10 receitas de seleta de legumes que são caseiras e fáceis de congelar

Escrito por    
Em 03.02.20

A seleta de legumes lembra aquela latinha que fica escondida no corredor de enlatados do supermercado. No entanto, é possível preparar essa delícia em casa, de forma muito mais saudável e prática. Seja para congelar ou consumir na hora, você precisa dar uma olhada nas receitas. Confira:

Continua após o anúncio

1. Seleta de legumes cozidos

Ao invés de comprar a seleta enlatada, aqui você vai aprender como fazer em casa e guardar para consumir em até um mês, ou manter no congelador por até quatro meses. Não tem nenhum desafio, mas é importante cozinhar todos os legumes e secá-los bem antes de levar para a geladeira.

2. Seleta de legumes no vapor

Além dos legumes, a seleta leva também verduras, ficando bastante completa. O cozimento é feito no vapor e tem o objetivo de evitar o escurecimento dos alimentos, garantindo que durem mais tempo.

3. Seleta de legumes com chuchu

Esta sugestão traz uma seleta mais básica, com pouca variedade de legumes: apenas cenoura, batata e chuchu. O cozimento é feito no vapor e é recomendado cortar tudo em cubos, antes de levar para a geladeira. Além disso, há também uma dica para que os legumes não escureçam.

4. Seleta de legumes para yakissoba

Os fãs da culinária japonesa vão se encantar com essa sugestão, destinada exclusivamente para o preparo de yakissoba. Todos os legumes precisam ser cozidos rapidamente em uma panela e você pode aproveitar a água do cozimento para fazer uma sopa. Além de aprender como guardar, a receita também ensina como descongelar de forma simples e prática.

Continua após o anúncio

5. Seleta de legumes em conserva

Que tal uma salada completa? Aqui são vários legumes e temperos saborosos que dão o sabor perfeito para a seleta. Ideal para quem deseja preparar uma quantidade maior, pois é possível guardá-la em um vidro grande de conserva.

6. Seleta de legumes na manteiguinha

Se seu objetivo é preparar algo saboroso para comer agora, essa receita vai chamar a atenção. Cenoura, abobrinha, mandioquinha e vagem são as responsáveis por esta delícia e seu desafio será cortar os legumes em cubos. Além disso, a manteiga usada para refogar vai dar aquele gostinho inesquecível. Então, não perca mais tempo e veja como fazer.

7. Seleta de legumes para acompanhamento

Para complementar sua dieta e experimentar um prato saudável, prepare esta receita. O segredo está em deixar os legumes liberarem água naturalmente durante o cozimento.

8. Seleta de legumes com louro

O objetivo da receita é preparar uma conserva de legumes. Assim, além das batatas, cenouras e do pepino, você vai precisar de temperos que vão garantir que a seleta possa ficar guardada por bastante tempo. Vale comentar que é preciso esperar os legumes esfriarem antes de montar a conserva.

9. Seleta de legumes com branqueamento

Quantas vezes você já não congelou legumes e, quando foi consumir, descobriu que eles estavam escurecidos e com uma aparência esquisita? Pois aqui nesta sugestão você vai aprender como resolver o problema e vai se perguntar porque nunca fez isso antes.

Continua após o anúncio

10. Seleta de legumes com pimenta

Nesta dica a pimenta tem a função de ser o tempero da sua conserva. É uma receita indicada para quem quer guardar os legumes ou não tem tempo de fazer uma salada durante a semana. Além do branqueamento, ensina também o ponto ideal de cozimento, afinal, seu objetivo é uma salada durinha e que não desmancha facilmente.

Quem não ficou com água na boca depois de ver todas as receitas de seleta de legumes? Elas são um bom motivo para parar de usar a falta de tempo como desculpa e não degustar uma saladinha. Seguindo a mesma linha saudável, que tal uma salada mista para acompanhar?

PARA VOCÊ