açúcar e água quente. Ele fica tão saboroso quanto um feito com leite condensado.

36. Pudim sem glúten e lactose: esse pudim é feito com ovos, leite de coco, açúcar demerara e extrato (ou essência) de baunilha. Essa sobremesa é simples, prática e ótima para agradar a toda a família.

37. Pudim de tapioca light: para preparar esse pudim é necessário utilizar a tapioca em flocos. Também é usado leite de coco e coco ralado para completar o gostinho dessa sobremesa.

38. Pudim de milho verde light: essa receita é light pois o o leite condensado e o açúcar do pudim são substituídos por leite em pó desnatado e adoçante. Já a calda deve ser feita com açúcar, pois o adoçante não carameliza. O milho verde é batido juntos com todos os ingredientes no liquidificador.

39. Pudim de papaia fit: para preparar esse pudim, você só vai precisar de quatro ingredientes: mamão papaia, iogurte natural, leite em pó desnatado e gelatina incolor sem sabor. O preparo é supersimples e, depois, é só levar a sobremesa à geladeira até firmar.

40. Pudim cremoso de coco: esse pudim é feito com ovos, claras, creme de leite, leite desnatado ou vegetal, coco ralado e açúcar demerara. Uma opção prática, saudável e saborosa para se deliciar!

Mesmo tendo pouco tempo para cozinhar ou sem muitas habilidades na cozinha, é possível encontrar uma receita para testar e aproveitar!