31 receitas de granola para uma refeição gostosa e rica em fibras

Escrito por Mariana Sanches

Criada por um médico suíço em 1886, a granola é, tradicionalmente, uma mistura de cereais, grãos integrais, frutas secas, oleaginosas e que pode levar açúcar ou mel. Muito consumido no café da manhã acompanhado de frutas, leite ou até mesmo puro, esse mix reúne uma grande quantidade de carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras que são importantes para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração e do intestino.

Versátil, a granola pode ainda ganhar diversos ingredientes novos. Confira a seleção abaixo com 31 receitas diferentes e escolha a sua preferida!

Granola simples

1. Granola com amêndoas: quem é fã de amêndoas vai amar essa versão de granola. Atenção para os ingredientes: amêndoas inteiras com pele, lascas de coco, açúcar mascavado claro, óleo de girassol, água mineral, essência de baunilha, canela, flocos de aveia finos, farinha de aveia e sementes de girassol.

2. Granola com linhaça: rica em fibras, a linhaça é uma queridinha de quem procura perder peso ou apenas levar uma vida mais saudável. E aqui, a semente é usada para compor essa deliciosa granola, que pode ser servida desde o café da manhã, até o lanchinho da tarde acompanhado de uma fruta deliciosa.

3. Granola com flocos de arroz: engana-se quem pensa que granola é apenas doce. Essa versão salgada é perfeita para comer como um snack ou salpicar sobre saladas e sopas e rende até três xícaras de chá. Dica: você pode adicionar outros temperos, como ervas desidratadas, chimichurry, curry, orégano e gersal.

4. Granola com sementes: sabe aqueles cafés da manhã de hotel, com um cardápio variado e que sempre conta com uma deliciosa granola? Pois essa receita te ensina o passo a passo de como preparar essa gostosura que além de tudo é supersaudável. Confira o passo a passo e tenha seu próprio café da manhã dos deuses!

5. Granola com leite de coco: o leite de coco sempre dá um gostinho todo especial nas receitas, não é mesmo? E aqui, ele é o ingrediente destaque dessa deliciosa granola, que também leva azeite de oliva, aveia grossa, aveia fina, castanhas, linhaça dourada, coco ralado, canela em pó, mel, uvas passas pretas e damascos.

6. Granola com óleo de coco: o mais novo queridinho das dietas para emagrecer, o óleo de coco traz inúmeros benefícios para a saúde. Leve e saboroso, esse óleo é o ingrediente especial dessa receita de granola, que é ideal para comer acompanhado de uma fruta bem fresquinha! Então confira o modo de preparo e faça aí na sua casa!

7. Granola com coco ralado: em uma panela, leve ao fogo baixo óleo de coco, xarope de bordo e água e mexa bem até esquentar e engrossar. Em uma tigela grande, misturar a aveia, a castanha de caju, as amêndoas, o coco ralado, a chia, a linhaça e o sal. Jogue a calda por cima dessa mistura, transfira para uma assadeira e leve para assar por seis minutos. Retire do forno, misture bem e volte por mais cinco minutos, até ficar bem torradinha. Por último, adicione as passas e frutas secas. Deixe esfriar e guarde em potes com tampa!

8. Granola com coco em lascas: flocos de milho sem açúcar, flocos de arroz, aveia em flocos, farelo de trigo, linhaça, uva passa, canela em pó, suco de laranja, açúcar mascavo e coco em flocos são os ingredientes que compõe essa granola gostosa e muito nutritiva. Vale a pena testar aí na sua casa!

9. Granola com cacau: aqui, o cacau dá uma cor e um sabor totalmente diferentes para a receita. Prática, essa granola é muito gostosa para comer acompanhada de um potão de sorvete ou um açaí bem saboroso. Confira o modo de preparo e se delicie!

10. Granola com iogurte: o calor pede comidas mais fresquinhas, não é mesmo? E essa versão de granola com iogurte é perfeita para os dias mais quentes! Então comece juntando todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Em seguida, transfira para uma forma e leve para assar por aproximadamente dez minutos. Espere esfriar e está pronto!

11. Granola salgada: outra versão salgada, essa granola leva flocos de milho, sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça dourada, chia, azeite de oliva, ervas de Provença, gergelim, tempero lemon pepper e gersal. Dica: você ainda pode incrementar a receita com outros ingredientes, como soja torrada, bacon veggie e castanhas.

Granola com ingredientes extras

12. Granola com banana: tem bananas maduras aí na sua casa e você quer fazer algo diferente com elas? Então prepare essa deliciosa granola e garanta um café da manhã saboroso e muito saudável! Os ingredientes são: aveia em flocos, castanha-do-pará, açúcar mascavo, sal marinho, óleo de coco, mel, essência de baunilha e banana madura.

13. Granola com maçã: a granola é uma ótima maneira de incluir fibras na sua alimentação do dia a dia. Saborosa, ela é muito fácil de ser preparada e fica pronta em questão de minutos. Essa versão com maçã é uma excelente opção para começar o seu dia com uma refeição saudável e muito gostosa!

14. Granola com damasco: em uma assadeira, misture os flocos de milho, a aveia, as sementes de girassol, a chia e a castanha de caju picada e espalhe por toda a superfície. Em seguida, acrescente o açúcar, o melado de cana e o extrato de baunilha. Mexa novamente e espalhe por toda a superfície. Depois, leve ao forno por aproximadamente dez minutos, a 180 graus. Por último, retire a assadeira do forno, acrescente as passas e o damasco picadinho e deixe esfriar. Prontinho!

15. Granola com berries: que tal preparar uma granola bem fácil para ter a sua disposição quando bater aquela vontade de comer algo diferente? Então comece misturando as amêndoas, as sementes, o coco, as berries, o mel e o óleo de coco. Em seguida, transfira esta mistura para a assadeira e salpique sal e leve ao forno por meia hora. Deixe esfriar e guarde em um pote hermético por até trinta dias.

16. Granola com creme de amendoim: essa receita é feita em duas etapas: o creme de amendoim e a granola. Para o creme de amendoim é fácil, basta bater tudo muito bem em um processador ou liquidificador até obter uma mistura lisa e homogênea. Já o preparo da granola é parecido com as anteriores: misture todos os ingredientes e leve para assar até que esteja bem douradinha!

17. Granola com melaço de cana e limão: em uma assadeira coloque o óleo, o melaço e o limão e aqueça no fogão. Em seguida, junte as sementes e misture tudo muito bem, incorporando a calda a todos os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido por vinte minutos, virando na metade do tempo. Acrescente as frutas secas e asse por mais seis minutos. Retire da assadeira e coloque em um vidro bem tampado!

18. Granola com cacau e cenoura: quem busca por inovação vai se apaixonar por essa granola com cacau e cenoura. Então, confira os outros ingredientes: nozes picadas, gergelim, sementes de girassol, chia, uva passas, aveia em flocos grossos, coco em flocos, canela em pó, gengibre em pó, óleo de coco, melado e mel.

19. Granola com chocolate e castanha: além de fácil, essa receita de granola é fica supersaborosa e perfeita para comer com uma fruta bem fresquinha. Aqui, os ingredientes especiais são o chocolate a castanha. Então confira o passo a passo e prepare essa delícia aí na sua casa!

20 Granola com chocolate e coco: flocos de aveia médios, flocos de coco, amêndoa laminada (ou castanhas), sementes de chia, sementes de linhaça, óleo de coco, mel, cacau em pó e extrato de baunilha são os ingredientes que você vai precisar para preparar essa deliciosa granola. Então anote tudo e corra para a cozinha!

21. Granola salgada com nibs de cacau: se você gosta de dar uma crocância a mais nas suas sopas e saladas, então prepare essa deliciosa granola salgada com nibs de cacau. Potencializador de qualquer prato, a granola é rica em fibras, nutrientes e gordura boa. Não tem como resistir, não é mesmo?

Granola especial

22. Granola sem açúcar: e se você quer deixar a sua granola ainda mais saudável aposte nessa versão sem açúcar. Confira os ingredientes: flocos de arroz, coco ralado, canela, castanhas do pará picadas, óleo de coco, melado, uvas passas e chia. Dica para quem é diabético: pode substituir o melado por açúcar de coco!

23. Granola sem glúten e sem lactose: além de prática, ela é totalmente liberada para quem tem alergia a glúten ou à lactose. Ela dura de duas a três semanas em um pote hermeticamente fechado. Dica: você pode presentear seus amigos com um potinho desses! Então confira o passo a passo e aproveite!

24. Granola low carb: os adeptos à dieta low carb vão adorar essa opção de granola. Aqui, os ingredientes necessários são: amêndoas, castanha-do-pará, nozes, castanha de baru, castanha de caju, claras de ovos, xilitol ou adoçante para forno, canela em pó, óleo de coco, semente de abóbora sem casca, semente de girassol, semente de linhaça, gergelim e coco seco (em flocos ou fitas).

25. Granola fitness: perfeita para comer antes do treino, essa granola é rica em fibras e nutrientes e é supergostosa. A dica é preparar à noite e já deixar prontinha para o café da manhã. O vídeo te ensina o passo a passo certinho de como fazer essa delícia. Confira!

26. Granola funcional: em menos de vinte minutos de forno você tem uma granola bem fit e gostosa para incrementar sua dieta. Deixe esfriar bem e depois armazene em um pote de vidro bem fechado!

27. Granola reforçada: a lista de ingredientes é extensa – aveia em flocos grandes, flocos de arroz, amêndoas cruas, sal, óleo de coco, essência de baunilha, melado de cana, castanhas-do-pará picadas e uvas passas -, mas o modo de preparo dessa granola é muito simples. Confira!

28. Granola bem temperada: que tal preparar uma granola salgada para acompanhar as suas principais refeições? Então confira os ingredientes necessários e o modo de preparo dessa delícia. Depois de pronta, armazene em um pote bem fechado, assim ela dura mais tempo!

29. Granola de frigideira: acredite: você pode fazer uma granola saborosa e saudável em cinco minutos! Em uma frigideira, misture todos os ingredientes muito bem e vá mexendo até que fique bem douradinha. Retire do fogo, espere esfriar e está pronta para ser consumida!

30. Granola para crianças pequenas: quem tem bebê em casa vai se apaixonar por essa receita. Simples e prática, ela é perfeita para preparar para crianças acima de oito meses. Rica em fibras e em vários ingredientes que os pequenos precisam, essa granola promete conquistar todo mundo – até os adultos!

31. Granola com mix de oleaginosas: você vai amar a praticidade de preparo dessa granola. Basta misturar todos os ingredientes (com exceção da uva passa) e levar ao forno por cerca de vinte minutos, mexendo de vez em quando. Depois, é só retirar do forno e acrescentar as uvas passas. Está pronto para o consumo!

Preparar a sua própria granola é tarefa mais simples do que você imaginava, não é mesmo? E para acompanhar essa delícia, que tal preparar umas receitas de açaí bem gostosas? Confira e aproveite!

PARA VOCÊ