12 receitas de manteiga vegana fáceis e versáteis para utilizar em diversos pratos

Escrito por    
Em 20.07.20

Ama o sabor e cremosidade que só a manteiga tem, mas quer uma opção mais leve e que não seja de origem animal? Essa seleção é perfeita para você! Com receitas variadas e possíveis de serem feitas, você terá uma manteiga vegana incrível! Vem ver!

Continua após o anúncio

1. Manteiga vegana simples

Esta manteiga fica pronta em apenas 30 minutos e leva poucos ingredientes. Sua base é feita da mistura de azeite com leite coco. É só bater os ingredientes na batedeira e temperar com sal e açafrão.

2. Manteiga vegana de coco

Com apenas 2 ingredientes você fazer essa manteiga incrível. Ela é preparada no liquidificador apenas com coco seco integral e óleo de coco derretido. O procedimento é muito simples: triturar durante aproximadamente 20 minutos até obter uma pasta homogênea.

3. Manteiga vegana de amendoim

A base dessa manteiga é o amendoim. Ele será torrado e processado durante 20 minutos até virar uma pasta. O óleo de coco é opcional e vai trazer mais consistência. Para ficar mais gostosa, você pode saborizar com açúcar mascavo, sal ou canela.

4. Manteiga vegana de couve-flor

Se você ama manteiga mas quer poupar calorias, esta é a receita certa. Ela é preparada com couve-flor, leite vegetal, psyllium, açafrão em pó e sal marinho. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para gelar por uma hora.

Continua após o anúncio

5. Manteiga vegana de azeite

Rápida, barata e natural. Essas são as características dessa manteiga que tem como base o azeite e o sal. Você pode saborizar com alho, manjericão ou orégano. É só misturar tudo manualmente e deixar no congelador por uma hora e meia.

6. Manteiga vegana de castanha de caju

O resultado dessa manteiga é muito similar à versão dela tradicional. Ela é preparada no liquidificador com castanha-de-caju, óleo de coco, azeite, cúrcuma e sal. Após 90 minutos no congelador, ela está na consistência ideal para ser utilizada.

7. Manteiga vegana de aquafaba

A aquafaba é a água do cozimento de qualquer grão. Nesse caso, a matéria-prima será o grão-de-bico. Ela será criada na batedeira com vinagre, óleo de coco, azeite e sal. Depois de resfriada por 2 horas ela está pronta, e pode durar até 10 dias no congelador.

8. Manteiga vegana com leite de aveia

Até os iniciantes na cozinha vão tirar de letra essa receita. É só bater no liquidificador os seguintes ingredientes: leite de aveia, óleo de coco, azeite extra virgem, sal rosa, suco do limão e curry. Depois de apenas uma hora na geladeira ela está pronta para o consumo.

9. Manteiga vegana com leite vegetal

Continua após o anúncio

Se você gosta daquelas manteigas que derretem no pão, essa é a escolha certa. Ela é preparada no liquidificador com óleo de coco, azeite de oliva, leite, sal e vinagre de maçã. Para saborizar e trazer uma corzinha, você pode utilizar açafrão, cúrcuma ou corante alimentício.

10. Manteiga vegana de ervas finas

Esta manteiga é facilmente preparada em um único recipiente. Para fazê-la, você vai precisar de: óleo de coco, sal, alecrim, orégano, ervas finas, açafrão e alho em pó. O resultado é uma manteiga aromática e rica em sabores.

11. Manteiga vegana com goma guar

A manteiga possui um sabor característico. Para reproduzí-la em sua versão vegana, sua base será criada com goma guar, essência de manteiga e lecitina de soja. A receita também leva azeite de oliva, óleo de coco e vinagre de maçã.

12. Manteiga vegana de abacate

Esta é uma manteiga rica em benefícios para a saúde. Ela é preparada com o azeite do abacate, azeite de coco e folhas de manjericão. Além de muitos nutrientes, ela dura até 15 dias na geladeira.

Fazer essas manteigas vai ser mais rápido do que ir ao mercado. E se você quer uma pão quentinho e fresquinho para acompanhar, coloque a mão na massa com essas receitas de pão vegano.

PARA VOCÊ