24 receitas de sopa de cenoura reconfortantes como um abraço

Escrito por Vanessa Herrmann

Quando bate aquele friozinho, nada melhor do que uma comida bem gostosa. O que também é válido para quando você busca uma refeição mais saudável. Nesses momentos, a sopa de cenoura pode ser uma excelente aposta. É possível encontrar versões simples e também outras mais elaboradas. Além do legume, os outros ingredientes também variam.

Também vale apostar no prato até mesmo em dias mais quentes, principalmente quando a ideia é ter uma refeição mais leve. Se você busca alguma dessas opções, basta conferir a lista abaixo. Nela, há receitas bem gostosas de sopa de cenoura para serem testadas em casa.

Sopa de cenoura saborosa

1. Sopa cremosa de cenoura com gengibre: para fazer essa sopa em casa, você vai precisar ter em mãos cenoura, cebola, alho, salsão, gengibre, manteiga, caldo de legumes, folhas de louro, sal e pimenta. A lista de ingredientes é curta, assim como o modo de preparo é simples, porém, o sabor é delicioso.

2. Sopa creme de cenoura: extremamente simples, essa é uma receita para quem busca praticidade. Ela é feita apenas com cenoura, cebola, azeite, sal, caldo de legumes, creme de leite e curry ou açafrão. O resultado é pra lá de cremoso, além de irresistível.

3. Sopa de cenoura com laranja: feita com laranja e cenoura, o sabor dessa sopa não para por aí. Ela ainda é coberta com creme azedo, raspas da fruta e manjericão. O contraste de sabores e texturas fica irresistível, vale a pena experimentar.

4. Sopa de cenoura com gengibre: cenoura e gengibre combinam muito bem. Além desses dois ingredientes, a receita também leva cebola, pimentão vermelho ou amarelo, água, azeite e sal. A lista de ingredientes é curta, mas o sabor é imenso, pode apostar.

5. Sopa de cenoura com gengibre e farofa: essa é outra opção que combina a cenoura com o gengibre. A sopa também é feita com azeite, alho, óleo de gergelim e água. Porém o grande diferencial é que ela é servida com uma farofa. Ela é feita com farinha de mandioca, alho e manjericão. Tudo muito simples e saboroso.

6. Sopa de cenoura com gorgonzola: aqui, a sopa de cenoura é feita com o legume, alho-poró, água, caldo de carne, lemon peper, sal, curry e azeite. Para incrementá-la, você também deve fazer um molho. Ele leva gorgonzola e creme de leite fresco. O resultado é um contraste de sabores irresistível.

7. Sopa de cenoura com feijão branco: os principais ingredientes dessa sopa são a cenoura e o feijão branco. Mas você também vai precisar ter em mãos cebola, alho, gengibre, água, sal, pimenta, azeite, noz moscada e folhas de louro. Com um preparo extremamente simples, sobra tempo para aproveitar cada colherada da sopa.

8. Sopa de cenoura com castanha: livre de ingredientes de origem animal, essa é uma sopa bem cremosa. Depois que os ingredientes cozinharem, é preciso bater tudo no liquidificador. É a castanha a responsável pode deixar a textura bem espessa, por isso, não a deixe de fora.

9. Sopa de cenoura com croutons: gosta de pratos agridoces? Aqui, além de aprender a preparar a sopa de cenoura, você também confere como fazer crouton de canela. O resultado é um contraste de sabores que pode deixar qualquer um com gostinho de quero mais.

10. Sopa de cenoura e ricota: essa é uma sopa simples, bem temperadinha e com uma textura cremosa. Para um toque especial, a sugestão é polvilhar a sopa com ricota ralada. Essa é uma boa opção para quem procura um prato leve, gostoso e ao mesmo tempo saudável.

11. Sopa de cenoura e funcho: nessa receita, a cenoura, o funcho, alho e cebola vão ao forno. Eles são temperados com sal, azeite açúcar e pimenta-do-reino. Depois, os ingredientes são batidos em um liquidificador com caldo de legumes. O próximo passo é levar a sopa ao fogo com água e azeite aromatizado.

Sopa de cenoura com outros legumes

12. Sopa de batata doce e cenoura assadas: nessa receita, a batata doce e a cenoura vão ao forno com sal, azeite e cobertas por papel alumínio. Usar os legumes assados dá um sabor completamente especial ao prato. Além deles, você vai precisar ter em mãos apenas cebola, alho, caldo de frango ou vegetais e noz-moscada.

13. Sopa de cenoura e abóbora com especiarias: se você não busca apenas sabor, mas também um prato saudável, essa pode ser a receita ideal. Os principais ingredientes usados na sopa são a abóbora e o gengibre, mas há outros temperos. Além disso, a quinoa também entra em cena. Para dar um toque de crocância ao prato, a dica é usar as sementes da abóbora.

14. Sopa de cenoura com mandioca salsa: está sem tempo para cozinhar, mas quer saborear uma refeição gostosa? Aqui, só é preciso cozinhar a cenoura e a mandioca salsa com cúrcuma, sal, pimenta e caldo de legumes. Quando tudo estiver macio, é só bater no liquidificador. Para inovar no sabor, a sugestão é servir a sopa com um pouco de creme de leite.

15. Sopa de cenoura e abóbora: nessa receita, você não aprende apenas a preparar uma deliciosa sopa de cenoura e abobóra cremosa. Você também confere como fazer uma finalização irresistível. Ela leva grão de bico, mostarda, páprica, sal, carne-seca e queijo feta.

16. Sopa de cenoura com batata e leite de coco: saudável, essa sopa é feita com cenoura, batata, manteiga ghee, cebola, leite de coco, caldo de legumes e sal. Como não leva ingredientes de origem animal, também pode ser consumida por veganos.

17. Sopa cremosa de cenoura: testar essa receita quase não dá trabalho. Você deve começar fritando cebola na manteiga. Depois, adicionar cenouras, batatas e caldo de frango. É preciso esperar o prato cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, bata tudo no liquidificador e tempere com sal e pimenta.

18. Sopa de cenoura e batata doce: com um sabor delicado, essa é uma sopa ideal para quem busca uma refeição leve. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas não se assuste, pois a maioria deles são temperos. Além disso, o passo a passo não é nada complicado.

19. Sopa de cenoura e batata com crispy: sujar um monte de louça para fazer uma refeição não é nada legal, certo? Pensando nisso, vale conferir essa receita, pois ela é feita em apenas uma panela. Para melhorar ainda mais, rola um contraste de texturas: sopa cremosa e crispy crocante.

20. Sopa de cenoura, batata e abobrinha: cenoura, batata, abobrinha, cebola, caldo de legumes, sal e pimenta são os únicos ingredientes usados nessa receita. Primeiro, é preciso refogar a cebola e colocar os legumes na panela. Depois, o caldo de legumes entre em cena. Você deve abaixar o fogo, usar temperos de sua preferência e esperar 30 minutos. O último passo consiste em bater tudo no liquidificador.

21. Sopa de cenoura, batata e gengibre: quer uma sopa que te ajude a emagrecer? Essa é uma receita rica em vitamina A e ainda conta com o efeito termogênico. Ela fica bem leve, por isso, é uma ótima aposta para entrada. Se quiser, você também pode consumi-la como refeição principal.

22. Sopa de cenoura, mel e gengibre: essa é uma receita que combina a cenoura com abóbora. Além disso, dois ingredientes bem diferentes são combinados: o mel e o gengibre. Para quem gosta de um sabor picante e ao mesmo tempo adocicado, vale experimentar.

23. Sopa de cenoura, batata e agrião: depois que você fizer sua sopa de cenoura, batata e agrião, o prato leva um toque diferenciado. A dica é acrescentar iogurte natural ou creme de leite ao prato. Isso dá um sabor inovador para a refeição e pode conquistar seu paladar.

24. Sopa de cenoura e batata: cremosa e com poucos ingredientes, essa é uma ótima opção para quando a fome aperta. Anote os ingredientes necessários para prepará-la: cebola, alho, cenoura, batata, requeijão light, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

A sopa de cenoura é uma ótima aposta para deixar seus dias mais gostosos. Se você adora esse tipo de prato, pode ainda conferir algumas receitas de sopa de tomate.

PARA VOCÊ