25 receitas de tomate confit para compor uma refeição digna de aplausos

Por
Atualizado em 23.01.20

Confitar um alimento é prepará-lo imerso em óleo ou azeite e deixar que ele cozinhe lentamente. Muito famosa em restaurantes, essa técnica também pode ser feita na sua casa utilizando o fogão ou o forno. O resultado é delicioso e garante um sabor acentuado.

Se você está a procura do acompanhamento perfeito, o tomate confit é uma escolha que não tem erro. Com poucos ingredientes e um passo a passo simples, ele fica pronto em algumas horinhas e pode ser combinado com massas, carnes, sanduíches, risotos, pães e muitos mais!

Receitas básicas de tomate confit

Foto: Reprodução / Marola carambola

1. Tomate confit simples: para preparar essa versão, você vai precisar de tomate holandês, tomate-uva, azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino e alecrim. Em um recipiente, disponha os tomates e tempere-os bem. Leve ao forno por cerca de uma hora e meia e voilà!

2. Tomate confit ao molho: essa opção conta com uma quantidade maior de caldo e é perfeita para acompanhar um arroz branquinho. O preparo leva tomate-cereja, azeite, sal, açúcar, alho e folha de louro. Para temperar, capriche no manjericão, na pimenta, no tomilho e no alecrim.

3. Tomate confit com orégano: o primeiro passo para preparar essa receita é cortar os tomates e retirar as cascas e as sementes. Em seguida, disponha-os em uma forma e polvilhe sal, açúcar, pimenta-do-reino, azeite e orégano. Por fim, é só levar ao forno por meia horinha.

Publicidade

4. Tomate confit com manjericão: tomate-uva, alho, sal, manjericão desidratado, açúcar e azeite são os ingredientes necessários para fazer essa versão de tomate confit. O manjericão dá um toque especial ao prato, que fica ainda mais saboroso e interessante. Experimente!

5. Tomate confit com alecrim: que tal incrementar a sua receita utilizando uma pitada de alecrim? Depois de cortar os tomates, forre uma assadeira com papel vegetal e distribua os ingredientes. Leve ao forno e deixe assar por uma hora, mexendo de vez em quando.

6. Tomate confit com folha de louro: essa é uma receita supersimples e que pode ser preparada com os ingredientes que você já tem na sua geladeira. O segredo é caprichar no tempero – você pode utilizar folha de louro, tomilho, sal, pimenta e outros condimentos.

7. Tomate confit com ervas secas: em um recipiente, coloque os tomates e polvilhe sal, açúcar e as ervas secas. Regue com azeite e leve ao forno, deixando cozinhar em fogo baixo. Mexa a cada dez minutos e espere o ponto ideal: quando os tomates estiverem enrugados.

Publicidade

8. Tomate confit com ervas frescas: a principal dica, aqui, é mesclar a temperatura do forno. Comece com o fogo baixo para cozinhar o tomate e, quando ele estiver quase no ponto, aumente a temperatura. Isso vai fazer com que ele fique com uma casquinha bem crocante!

9. Tomate confit com açúcar: confira o passo a passo e aprenda a preparar com perfeição essa versão de tomate confit. Para seguir a receita, você vai precisar de tomate-cereja, açúcar, orégano seco, pimenta-do-reino, alho, tomilho fresco e azeite de oliva. O resultado é divino!

10. Tomate confit com vinagre: essa versão conta com um toque de vinagre de tangerina para incrementar o sabor final. O preparo também leva tomate-uva, azeite, alho, alecrim, açúcar, pimenta-do-reino e sal. Depois de pronto, o prato pode ser consumido em até duas semanas.

11. Tomatinho confit: essa é uma ótima alternativa para quem gosta de praticidade. Os tomates são feitos no fogão, ao invés do forno, e o preparo leva pouquíssimos ingredientes. Em poucos mais de uma hora, você tem um resultado incrível para dividir com os amigos.

12. Tomate confit na conserva: comece o preparo cortando os tomates em pétalas e posicionando-os em uma assadeira. Polvilhe sal, açúcar, alho, pimenta e azeite e leve ao forno por cinquenta minutos. Por último, é só colocar em um pote fechado e acrescentar mais azeite.

Receitas que levam tomate confit

Foto: Reprodução / Gastrolândia

13. Carne grelhada com tomate confit e palmito: que tal preparar um jantar especial e fazer um agrado para quem você ama? Essa receita te ensina a fazer um entrecôte grelhado acompanhado de palmito pupunha assado e tomate confit e é perfeita para impressionar.

14. Macarrão penne com tomate confit e anchovas: depois de preparar o tomate confit, é só juntar à massa já cozida e acrescentar os filés de anchova. Tempere como preferir e adicione azeitona preta, manjericão e alcachofra. O resultado é tão gostoso que vai te fazer pedir bis!

15. Espaguete com tomate confit e abobrinha: essa é uma receita incrivelmente deliciosa e que vai te deixar salivando. O preparo leva espaguete, pignole, queijo ralado, tomate, abobrinha, sal, vinagre, alecrim, alho e azeite. Confira e fique por dentro do passo a passo.

16. Espaguete negro com tomate confit: o espaguete negro é uma opção mais sofisticada e elegante de massa, por isso, aposte nessa receita para compor uma refeição especial. Você também vai precisar de alho, tomate, azeite, camarão, creme de leite, sal e vinho branco.

Publicidade

17. Ravioli de espinafre com tomate confit: o ravioli é um prato que reúne tudo o que há de melhor – economia, praticidade e muito sabor! Para ter esse resultado incrível na sua casa, separe espinafre, creme de ricota, pimenta, mussarela, azeite e massa pronta de ravioli.

18. Pizza de tomate confit e presunto cru: o preparo dessa receita pode ser dividido em três partes: massa, molho e recheio. O molho leva tomate, cebola, alho, sal e pimenta. O recheio fica por conta do tomate e do queijo. Confira e aprenda também a preparar uma massa caseira.

19. Risoto de tomate confit e camarão: anote a lista de ingredientes que compõem essa receita – cebola, arroz, azeite, tomate, camarão, limão, manteiga e tomilho. O passo a passo é simples e o resultado é deliciosamente saboroso, ideal para servir em uma data importante.

20. Risoto de tomate confit e bacon: esse passo a passo te ensina a preparar um delicioso risoto de tomate, bacon e queijo parmesão. Você também vai precisar de arroz, manteiga, caldo de carne, cebola e vinho branco. Experimente e se surpreenda com tamanho sabor!

21. Arroz de pato com tomate confit: ideal para um almoço com a família, esse arroz de pato vai conquistar a todos. O preparo é feito com pato assado, arroz, abobrinha, caldo de carne, tomate-cereja, cebola e manteiga sem sal. Confira e fique por dentro das principais dicas.

22. Bruschetta com tomate confit: com essa receita, você aprende a fazer um lanchinho extremamente prático e gostoso. Pão de baguete, azeite, manjericão, tomate, açúcar, pimenta e folha de louro são os ingredientes necessários para o preparo, que leva só alguns minutos.

23. Bruschetta de tomate confit e creme de queijo: se você gosta de caprichar e fazer bonito nas refeições, essa versão de bruschetta tem tudo para conquistar um espaço no seu menu! O preparo leva tomate, azeite, alho, tomilho, sal, açúcar, pão italiano e creme de queijo minas.

24. Cestinhas de carne moída com tomate confit: essa é a opção perfeita para quem precisa preparar um acompanhamento, mas não quer ficar muito tempo na cozinha. O passo a passo leva tomate, carne moída, cebola, shoyu, açúcar, sal, alecrim, azeite, salsinha e páprica.

25. Sanduíche de tomate confit e presunto cru: que tal preparar um sanduíche incrementado para deixar o seu lanche da tarde muito mais saboroso? Essa receita te ensina a preparar um sanduíche que leva presunto cru, tomate, queijo gouda, azeite e pão de forma semi-integral.

Publicidade

Se você realmente aprecia receitas que levam tomate, aprenda também a preparar essas opções incríveis de molho caseiro de tomate e tomate recheado. Com esses pratos, suas refeições serão muito mais saudáveis, econômicas e saborosas!