20 receitas de moqueca de peixe que vão te surpreender

Escrito por    

A moqueca de peixe é um prato típico brasileiro que agrada por permitir o uso de diversos ingredientes, ao mesmo tempo em que não é difícil de preparar (embora muita gente pense o contrário).

Continua após o anúncio

Existe, resumidamente, a moqueca capixaba e a baiana. No caso da baiana, a mais conhecida, não costuma faltar leite de coco, pimentão, azeite de dendê e coentro. Os sabores são mais fortes, com a “cara” da Bahia. Já a moqueca do Espírito Santo é conhecida como um prato mais leve, geralmente feito com tomates, caldo de peixe…

Mas, na verdade mesmo, não existe regra! É possível se inspirar com receitas mais tradicionais e fazer a moqueca do jeito que preferir, com os ingredientes que tem em casa e/ou que mais gosta. A começar pela escolha do peixe, pelo acréscimo ou não de camarão etc.

E não tenha medo! Mesmo quem nunca se arriscou a fazer uma moqueca de peixe não terá dificuldade em aprender com as receitas abaixo, podendo, depois, criar o seu prato do jeito que preferir. Inspire-se!

Moqueca com camarão

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

1. Moqueca de peixe e camarão: você precisará de camarões médios limpos, peixe de carne fina (como robalo, badejo ou cação), limão, tomates, azeite, cebolas, alho, azeite de dendê, leite de coco, salsinha, coentro, sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.

2. Moqueca de camarão e requeijão light: o rendimento da receita é de 12 porções, boa dica para um almoço de sábado com a família, por exemplo. O peixe utilizado foi o filhote, mas você fica à vontade para escolher o seu preferido, se desejar.

3. Moqueca baiana de peixe e camarão: a receita serve bem quatro pessoas. Você usará badejo, camarão médio, pimentões amarelo e vermelho, tomates, cebolas, azeite de dendê, limão, coentro, salsinha, pimenta e sal.

4. Moqueca com camarão: bem versátil e de sabor intenso. Tem um ingrediente a mais, que combina bem com o prato, o curry. Opção ideal para dias frios (mas também pode ser feito nos dias quentes, se preferir).

5. Moqueca de robalo e camarão: o preparo é simples, mas é preciso ter todos os ingredientes cortados previamente, pois eles entram quase todos ao mesmo tempo no cozimento. Além dos ingredientes principais, você usará cebola, pimentão vermelho, alho, tomate, azeite de dendê, leite de coco, pimenta e salsinha.

Continua após o anúncio

6. Moqueca africana: a receita leva peixe (preferencialmente pargo ou corvina), camarão, cebola, tomate, pimentão verde, vermelho e amarelo, leite de coco, azeite, coentro, pimenta e sal.

7. Moqueca de pescada: você usará lombos de pescada (sem pele nem espinhas), pimentão vermelho, tomate, leite de coco, cebola, alho, camarão, coentro, azeite, sal e pimenta.

8. Moqueca mista: a receita usa postas de cação, camarões frescos, tomates, pimentões vermelho e amarelo, sal, pimenta-do-reino, coentro, cebolinha, azeite de dendê, leite de coco, cebola, caldo de camarão, pimenta e cebola.

Moqueca de peixe com azeite de dendê

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

9. Moqueca de filé de merluza: receita feita na panela de barro. Utiliza, além do peixe, cebola, tomates, coentro, azeite de dendê, limão, alho, colorau e sal.

10. Moqueca com azeite de dendê: além dos ingredientes principais você usará, basicamente, cebolas, pimentão, tomates, alho, limão, cebolinha, coentro, salsa, leite de coco seco e pimenta. O prato serve de duas a quatro pessoas.

11. Moqueca com coentro: receita prática, boa dica para um almoço de fim de semana. Você usará peixe em postas, o coentro, cebola, pimentão, alho, tomate, limão, o azeite de dendê, leite de coco e sal.

12. Moqueca de tilápia: receita que rende para duas pessoas. Ideal para ser servida com arroz branco, para uma refeição completa. Para quem gosta de moqueca com aquela cor bem vermelha, a dica é adicionar uma colher de colorau.

13. Moqueca de dourado: receita rende oito porções. Além do peixe você usará cebolas, tomates, pimentões verdes, gengibre, coentro, óleo, o azeite de dendê, leite de coco e sal. A dica é preparar na panela de barro, mas, se você não tiver, pode fazer em outra.

14. Moqueca de pintado: ou moqueca de surubim! Para quem não conhece, este é um peixe bem brasileiro, de água doce, com a carne bem branca e suculenta, além de conter poucas espinhas.

Continua após o anúncio

Moqueca especial

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

15. Moqueca com pirão: para uma refeição completa, diferente e muito saborosa. A moqueca leva abobrinhas, além de temperos como curry, páprica, caldo de peixe e molho de pimenta.

16. Moqueca de peixe e banana: um prato rápido, mas muito saboroso, feito na panela de barro. Serve duas pessoas e a banana utilizada é a banana-da-terra; o peixe pode ser badejo, robalo, dourado, ou qual você preferir.

17. Moqueca de bacalhau: uma receita diferente, já que o bacalhau não costuma ser utilizado numa moqueca, mas que dá supercerto. Além de postas de bacalhau já dessalgadas, você usará camarões, cebolas, pimentões vermelhos, amarelos e verdes, tomates, azeite de dendê, azeite comum, alho, coentro, salsa, pimenta e sal.

18. Moqueca de peixe amarela: deve ser feita com surubim ou outro peixe branco em postas altas. Além dele, você usará pimentão amarelo, cebola, alho, leite de coco, caldo de peixe, óleo de dendê, óleo de girassol, sal, pimenta, manteiga, farinha de mandioca e coentro.

19. Moqueca com leite de coco e molho de tomate: o preparo é simples e rápido. Em relação aos acompanhamentos, a sugestão é o arroz branco e uma farofinha de dendê com o caldinho da moqueca.

20. Moqueca de forno: o rendimento é de seis porções, o tempo de preparo é cerca de 50 minutos e a receita é considerada fácil de fazer. O peixe utilizado é o filé de Saint Peter (tilápia) e fica a seu critério usar ou não azeite de dendê no preparo do prato.

Se você achava que fazer moqueca era “um bicho de sete cabeças” já sabe que não é bem assim! Com as receitas acima você pode se inspirar e criar a sua, utilizando seu peixe e ingredientes favoritos. Bom apetite!

PARA VOCÊ