50 receitas com pão de forma para fazer do café da manhã à sobremesa

Escrito por                          

O pão de forma é um alimento superfamoso na rotina alimentar dos brasileiros. Fácil de encontrar e bem econômico, ele sempre é escolhido nas prateleiras do supermercado.

Apesar de sua fama, o pão de forma costuma ser utilizado somente para compor sanduíches e snacks – no café da manhã ou no lanchinho da tarde. Sua versatilidade, porém, permite a criação de pratos incríveis e diferentes.

Confira 50 receitas de pão de forma que vão te ajudar a aproveitar melhor esse ingrediente.

Sanduíches e lanches com pão de forma

Foto: Reprodução / Sem medida

1. Sanduíche de pão de forma com frango e maionese: essa receita te ensina a preparar um delicioso sanduíche com cebola roxa, frango assado, picles, cenoura, uva passa e maionese. Para montar, é só ir intercalando camadas de pão e recheio. Fica incrível!

2. Sanduíche com frango e ricota: aqui, o sanduíche é feito com frango, ricota, requeijão e cenoura. O tempero fica por conta da cebola, do alho, do tomilho e do cebolete. Prepare porções do recheio e as mantenha congeladas, para consumir em momentos de pressa.

3. Sanduíche natural de frango: o sanduíche natural é uma opção de lanchinho rápido que reúne tudo aquilo que mais procuramos: saúde, economia e sabor! Essa versão deliciosa leva frango, cenoura, salsinha, mostarda, maionese, alface (ou rúcula) e pão de forma light.

4. Cachorro quente no pão de forma: essa é uma receita que vai agradar todas as idades – especialmente os mais novos. O hot dog é feito com salsicha, mussarela e ketchup e envolto em pão de forma. Capriche no azeite e no orégano para finalizar e deixar tudo mais gostoso.

5. Sanduíche francês no pão de forma: também conhecido como Croque Madame, esse sanduíche é uma opção muito sofisticada e charmosa para servir para os amigos ou se dar um agrado. Para preparar, você vai precisar de queijo gruyere ou mussarela, pão de forma, mostarda, presunto parma, ovo e molho branco – que você pode preparar ou comprar pronto.

6. X-tudo de forno: para o preparo dessa delícia, você vai precisar retirar todas as cascas dos pães de forma. Depois disso, é só montar o x-tudo nessa ordem: pão, mussarela, presunto, picles, queijo prato, hambúrguer, catupiry, ovo cozido, queijo prato, presunto e pão. O resultado é um mega lanche para dividir e saborear com as pessoas que você ama!

7. Francesinha: a francesinha é um lanche típico da culinária portuguesa, que leva linguiça, presunto, mortadela e bife. O sanduíche ainda é coberto por queijo gratinado e temperado com vinho e molho de carne. Para acompanhar, prepare ovo (com a gema mole) e batata frita.

8. Sanduíche de pão com ovo: que tal preparar essa receita clássica, amada por todos e que nunca sai de moda? Esse passo a passo ensina a preparar um sanduíche de pão com ovo especial, feito totalmente na frigideira. Acrescente parmesão para deixar tudo ainda melhor.

9. Sanduíche de atum: preparar esse sanduíche de atum é muito simples – você só precisa escorrer a água do peixe e misturar todos os ingredientes (menos o alface e o pão), para formar uma pastinha. Depois, é só torrar as fatias do pão e montar o lanche.

10. Sanduíche de salmão: essa opção leva salmão defumado, queijo, tomate, pepino, creme azedo, mostarda e pão. Para temperar, aposte na salsinha, na cebolinha e no azeite de oliva. Se você quiser preparar uma versão mais saudável, troque o creme azedo por iogurte integral.

11. Sanduíche de pepino, cream cheese e hortelã: outro sanduíche incrível para fazer utilizando pão de forma é esse, recheado com pepino e cream cheese. O destaque fica para o hortelã, que é triturado juntamente com o recheio e dá um leve frescor para o lanche.

Tortas e sanduíches de forno com pão de forma

Foto: Reprodução / Panelaterapia

12. Torta gratinada de pão de forma: essa receita é uma ótima escolha para o café da manhã, para o lanche ou até para substituir uma refeição. Ela leva pão de forma sem casca, peito de frango, milho verde, azeitona, tomate, maionese, creme de leite, mostarda e queijo ralado.

13. Torta simples de pão de forma: sabe quando chega aquela visita inesperada e te pega de surpresa? Essa torta é uma opção que te salva em momentos de pressa e ainda é moleza de preparar. O recheio fica por conta do presunto e do queijo, cobertos por um molho branco.

14. Torta fria vegana: a torta fria é um lanche rápido e muito simples de fazer. Para preparar essa versão, você vai precisar de pão vegano, pepino, cenoura, maionese vegana e azeitona. O tempero é feito com pimenta biquinho e bastante salsinha e cebolinha, para dar uma cor.

15. Torta de carne, queijo e maionese verde: aqui está outra opção de torta para preparar em um piscar de olhos. Ela é feita com pão de forma sem casca e recheada com carne moída, tomate e mussarela. Para acompanhar, faça uma maionese verde bem cremosa.

16. Torta de pão integral com legumes: a sugestão, aqui, é preparar um refogado de alho-poró, cebola, vagem e abobrinha para rechear a torta. Depois de fazer a montagem, leve ao forno médio por, aproximadamente, 40 minutos – ou até que esteja bem douradinha.

17. Torta bruschetta: essa receita é supereconômica, pois pode ser feita aproveitando aquele pão de forma que sobrou no armário e já está velhinho. Para o recheio, você vai precisar de calabresa, tomate, mussarela, leite, cebola, sal, orégano, pimenta-do-reino e azeite.

18. Misto quente tamanho família: o misto quente é uma opção de lanche que agrada os mais diversos paladares, por isso, essa versão foi pensada para servir toda a família. Para preparar, é só ir montando camadas na seguinte ordem: pão, molho, requeijão, presunto e queijo.

19. Bauru de forno: aqui, a massa do lanche é preparada no liquidificador – utilizando leite, farinha, ovo, azeite e fermento. Coloque metade da massa em uma forma e vá acrescentando as camadas de recheio. Acrescente o restante e finalize com queijo parmesão e orégano.

20. Sanduíche do conde: para experimentar essa gostosura na sua casa, você vai precisar de manteiga, pão de forma sem casca, mussarela, presunto, queijo cremoso, leite integral e creme de leite. Aposte na pimenta branca, no orégano e no sal para temperar.

21. Pão de forma recheado: que tal preparar um lanche mais reforçado, que vai te manter satisfeito durante o dia? Esse pão de forma é recheado com cogumelo, pimentão, cebola, alho, e gergelim. Prepare também um molho de tomate para acompanhar e deixar tudo mais macio.

22. Sanduíche de forno com presunto e queijo: a combinação entre presunto e queijo é uma opção básica e que sempre é um acerto, pois não tem quem não goste. Esse recheio incrível é acompanhado, aqui, de um molho branco – feito com farinha de trigo, leite, sal e pimenta.

Entradas e petiscos com pão de forma

Foto: Reprodução / Sabores da vida

23. Palitinhos crocantes: se você quer um petisco diferente para servir em um momento especial, essa pode ser uma excelente escolha. Os palitinhos são feitos com a casca do pão de forma, maionese e queijo parmesão. O resultado é um snack supercrocante e gostosinho!

24. Sushi de pão de forma: para fazer essa versão de sushi, você vai precisar utilizar um pão de forma fresquinho, para facilitar o processo de enrolar e rechear. Lembre-se de utilizar maionese ou cream cheese para dar liga nos rolinhos e não deixar o recheio escapar.

25. Muffin de misto quente: essa é uma receita extremamente prática, pois tudo o que você precisa fazer é misturar todos os ingredientes e levar para assar em forminhas. Mesmo com um passo a passo supersimples, o resultado final é surpreendente e vai te deixar babando.

26. Entrada diferente de pão de forma: que tal sair da sua zona de conforto e preparar algo inusitado? Essa opção de entrada é uma carta na manga para surpreender e fazer bonito naquele jantar especial. Aqui estão os ingredientes necessários para o preparo: iogurte, creme de leite, maionese, caldo de legumes, alho, gelatina sem sabor, salsinha e pão.

27. Croutons de pão de forma: essa receita te ensina a preparar um petisco delicioso que combina muito bem com uma saladinha verde. Você também vai precisar de tomilho, azeite, sal e pimenta para temperar. Corte o pão em cubinhos, leve para fritar até dourar e pronto!

28. Bruschetta de pão de forma: aqui, o petisco é feito em forminhas de cupcake ou empadas e recheado com queijo, tomate e orégano. É uma opção perfeita para servir como aperitivo ou entrada para os seus convidados, pois é um lanchinho leve e que não pesa no estômago.

29. Torradas francesas: aqui está uma opção superfácil e rápida de petisco doce. Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes e passar essa misturinha nas fatias de pão, fritando-as. Finalize com canela e açúcar para deixar tudo mais saboroso.

30. Cestinhas de pão de forma com strogonoff de carne: o strogonoff é uma receita amada por muitos brasileiros e que costuma agradar a todos. Que tal, então, servir essas cestinhas de pão de forma como entrada? Acompanhe com bastante batata palha para a perfeição!

31. Empadas recheadas com atum e palmito: essas empadinhas são feitas com pão de forma integral e recheadas com atum, palmito e tomate. O passo a passo ainda ensina a preparar um molho especial, feito com creme de leite, queijo, ovo, requeijão e pimenta.

32. Torradas com ovo frito: para preparar essa maravilha não há segredos – comece fazendo um buraco no centro do pão de forma, com a ajuda de um copo. Depois disso, passe manteiga na fatia e frite um ovo no espaço vazio. Salpique sal e pimenta para dar um gostinho a mais.

Pratos principais com pão de forma

Foto: Reprodução / Gourmet a dois

33. Almondegas com pão de forma: essa é uma receita diferenciada, que tem tudo para surpreender. Para o preparo, separe pão de forma, acém moído, alho, salsa, queijo, ovo, farinha de rosca, sal e pimenta. Faça também um molho de tomate fresco para acompanhar.

34. Lasanha de pão de forma: a lasanha é um prato que marca presença e que nunca passa despercebido. Essa é uma versão bem mais prática dessa receita, pois você não precisa preparar a massa – é só utilizar pão de forma! Recheie com os ingredientes que mais gostar.

35. Pizza com massa de pão de forma: aqui, o pão de forma é utilizado para fazer a massa da pizza, juntamente com o creme de leite, o ovo, o fermento e o queijo ralado. O recheio fica por conta da mussarela, do tomate, do manjericão e das azeitonas. Experimente e se surpreenda!

36. Nhoque de pão de forma integral: a sugestão dessa receita é utilizar o pão de forma para fazer a massa do macarrão. Você também vai precisar de leite, ovo, farinha de trigo, orégano, sal e pimenta. O preparo pode ser feito totalmente no liquidificador, o que facilita bastante.

37. Cannelloni recheado: essa é uma opção incrível de prato para servir naquele almoço de domingo com a família. Cubra o cannelloni com um molho rosé, feito com tomate, creme de leite, sal e pimenta. O macarrão deve ficar no forno por quinze minutos e rende 10 porções.

38. Bolo gelado de pão de forma: o principal segredo para reproduzir essa receita com perfeição é deixá-la descansando. Dessa forma, o bolo será desenformado por inteiro, sem desmanchar. Decore com folhas de alface para um resultado mais charmoso e convidativo.

39. Pastel de pão de forma: essa receita é muito versátil e pode ser adaptada facilmente à sua rotina. Aqui, ela leva pão, mussarela, requeijão, peito de peru e orégano. Você pode fazer uma versão mais saudável, se desejar – é só escolher bem os ingredientes e fazer o pastel no forno.

40. Lasanha fit com pão de forma integral: o pão de forma não costuma ser associado à receitas saudáveis, mas isso não é regra! Essa lasanha é uma opção bem menos calórica que as versões tradicionais, mas igualmente deliciosa. É para se deliciar sem culpa e sem sair da dieta.

Receitas doces com pão de forma

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

41. French toast de doce de leite com morango: para fechar o banquete com chave de ouro, nada melhor do que preparar uma sobremesa incrível. Você vai precisar de morango, açúcar, doce de leite, ovo, leite, açúcar e baunilha. Para finalizar, leve à frigideira até dourar bem.

42. Rocambole doce de pão de forma: se você está em busca de uma sobremesa fácil e charmosa, acabou de encontrar. A massa é feita com pão, açúcar e água. Você também pode utilizar leite condensado para ajudar a firmar o rocambole. Recheie como preferir.

43. Bolo de rolinhos de banana: aqui está outra opção incrível de sobremesa feita com pão de forma. Você só vai precisar formar bolinhos com o pão e recheá-los com banana nanica. Polvilhe açúcar e canela para deixar tudo bem docinho, mas na medida certa.

44. Rabanada de forno: a rabanada é uma receita típica das festas de fim de ano, mas cai bem em qualquer época. Para fazer essa versão, você vai precisar de leite, ovo, açúcar, canela e noz-moscada. Depois de preparar as fatias, é só lambuzá-las com uma mistura de açúcar e canela.

45. Rolinho de rabanada com creme de avelã: essa receita também leva rabanada, mas, aqui, em forma de rolinhos. O destaque está no recheio, que pode ser feito com creme de avelã, morango, chocolate, doce de leite e outros… Seja qual for a sua escolha, o resultado é sempre incrível.

46. Biscoito de pão de forma: esses biscoitinhos são uma excelente escolha para matar aquela vontade de doce. Eles são levinhos e não levam muitas calorias, então, dá para comer a vontade! Para o preparo, separe pão de forma, leite condensado e coco ralado.

47. Churros de pão de forma: preparar um churros caseiro nunca foi tão fácil! Essa receita te ensina a fazer um delicioso churros de doce de leite, utilizando pão de forma na massa. Em menos de quinze minutinhos você finaliza o passo a passo e tem esse doce incrível na sua casa!

48. Tortinha de banana no pão de forma: essa sobremesa é feita na air fryer, portanto, não leva óleo e é mais saudável. O preparo só leva banana, açúcar, canela e pão de forma. Simples e rápido, esse prato é ideal para quem está começando na cozinha agora.

49. Torta de banana com doce de leite: aprenda a preparar uma deliciosa torta, feita com banana e bastante doce de leite. O passo a passo é bem explicativo e não deixas duvidas – podendo ser feito em menos de uma horinha. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

50. Pudim de pão de forma: o pudim é uma das sobremesas mais queridas e reproduzidas do nosso país. Essa versão, feita com pão de forma, ovo e leite é uma opção incrível parar servir em um almoço especial. Prepare também uma calda caramelizada para acompanhar e deixar tudo ainda melhor.

O pão de forma é um ingrediente que pode ser utilizado das mais diversas maneiras, então, é só soltar a sua criatividade! Para continuar arrasando na cozinha, o próximo passo é preparar a sua própria receita caseira de pão de forma e deixar tudo ainda mais especial.

PARA VOCÊ