21 receitas de rabanada para fazer, provar e se orgulhar

Escrito por                          

Apesar de ser um clássico natalino, a rabanada é muito bem-vinda em qualquer época do ano. A origem é incerta, mas quem a trouxe para o Brasil foram os portugueses e logo o doce se espalhou por diversos estados.

O prato consiste em fatias grossas de pão umedecidas no leite, passadas em ovos, fritas e depois polvilhadas com açúcar e canela. Outros ingredientes também podem ser acrescentados para incrementar o sabor dessa receita, como chocolate e doce de leite, por exemplo.

Algumas pessoas gostam de servi-la como sobremesa, mas há também quem prefira saborear essa guloseima no café da manhã ou no lanche da tarde. Independente do momento, conheça algumas variações possíveis:

Rabanada simples

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Rabanada tradicional: a receita tradicional é feita com pão francês cortado em fatias largas e mergulhado em ovo, leite condensado, essência de baunilha e leite. Depois disso, as fatias são fritas em óleo e manteiga, e polvilhadas em açúcar e canela.

2. Rabanada de brioche: não é só o pão que é diferente nessa receita, outros ingredientes também são. Aqui o doce tem um toque de mel e limão.

3. Rabanada assada: se você quer uma opção que não seja frita e ainda tenha um recheio cremoso e uma casquinha crocante, essa receita pode ser perfeita.

4. Rabanada sem fritura: nessa receita é preciso levar as fatias de pão à frigideira, mas com apenas meia colher de sopa de manteiga e um fio de óleo.

5. Rabanada de leite: nessa receita só é preciso molhar o pão em uma mistura de leite e açúcar, passar no ovo e fritar. Depois disso, polvilhe açúcar e canela.

Rabanada Criativa

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

7. Rabanada de churros: a ideia dessa receita é rechear pães de forma com doce de leite e formar rolinhos. Depois disso, basta molhar no leite com extrato de baunilha, passar no ovo e fritar.

8. Rabanada com creme inglês: o creme é bem simples de ser feito e leva apenas quatro ingredientes. A textura é leve e aveludada e combina muito com a pãozinho crocante.

9. Rabanada de Nutella: a ideia dessa receita é a mesma da que tem doce de leite como recheio, porém substituindo esse ingrediente pela Nutella.

10. Rabanada com calda de chocolate: essa é uma receita muito parecida com a tradicional, as diferenças são que a canela é substituída por chocolate em pó e ainda ganha o acréscimo da calda de chocolate.

11. Rabanada de panetone: essa é uma combinação de dois clássicos natalinos. Para quem é fã de panetone, pode ser uma ótima pedida.

12. Rabanada de chocotone: os chocotones têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras de mercados perto do natal. Se você gosta de uma combinação bem docinha, teste essa receita.

13. Rabanada Romeu e Julieta: nessa receita é preciso passar requeijão e acrescentar finas fatias de goiabada aos pães. Depois disso, é só passá-los em uma mistura de leite, ovos e açúcar. Frite e sirva.

14. Rabanada de chocolate com nozes: essa é uma receita em que os pães são passados em açúcar e canela, cobertor com ganache de chocolate e nozes. Para que a gordice não seja tão grande, você pode assar os pãezinhos.

15. Rabanada recheada com doce de leite: a ideia dessa receita é rechear duas fatias de pão com doce de leite, para que depois preparar a rabanada do modo tradicional.

Rabanada especial

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

16. Rabanada light: a dica dessa receita é substituir alguns ingredientes. Em vez de açúcar, use adoçante culinário; em vez de leite integral, use desnatado.

17. Rabanada vegana: essa é uma receita que usa vários ingredientes diferente da tradicional, como farinha de trigo por exemplo. Mas é garantia de uma sobremesa de sucesso.

18. Rabanada integral: substituir o pão branco pelo integral pode ser uma ótima alternativa para quem busca uma sobremesa mais saudável e com poucas calorias.

19. Rabanada proteica: uma dica importante para atingir um bom resultado preparando essa receita é deixar o pão descansar de um dia para o outro antes do preparo.

20. Rabanada fit: essa receita é feita com pão integral, claras de ovos, leite de amêndoas e canela em pó. Ótima opção para quem quer uma sobremesa mais levinha.

21. Rabanada sem lactose: tanto o leite quanto o leite condensado usados nessa receita são de soja. Os outros ingredientes são os mesmos da receita tradicional.

Pode ser clima de natal ou não, a rabanada é um doce com baixo custo e ingredientes de fácil acesso. Além disso, tem um preparo muito simples, até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha pode ter um bom resultado preparando essa receita.

PARA VOCÊ