22 receitas de lombo assado com acompanhamentos e molhos deliciosos

Escrito por                          

O lombo assado é uma receita muito clássica que fica cada vez mais comum na mesa das famílias brasileiras, principalmente em domingos, feriados e datas especiais. Saber fazer um bom lombo é para poucos, mas nada que você não vai aprender ao ler essas deliciosas receitas. Tem das opções mais tradicionais até possibilidades completamente inovadoras. Com certeza você vai adorar.

Você pode experimentar o lombo assado com laranja, ou o que é feito na cerveja, o com cuzcuz nordestino e até mesmo o ao molho de peras. A decisão é sua, não perca tempo. Veja todas essas opções e escolha a que mais tem a ver com o seu paladas.

Lombo assado clássico

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Lombinho de porco assado: nada melhor para começar do que uma receita bem clássica desse delicioso prato. Nela vai alho, mel, vinagre de maçã, azeite, mostarda dijon que dá um toque para lá de especial, tomilho seco, pimenta calabresa, sal, batata e o lombo de porco, obviamente.

2. Lombo tradicional: deliciosa receita super simples de ser feita, basta fica atento ao ponto da carne que é muito importante. Porco é um alimento que deve ser comido quando estiver bem assado, principalmente para evitar possíveis doenças. O pimentão verde, as azeitonas e o cheiro verde dão um toque de sabor sensacional.

3. Lombinho à mineira: uma das combinações mais perfeitas que existem na cozinha nacional e internacional é a mistura da carne de porco com a acidez de uma fruta cítrica. Você vai ver isso ocorrer muitas vezes, porque fica muito bom. Essa receita é um exemplo disso, ao usar um molho feito com limão maravilhoso.

4. Lombo assado com laranja: se tem com limão, também tem com laranja e fica muito bom da mesma forma. O lombo vai ser marinado dentro do suco da fruta durante um tempo antes de começar o preparo de fato. Isso vai fazer com que ele pegue o sabor cítrico da laranja e deixe o paladar do prato uma delícia.

5. Lombo assado rechado: esse delicioso lombo precisa de um bom tempo para conseguir chegar ao ponto ideal. Primeiro porque ele vai ficar marinando por 15 horas no limão, sal, pimenta e alho para conseguir um sabor perfeito, depois porque ele ainda é recheado para depois ser levado ao forno.

6. Lombo ao molho de vinho: receita super gostosa, agora feita com lombo de boi, que também é uma delícia. A carne que você vai usar é o lagarto, tradicional e que recheado fica simplesmente maravilhoso. O vinho tinto vai ajudar tanto na apresentação, quanto no sabor da carne. Fica realmente uma delícia.

7. Lombo desfiado ao barbecue na panela de pressão: molho barbecue cai sempre muito bem com carne vermelha, principalmente se for de porco, e essa receita traz um detalha gastronômico maravilhoso, porque ela é feita na panela de pressão. Então, o lombo derrete na sua boca de tão desfiado que fica.

Lombo assado com temperos saborosos

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

8. Lombo assado na cerveja: uma receita simplesmente deliciosa para quem adora sentir o gosto da cerveja em pratos sensacionais. Primeiro você vai deixar o lombo pegar o tempero por algumas horas. Alho, salsinha, vinagre e sal. Depois é só jogar a cerveja por cima, colocar o papel alumínio e ir direto para o forno.

9. Lombo assado com ervas frescas: as ervas frescas são excelentes para aumentar a experiência do sabor nesse delicioso prato. Você pode usar as da sua preferência, mas algumas que combinam com o lombo são o alecrim, a sálvia e o funcho. Também tempere a carne com azeite, sal, pimenta do reino e outros ingredientes.

10. Lombo assado com vinho e flor de sal: receita simples de ser feita, desde que o cozinheiro preste atenção em todos os passos de maneira correta. Você vai usar cebola, alho, suco de limão, vinho tino, sal, manteira, tablete de caldo de bacon e flor de sal na finalização. Fica sensacional.

11. Lombo com chutney de manga: um sabor bem diferente para esse prato que normalmente combina com frutas que dão mais acidez. Só que esse chutney vai dar uma outra experiência gastronômica tão gostosa quanto as que você viu até agora. O agridoce fica sensacional e vai fazer você repetir o prato por algumas vezes.

12. Lombo assado com manteiga e mel: outra receita que usa do agridoce para deixar o sabor do prato delicioso. Nesse caso, ele é menos forte, já que tem como ingrediente doce apenas o mel. Porém, ao ser combinado com a manteiga, o suco de limão e a pimenta do reino, gera um paladar maravilhoso para quem prova.

13. Lombo recheado ao molho de laranjas: molho recheado delicioso que vem com a finalização do molho de laranja, o que deixa tudo melhor ainda. Pare rechear, você vai usar cenoura, queijo mussarela e presunto ralado. Já no molho, vão as laranjas, açúcar, pimenta do reino, shoyu e amido de milho.

14. Lombo recheado com provolone e linguiça fresca: pense em um recheio sensacional, com certeza você não encontrou nada parecido com isso nos seus pensamentos. Linguiça mais provolone em um lombo espetacularmente assado é algo tão bom que fica até difícil de imaginar esses três produtos juntos no mesmo prato.

15. Lombo suíno ao molho de peras: o molho de pera também é uma excelente opção para dar uma quebra no sabor forte do lombo. A fruta não é das mais cítricas, mas mesmo assim consegue resolver essa questão de forma sensacional. O sabor fica perfeito, você vai ver após fazer a receita.

16. Lombo de porco recheado com azeitonas verdes: receita bem simples para você fazer aos seus convidados e familiares em um delicioso almoço de domingo, ou até mesmo nas festas de fim de ano. Ela vai com alho, azeitona, cebola, azeite, folhas de louro, tomilho, vinho branco seco, sal e pimenta.

Lombo assado com acompanhamentos incríveis

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

17. Lombo suíno com purê de damasco e arroz de espinafre: deliciosa receita de lombo assado com purê de damasco que dá um frescor e uma textura deliciosa ao prato. Para acompanhar um maravilhoso arroz com espinafre e cebola ralada.

18. Lombo assado com cuscuz nordestino: receita completa, extremamente saborosa que liga várias sensações dentro de um mesmo prato. Laranja, pimenta de bode, cuscuz, alecrim e outros ingredientes que reunidos formam um paladar fora do comum. Uma experiência gastronômica de primeira qualidade.

19. Lombo assado com batatas: batata vai bem com tudo, né?! E não poderia faltar uma receita que usasse essa delícia como acompanhamento da forte carne de porco. Você vai usar cebola, alho, limão, vinho branco seco, alecrim, salsinha, sal e pimenta para dar o sabor necessário a esse delicioso prato.

20. Lombo assado com farofa: a farofa é outro acompanhamento que tem tudo a ver com um bom lombo assado. Tempere a carne no dia anterior e deixe por bastantes horas marinando para que pegue o sabor. Sal, pimenta, mostarda, shoyu, molho inglês, suco de limão e alho triturado no tempero. Cubra tudo com bastante bacon, faça a farofa e o prato está pronto.

21. Lombo assado recheado com calabresa: outra delícia culinária é esse lombo bovino feito de patinho e recheado com calabresa. Olha, fica simplesmente sensacional. Você vai usar cenoura, alho, cebola, sal, pimenta, molho de tomate, tomate e azeite. Com certeza vai repetir o prato por algumas diversas vezes.

22. Lombo de porco assado com castanhas: para terminar essa deliciosa lista, um lombo de porco assado com castanhas que combina perfeitamente para a ceia de Ano Novo. O prato vai bem apimentado com pimenta da jamaica, preta e pimentão doce. Os outros ingredientes auxiliam na harmonia do sabor.

Essas maravilhosas receitas de lombo assado vão fazer o seu almoço em família ficar mais delicioso ainda. Basta escolher os ingredientes que forem mais próximos do paladar de vocês e ir já para a cozinha provar que é uma excelente cozinheiro ou um excelente cozinheiro amador.

PARA VOCÊ