14 receitas de lámen para você virar um expert na culinária japonesa

Escrito por    

O lámen é um dos pratos mais tradicionais da cultura japonesa, sendo consumido frequentemente por lá. Ele é composto por macarrão, um caldo bem caprichado – pode ser de porco, frango, peixe ou legumes – e ainda é acompanhado por outros itens, que variam de cada região, mas algumas opções são: broto de feijão, algas, ovos cozidos e carnes.

Continua após o anúncio

Para um resultado de sucesso, é muito importante preparar um caldo muito bem feito, já que é ele quem dá grande parte do sabor ao prato. A escolha da massa pode ser bem variada, assim como os acompanhamentos, o que faz com que essa opção agrade os mais variados paladares.

Se você gosta de se aventurar na cozinha, confira as receitas abaixo:

1. Lámen vegetariano

Essa é uma receita em que o caldo do lámen é feito com legumes, além disso, para que o resultado seja bem gostoso, é preciso preparar a berinjela no missô. Funghi, shitake e shimeji também entram em cena para incrementar o sabor do prato. A lista de ingredientes é extensa, mas o passo a passo não é dos mais complicados.

2. Lámen com tofu

Essa é outra opção de lámen que está liberada para quem não come carne. Aqui, o caldo também é de legumes, mas ele e o macarrão são incrementados com missô, algas, broto de feijão, tofu grelhado e salsinha. O resultado é um equilíbrio muito interessante entre os sabores.

3. Lámen suíno

Aqui, você aprende a como preparar dois caldos diferentes: um de frango e outro de porco com frango. Além disso, você confere dicas para escolher a massa ideal e o passo a passo para fazer uma pancetta bem gostosa e ovos. São apresentadas também sugestões de acompanhamentos.

Continua após o anúncio

4. Lámen de frango e cogumelos

Aqui, primeiro, você aprende a fazer um caldo de osso e pele frango com bacon, legumes e caule de shimeji, que deve cozinhar por 4 horas. Depois que o caldo estiver pronto e temperado, é preciso grelhar peitos de frango e cogumelo, cozinhar ovos e o macarrão. Para finalizar, só é preciso montar o seu prato.

5. Missô lámen

Nessa receita, você aprende a fazer um lámen com pasta de soja, missô, massa, carne moída de porco e temperos. O bom é que a lista de ingredientes não é muito extensa, e o passo a passo é prático, o que é ideal para quem não tem muita experiência na cozinha.

6. Lámen de frango

Nessa receita, o caldo do lámen é feito com ossos de sobrecoxa de frango, talo de shimeji, bacon. Já para a montagem do prato, você vai precisar usar as cabeças do shimeji, ovos cozidos, carne das sobrecoxas grelhada e massa. Essa é uma opção extremamente simples e que conta com ingredientes comuns no nosso dia a dia.

Continua após o anúncio

7. Lámen árabe

Lámen árabe? É isso mesmo que você leu! Para esse toque, você vai precisar de limão, tempero sírio e molho de pimenta com tahine. Esses itens são usados para incrementar o sabor do caldo. Além disso, o macarrão tradicional é deixado de lado e dá lugar para o cabelo de anjo, comum na culinária árabe. Ovos cozidos e bife bovino também entram em cena.

8. Lámen de steak de frango

Quer fazer um lámen extremamente barato? Com essa receita isso é possível. Aqui, o prato é feito com miojo, steak de frango, ovo e temperos. É uma versão simplificada do prato, mas pode ser uma boa alternativa para quem não tem tempo para passar na cozinha e está com a grana curta, mas quer saborear o prato.

9. Lámen com costelinha de porco

Nessa opção, você aprende a preparar um caldo com carne suína, maçã, shitake, legumes, sakê e temperos. Além disso, o prato é composto por macarrão al dente, cebolinha, costelinha de porco empanada e ovo cozido.

10. Lámen com porco moído

Essa é uma receita que leva diversos ingredientes de origem japonesa, por isso, só é sugerida para quem tem acesso aos itens. O caldo de missô leva vários temperos, o macarrão usado é o lámen tradicional e a proteína fica por conta de carne de porco moída.

11. Lámen low carb

A base dessa receita é um caldo de carne incrementado com gengibre, shoyu, sakê, missô, hondashi e talos de shitake. A massa tradicional é deixada de lado e dá lugar para o espaguete de pupunha. Além disso, você vai precisar das cabeças do cogumelo, picanha suína agridoce, broto de bambu, ovos, alga nori e cheiro-verde.

12. Lámen com bacon

Que tal usar o querido bacon para preparar o caldo do seu lámen e também para ser a proteína do prato? Para quem busca uma versão simples, essa pode ser uma ótima opção, até porque, o macarrão utilizado é o instantâneo. Ovo, repolho roxo, broto de feijão, shoyu, óleo de gergelim e ervas também são usados.

13. Lámen de porco agridoce

Se você quiser testar essa opção em casa, pode escolher entre um caldo de porco ou de frango. Além disso, você confere como preparar um lombinho de porco agridoce incrível para completar o prato, que também leva massa de peixe, broto de feijão, nori, ovos e cebolinha.

14. Lámen fácil

Essa receita leva carne bovina grelhada, macarrão instântaneo, caldo feito com shoyu, ovos cozidos, cenoura ralada e cheiro-verde. Mesmo sendo uma opção bem prática, o resultado é saboroso e pode ser uma boa pedida para quem quer se deliciar com um lámen simples.

O lámen é um prato muito versátil, já que pode ser feito com uma grande variedade de ingredientes. Além disso, como você pode ver na lista acima, é possível encontrar opções com um passo a passo simples e outras mais elaboradas e demoradas. Se você quer conhecer outras receitas receitas que são muito comuns no Japão, pode se deliciar com o onigiri ou yakimeshi.

PARA VOCÊ