15 receitas de caldo de abóbora que merecem virar notícia

Escrito por                          

Para aquecer os dias de inverno, o caldo de abóbora pode ser uma excelente opção. O legume conta com uma grande variedade de espécies que podem ser usadas para o preparo do prato. Além disso, também dá para usar carnes, embutidos, outros legumes e alguns temperinhos especiais para que o resultado fique incrível. Veja só as opções:

1. Caldo de abóbora simples

Com uma textura bem cremosa, esse caldo surpreende pelo sabor. Ele é feita com abóbora japonesa ou cabotiá, batata, azeite, manteiga, creme de leite, queijo parmesão, água e temperos. A lista de ingredientes é simples, assim como o passo a passo. Mesmo assim, o gostinho é de quero mais. Vale a pena experimentar.

2. Caldo de abóbora com calabresa

Que tal fazer uma receita com poucos ingredientes, mas que fica pra lá de gostosa? A combinação do sabor levemente adocicado da abóbora com o marcante da calabresa fica irresistível. Além desses ingredientes, é preciso de água para cozinhar o legume e de alguns temperos.

3. Caldo de abóbora com carne-seca

Outra combinação que pode deixar qualquer um com água na boca é essa daqui, de abóbora com carne-seca. O caldo também leva creme de leite, manteiga, temperos e água. Esse último item ajuda a deixar a textura e o sabor um pouco mais leves. Mas também dá para usar um caldo de legumes ou carne no seu lugar.

4. Caldo de abóbora com frango

Abóbora, batata, milho e frango são os principais ingredientes usados para fazer esse caldo. Na finalização do prato, a dica é cobri-lo com uma mistura de creme de leite, shoyu, gengibre e cebolinha. Com uma textura cremosa e um preparo simples, não há desculpas para não testar essa receita em casa.

5. Caldo de abóbora com camarão

Para quem busca uma opção de caldo feito com abóbora que tenha uma pegada mais sofisticada, vale a pena conferir essa receita. Aqui, o legume é o protagonista do prato, mas o camarão também tem a sua importância. Leite de coco e curry dão um toque oriental ao prato, que fica com um sabor que foge do comum. Além desses ingredientes, você vai precisar também de alho, cebola, sal, azeite e pimenta.

6. Caldo de abóbora com gengibre e açafrão

Essa é uma receita em que a base do caldo é feita com abóbora e mandioca. Para dar um toque funcional ao prato, açafrão e gengibre são usados. Além disso, sal e pimenta também entram em cena para completar o tempero. A dica é servir o caldo acompanhado de chips de batata doce, assim rola aquele contraste de texturas delicioso.

7. Caldo de abóbora com maçã e gengibre

Para fugir do comum, já pensou em adicionar maçã verde no caldo de abóbora? Assim entra em cena um gostinho adocicado maravilhoso. Isso sem contar no toque ardidinho do gengibre! Essa é uma receita nutritiva, com uma textura cremosa e que não leva ingredientes de origem animal.

8. Caldo de abóbora, beterraba e cenoura

Combinar diversos legumes pode ser uma ótima ideia para quem quer um caldo cheio de sabor. Aqui, a sugestão é usar abóbora, cenoura e beterraba. A coloração do prato fica com uma cor vermelha bem intensa por causa da beterraba. Além dos legumes, você só vai precisar de água ou um caldo e alguns temperos.

9. Caldo de abóbora com cenoura e grão-de-bico

Essa versão é composta por um caldo cremoso de abóbora que é servido acompanhado de um petisco de grão-de-bico assado crocante. Saudável, essa receita conta com temperos marcantes como o curry, o gengibre e a páprica picante. Ficou com água na boca? Então confira todos os detalhes no vídeo.

10. Caldo de abóbora com gorgonzola

Para testar essa opção em casa, é preciso começar refogando alho e cebola com manteiga. Depois, a abóbora entra em cena e, quando estiver bem refogada, é hora de adicionar caldo de legumes. Aí é só esperar o legume ficar molinho e bater tudo no liquidificador. Para finalizar, a dica é polvilhar gorgonzola esfarelado.

11. Caldo de abóbora com sementes

Essa é uma opção simples em que a abóbora é combinada com cebola, óleo, sal e curry. Quando o legume estiver cozido, é hora de batê-lo no liquidificador. Para complementar o prato, a dica é servir o caldo acompanhado das sementes da abóbora torradas com azeite, sal e curry.

12. Caldo de abóbora com chia

Que tal preparar um caldo que, além de simples de ser feito, ainda é gostoso e funcional? Sem muitos segredos e com poucos ingredientes, você pode se deliciar com uma refeição que é saudável sem ter que passar muito tempo na cozinha.

13. Caldo de abóbora com batata doce e inhame

Nessa opção de caldo, tanto a abóbora quanto a batata agregam um sabor adocicado ao prato. O inhame é um ingrediente que tem um gosto suave, mas ele ajuda a deixar o prato mais denso. Além dos legumes, você só vai precisar ter em mãos caldo de legumes e água.

14. Caldo de abóbora com coco

O coco pode até não ser o primeiro ingrediente que passa pela sua cabeça para ser combinado com a abóbora para um caldo, certo? Mesmo assim vale a pena conferir essa receita. Tanto o leite quanto lascas da fruta são usadas aqui. Isso combina muito bem com o sabor adocicado do legume e também das especiarias que são utilizadas.

15. Creme de abóbora com sálvia e cogumelos

Para fechar a lista, uma receitinha bem caprichada que conta com o gostinho da sálvia e ainda leva cogumelos frescos. O segredo está em assar o legume com a sálvia, o que faz toda a diferença no resultado final. Além disso, creme de leite fresco deixa o sabor um pouco mais suave e dá uma encorpada no prato.

Viu só quanta opção de caldo gostosa nessa lista para experimentar? Agora fica a tarefa de escolher qual testar primeiro aí na sua cozinha. E se você adora esse legume, ainda pode conferir outras receitas com abóbora para aproveitar todo o seu sabor.

PARA VOCÊ