9 receitas de parmegiana: um dos pratos feitos mais amado do Brasil

O nome tem origem italiana, entretanto o prato é totalmente brasileiro (com influência dos imigrantes italianos), para ser mais exato, um clássico da culinária paulistana. Primeiro, surgiu o bife à parmegiana, geralmente, preparado com carne bovina ou frango. Depois, as receitas ganharam variações. Uma opção popular no PF (prato feito), a parmegiana é servida com arroz, batata frita e salada. Confira nossas opções abaixo:

Um dos preparos mais pedidos quando o assunto é parmegiana! Nessa receita, o filé de frango se destaca. Dica: deixe para fritar o frango perto do momento de montar o prato, assim, ele não perde a crocância.

Publicidade

Um bife de coxão mole bem fininho empanado no ovo e farinha de trigo. A casquinha fica bem crocante e a carne macia. Para complementar, um molho de tomate rápido e bastante queijo. Então, é só levar para gratinar.

Apaixonados por parmegiana? Somos, com certeza! Você pode substituir o filé de tilápia por outro peixe de sua preferência, por exemplo, merluza. Frite o peixe empanado em óleo bem quente para a casquinha ficar bem crocante.

Um prato vegetariano que entrega tudo! A berinjela empanada fica com uma crostinha crocante muito gostosa e o interior macio. Frite em óleo bem quente para a berinjela não encharcar. O sabor desse legume combina muito com molho de tomate.

Uma parmegiana diferente de todas que você já experimentou! Preparamos uma carne moída bem temperadinha e um purê de batata simples, depois misturamos tudo, formando uma massa homogênea. Na travessa, vai a mistura de carne moída, molho de tomate e queijo. É só levar para gratinar e aproveitar

Publicidade

Para empanar os filés, utilizamos farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosco. Você pode temperar as farinhas como preferir. É possível usar filé de coxão mole, alcatra ou mignon. Preparamos o molho com passata de tomate e mostarda.

Não precisa de forno, pois essa parmegiana é preparada totalmente na panela. Em uma frigideira, você coloca os ovos, cobre com molho de tomate e finaliza com mussarela. Então, é só levar para cozinhar. Fácil assim! Confira o passo a passo.

O grande diferencial dessa receita está na farinha de rosca que utilizamos para empanar os bifes. Ela é mais grossa, consequentemente, após fritos, os bifes ficam com uma casquinha mais rústica. Você pode usar farinha Panko ou triturar, rapidamente, pão amanhecido no triturador.

Parmegiana sem fritura? É possível! Os filés de frango são empanados com ovos batidos e farinha de amendoadas. Ao invés de fritar, assamos os filés no forno até ficarem com uma casquinha crocante. Também preparamos um molho de tomate caseiro.

Um molho de tomate de qualidade faz toda a diferença no sabor da parmegiana, principalmente se for caseiro. É importante seguir a receita à risca – respeitando o passo a passo do empanado e a temperatura do óleo na hora de fritar – para criar uma crostinha crocante.

Sucesso no Brasil inteiro, a parmegiana é um dos pratos mais pedidos na hora do almoço. Além dessa, aproveite para conhecer outras receitas paulistas que marcam o nosso dia a dia. Tem cuscuz, coxinha, bauru e muito mais.

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 5.0 ⭐ (9 avaliações)
Suélen Dominguês
curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas instagram

instale o app grátis do receiteria

não ocupa espaço e você tem acesso fácil a todas as nossas melhores receitas!