Existem diferentes tipos de farinha de milho, os mais populares são: fubá mimoso (moagem superfina), farinha de milho fina (moagem média) e flocada (moagem grossa). Também há farinha de milho branca e opões pré-cozidas. A escolha da textura vai depender da receita que você pretende preparar. É possível fazer bolos, pães, farofas, cuscuz, polentas etc. Faça em casa os pratos abaixo!
Essa receita não vai mais sair de sua cozinha! O bolo de fubá fica bem fofinho, com a textura levemente amanteigada. Se quiser dar um toque de aroma e sabor, adicione erva-doce, canela em pó ou pedacinhos de goiabada.
Publicidade
Essa polenta fica bem cremosa e temperadinha. Utilizamos queijo parmesão fresco para saborizar. Se preferir, ao invés de água, cozinhe o fubá com um caldo de galinha, carne ou legumes. Finalizamos com um molho de carne moída caprichado.
Para fazer esse bolo, ao invés do fubá, utilizamos a farinha de milho flocada (flocão), que entrega uma textura uma textura mais rústica. O preparo também leva parmesão e coco ralado. Fica bom demais.
A combinação de farinha de trigo e fubá entrega um pão macio, amarelinho e com um sabor bem característico. Você pode usar uma farinha de milho com qualquer moagem, pois a massa é batida na batedeira, o que garante uma textura lisinha.
O clássico cuscuz nordestino, preparado com flocão de milho. Vai bem em qualquer refeição do dia. Além de ensinar o preparo para o cuscuz ficar macio, oferecemos diversas opções de recheios. Escolha a sua preferida.
Publicidade
Uma broa de fubá bem amarelinha, crocante por fora, que esfarela na boca! Huummm, só de pensar, já dá vontade de comer. E você pode preparar em casa sem dificuldades. A receita rende cerca de 15 - 20 unidades.
Em menos de 20 minutos, você prepara um pão sem glúten que não precisa ir ao forno. Se quiser uma versão salgada, basta não utilizar o açúcar e adicionar sal a gosto. Sirva com geleias, requeijão ou manteiga.
Já garante a farofa do almoço de domingo ou de churrasco! Uma combinação que entrega muito: farinha de milho flocada, milho verde, bacon, alho, cebola, azeite, manteiga e temperos. Se quiser, adicione um ovo mexido e pimenta de sua preferência.
Além da farinha de milho, utilizamos milho em conserva e leite de coco para preparar a massa desse bolo - a textura fica bem molhadinha e o sabor marcante. Finalizamos com uma calda com bastante coco.
As arepas colombianas são preparadas com farinha de milho branca. É possível substituir por fubá pré-cozido - a massa só ficará com uma cor mais amarelinha. Utilizamos uma técnica fácil para fritar o ovo (utilizado como recheio) dentro da arepa. Confira!
Publicidade
A farinha de milho é fundamental na culinária brasileira. Ela é usada em muitas receitas tradicionais, caseiras, que foram passando de geração em geração, como bolos, farofas, broas e pães. Naturalmente, é livre de glúten, tornando-se uma ótima opção para quem não pode, ou não quer, comer farinha de trigo.
Também temos uma lista somente de receitas com fubá – a farinha moída fina, um ingrediente acessível e fácil de trabalhar. Já fizemos muitos bolos, mingau, biscoitos e pratos salgados. Confira!
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram