30 receitas com pescada deliciosas para espantar a fome

Por
Atualizado em 28.09.21

A pescada é um peixe branco que conta com um sabor levemente adocicado e que possui diversos benefícios ao organismo. Como ela é uma carne branca, seu percentual de gordura é baixo, é rica em fósforo e iodo, auxiliando na manutenção de dentes e ossos e contribui para a redução da pressão arterial e do colesterol.

Publicidade

Esse peixe que tem sabor ligeiramente adocicado pode ser preparado de diversas maneiras – seja cozido, assado, frito ou grelhado. Além disso, pode ser usado em diferentes pratos, como tortas, sanduíches, petiscos, sopas e muito mais.

Se você ficou curioso em como preparar esse peixe em casa, confira a lista abaixo que conta com uma quantidade bem variada de receitas.

Pescada assada

1. Filé de pescada crocante: essa é uma receita de pescada que parece frita, mas, na verdade, é assada. Para obter esse resultado, é preciso empanar o peixe com uma farinha feita em casa, a partir do processamento de torradas. Esse é um prato simples, mas você deve temperar o peixe 2 horas antes dele ser levado ao forno para que o gostinho fique incrível.

2. Pescada com nata: nessa receita, os filés de peixe são cobertos com batata e dois molhos: de nata e bechamel. Como resultado, você obtém um prato pra lá de cremoso e que pode agradar aos mais variados paladares.

Publicidade

3. Pescada no papelote: aqui, os filés de peixe são incrementados com alho-poró, tomate, cenoura e temperos e envoltos por papel alumínio. Essa é uma boa pedida para quem quer um peixinho mais incrementado, mas que não dá nada de trabalho para ser feito.

4. Pescada crocante: já pensou em preparar um peixe crocante no forno? Se sim, basta conferir as dicas dessa receita, em que a farinha panko é usada para empanar o peixe. Se você não conhece essa farinha, saiba que ela é bem parecida com a de rosca, a diferença é que ela é ralada de uma maneira mais grosseira, deixando pedaços maiores de pão.

5. Pescada com creme: essa é uma receita simples, mas que pode te render uma refeição bem saborosa. Aqui, filés do peixe são incrementados com temperos, tomates e um creme de nata. A lista de ingredientes não é extensa, mas para quem gosta de um prato cremoso, pode ser uma excelente escolha para o almoço ou jantar.

Publicidade

6. Pescada com coco e cúrcuma: para quem gosta de um sabor mais marcante, essa receita de filés, que combina coco, cúrcuma, tomate, pimentões e diversos temperos pode ser uma excelente escolha para a próxima refeição. O preparo é bem prático, mas o gostinho pode surpreender qualquer um.

7. Pescada com pesto: essa é uma receita simples, mas que fica com uma aparência que vai te deixar com água na boca. Aqui, o peixe é incrementado com um molho pesto rústico de ervas e ainda leva tomatinhos assados! Além de ser uma pedida charmosa, a combinação de sabores fica incrível.

8. Pescada à mexicana: o nome dessa receita é pescada à mexicana devido a escolha de temperos comuns na culinária desse país. Além do peixe ser bem temperadinho, ele é coberto com mussarela e ainda leva um toque de farinha panko.

9. Pescada com curry e coco: para quem está procurando uma refeição leve, mas que surpreenda pelo sabor, essa receita pode ser uma excelente escolha para testar em casa. A combinação de pescada com curry e coco é simples, mas pode surpreender. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é bem simples.

10. Pescada com manteiga e ervas: se você quer testar uma receita simples, mas cheia de sabor, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, o peixe é temperado, coberto com manteiga e ervas e, depois, levado ao forno para assar. Um passo a passo simples pode render um prato delicioso.

11. Pescada com brócolis: essa é uma receita que leva a mesma quantidade de peixe e brócolis, o que faz com que o prato seja bem saudável e gostoso. Para melhorar ainda mais, um molho de nata, maionese e mussarela entra em cena para incrementar o sabor dessa delícia.

12. Medalhões de pescada: se você quer sair do comum e deixar o filé de peixe de lado no preparo da sua pescada assada, pode optar pelo corte em medalhão. Aqui, ele é incrementado com alho-poró, cenoura, nata, parmesão e sal. É uma pedida simples, mas cheia de sabor.

Pescada frita

13. Pescada empanada: essa é uma receita de pescada empanada simples, mas um pouco diferente do convencional. Aqui, o peixe é empanado em combinação de farinha de arroz e de milho e ovo. É uma pedida simples, mas que pode fazer diferença na crocância do seu prato.

14. Pescada crocante light: se você quer um um peixe que seja crocante, mas que não contenha uma grande quantidade de calorias e seja saudável, essa pode ser uma ótima pedida para ser testada na sua cozinha. Aqui, a pescada leva uma crosta de aveia, que é o segredo do prato.

Publicidade

15. Patanisca de pescada: a patanisca é um prato tradicional de Portugal e normalmente é feita com bacalhau, mas o resultado com a pescada também fica muito bom. Nessa receita, o peixe é desfiado e combinado com farinha de trigo, temperos, ovos e água.

16. Isca de pescada: isca de peixe empanada cai bem em diversos momentos do dia, não é mesmo? Seja durante o almoço, o jantar ou até mesmo para um petisco entre amigos. Além de ser uma pedida que pode ser consumida em praticamente qualquer momento do dia, essa é uma receita bem simples de preparar em casa.

17. Pescada ao molho de camarão: se você quer um prato cheio de sabor, mas que seja simples, essa pode ser uma excelente escolha. Aqui, o peixe é grelhado e, depois, todos os ingredientes vão para a panela junto com ele. Fazer uma receita tão gostosa sujando apenas uma panela é incrível, não é mesmo? Confira também como fazer um arroz cremoso de limão para servir como acompanhamento.

18. Pescada indiana: o segredo da pescada indiana está nos temperos usados, o que faz com que esse prato seja uma explosão de sabores! Além disso, um molho especial também entra em cena para deixar sua refeição bem cremosa.

Pratos variados

19. Almôndegas de pescada: uma receita gostosa de almôndega não precisa ser feita apenas com carne bovina, também é possível utilizar peixe para o seu preparo! Aqui, esse bolinho é empanado, por isso, fica com uma casquinha crocante por fora e um interior macio e suculento.

20. Paella valenciana: a paella valencia é um prato que faz muito sucesso na Espanha, principalmente na região de Valencia, de onde é originária. A receita é feita a partir da combinação de arroz, legumes, carne de frango ou coelho, lula, camarão, porco e mexilhão. O resultado é uma refeição cheia de cores e sabores!

21. Sanduíche de pescada: essa é uma receita que combina peixe empado, molho tártaro caseiro, pão e alface. A lista de ingredientes é curta, mas o resultado é um sanduíche com um gostinho bem diferente e que pode surpreender.

22. Ceviche: o ceviche é um prato peruano em que um peixe branco é cortado em tirinhas e marinado em limão e temperos. O segredo para um resultado de sucesso é comprar filés de pescada bem frescos. Como essa é uma versão clássica do petisco, você ainda confere sugestões de acompanhamentos, como milho e batata doce.

23. Lasanha de pescada: lasanha de peixe pode parecer um prato inusitado, mas para quem gosta de inovar na cozinha, essa pode ser uma excelente escolha para a próxima refeição. O preparo não é dos mais básicos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa e se deliciar com cada garfada.

Publicidade

24. Caril de pescada: para quem gosta de um prato com um sabor marcante, essa receita, que leva pescada, manga e diversas especiarias, pode ser uma excelente escolha. Com cara de sopa, esse caril pode surpreender qualquer um.

25. Moqueca de pescada: já pensou em preparar uma deliciosa moqueca em casa? Muita gente acha que esse é um prato extremamente trabalhoso de ser feito, mas com um pouco de organização, você verá que ele é bem mais simples do que parece.

26. Empadão de pescada: essa receita de empadão é feito com purê de batata e um recheio que leva peixe e camarão. Para quem gosta de pratos únicos e que servem como uma refeição completa, vale a pena testar em casa!

27. Suflê de pescada: o suflê é um prato que conta com uma textura bem suave, mas, aqui, um sabor marcante também entra em cena. A combinação de abóbora com peixe é simples, mas fica com um gostinho que pode impressionar.

28. Sopa de pescada: essa é uma receita de uma sopinha bem caprichada que, além de peixe, também leva mexilhões e uma boa quantidade de temperos para deixar o sabor único. O preparo é simples, mas rende uma refeição de lamber os lábios.

29. Hambúrguer de pescada: o bom de fazer hambúrguer em casa é que você pode sempre variar nos ingredientes e assim descobrir novos sabores. Aqui, o hambúrguer de peixe é empanado e combinado com pão, molho, cebola roxa, alface e picles.

30. Peixada goiana: se você quer uma receita prática feita com pescada, mas que seja uma baita refeição, confira as dicas desta opção. Olhando pode até parecer uma moqueca, mas o dendê e o leite de coco não entram em cena.

Depois de conferir essa lista com opções bem diversificadas de preparo de pescada, você não tem mais desculpas para não testar essa delícia em casa. Se você adora peixes, ainda pode conferir algumas receitas com tilápia que também são muito gostosas!