10 receitas paulistas: do picadinho ao pastel de feira

A culinária paulista é uma verdadeira festa de sabor e história. Os pratos refletem a diversidade cultural do estado de São Paulo, principalmente a capital. Há influências indígenas, africanas, europeias e orientais. Quem visita a grande cidade, precisa experimentar coxinha, pastel, picadinho, cuscuz paulita, bauru, picadinho, virado à paulista e outros pratos. Confira nossa seleção de receitas tradicionais.

Um dos pratos mais amados da culinária paulista! O filé de frango é empanado, frito, coberto com molho de tomate e finalizado com queijo. Então, é só levar para gratinar. Sirva com arroz branco, batata frita e salada de folhas.

Publicidade

O cuscuz paulista é polêmico: há quem ama e quem ainda não experimentou nossa receita! Impossível resistir a esse preparo. O flocão de milho é cozido com um molho bem temperado e vários acompanhamentos. A decoração fica um charme, além de entregar sabor e textura.

Na década de 1980, o arroz biro-biro era um dos pratos mais populares entre os estudantes paulistas. Além de barato, entregava uma refeição completa, com arroz, bacon, ovo e batata palha. Com o tempo, o prato se popularizou e se tornou um acompanhamento muito apreciado em churrascos. Aprenda a fazer!

Um bolinho de boteco que faz muito sucesso. O bolovo é um ovo cozido envolto uma massa de carne moída com creme de cebola. Depois, o bolinho é empanado e frito. Sirva com os molhos de sua preferência - combina muito com pimenta.

Nos restaurantes de São Paulo, toda segunda-feira é dia de virado paulista. O prato é composto por tutu de feijão, arroz branco, bisteca suína, couve refogada, banana à milanesa e ovo frito. Confira o passo a passo para preparar em casa.

Publicidade

Um dos salgados mais famoso do Brasil tem origem na culinária paulista! Aprenda a preparar uma deliciosa coxinha, com massa de batata e trigo. O recheio ganha um refogado de frango desfiado. Ensinamos um modo bem fácil para modelar o salgado.

O picadinho de carne é um clássico da boemia paulista da década de 1950. Sua característica principal é o preparo com carne bovina macia cortada em cubinhos. Nessa receita, apostamos em uma combinação com legumes. O molho leva extrato de tomate e cerveja.

Ao chegarem em São Paulo, na década de 1940, os imigrantes japoneses adaptaram os rolinhos-primavera com ingredientes locais, criando, assim, o nosso famoso pastel de feira. Um dos recheios mais tradicionais é a carne moída. Confira o passo a passo para fazer a massa e o recheio em casa.

São Paulo é um dos berços da imigração no Brasil, o que contribuiu para o desenvolvimento de uma culinária muito rica. Com influência árabe, surgiu o beirute, um sanduíche montado no pão sírio. Confira o passo a passo.

Há diversas variações do bauru, entretanto o lanche tradicional paulista tem que ter pão francês, rosbife, queijo, tomate, picles e orégano. Para derreter, o queijo é cozido em água quente. Acompanhe o passo a passo certinho.

Publicidade

Um verdadeiro festival gastronômico! As receitas paulistas estão presentes na maioria dos estados brasileiros. Quem não ama um pastel de feira, não é mesmo? Cada prato carrega sua história e um pedacinho da nossa identidade nacional.

O Brasil é um país muito grande e com uma culinária riquíssima! Aproveite para conferir nossa seleção de receitas nordestinas e conheça um pouquinho dos sabores nacionais. Há moqueca, vatapá, baião de dois, dobradinha e outras delícias.

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 0.0 ⭐ (0 avaliações)
Suélen Dominguês
curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas instagram

instale o app grátis do receiteria

não ocupa espaço e você tem acesso fácil a todas as nossas melhores receitas!