Como montar lasanha: aprenda a fazer esse prato queridinho por todos

Escrito por    
Em 17.04.20

Se você está querendo fazer um prato supersaboroso para o almoço, com certeza a lasanha é uma boa escolha. Além de ser a opção favorita de muitas pessoas, rende bastante e dá para chamar toda a família para comer. Por isso, veja a seguir como montar lasanha e tire todas as suas dúvidas sobre esse preparo!

Continua após o anúncio

Como montar lasanha

[foto do iStock: https://www.istockphoto.com/br/foto/lasanha-gm168247005-16850069]

De forma bem simples, a receita a seguir mostra, para os iniciantes, como preparar uma lasanha a bolonhesa de dar água na boca. Confira:

Ingredientes

  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho triturados
  • 500 g de carne moída
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 2/3 de xícara de água
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Massa para lasanha
  • Presunto a gosto
  • Mussarela a gosto
  • Parmesão a gosto

Passo a passo

  1. Em uma panela com azeite, refogue as cebolas, depois adicione o alho e a carne moída para fazer o molho;
  2. Quando a carne cozinhar, acrescente o orégano, o sal, a pimenta, o molho de tomate, a água, o cheiro-verde e misture bem;
  3. Em uma forma de vidro, coloque uma camada de molho, depois uma camada de massa, mais molho por cima e adicione a mussarela e o presunto;
  4. Repita esse processo fazendo quantas camadas quiser, mas deixando a última com mussarela e parmesão ralado por cima;
  5. Cubra a forma com papel alumínio e coloque para assar em forno, preaquecido, por cerca de 30 minutos;
  6. Retire o papel alumínio e deixe no forno até o queijo gratinar;
  7. Corte em pedaços e sirva.

Como a lasanha é um prato que rende muito, é uma ótima opção para fazer na hora do almoço quando for receber convidados. Além disso, pode ser servida com ou sem acompanhamentos!

Outras formas de montagens de lasanha

Apesar do padrão da lasanha ser a alternância de camadas de massa, molho e recheio, há diversas formas de preparar esse prato. Afinal de contas, é possível usar massas, recheio e molhos variados. Por isso, veja outros tipos de receitas de lasanha a seguir!

Lasanha com massa de pastel

Fez alguns pastéis e sobrou massa? Que tal utilizá-la no preparo de uma lasanha? Com molho à bolonhesa, presunto e mussarela para rechear, é só cortar a massa no tamanho que quiser e montar as camadas. E uma vantagem desse prato é que a massa fica inteira, sendo mais prático na hora de montar.

Lasanha com massa de panqueca

Se você gosta de lasanha e panqueca, essa receita vai te surpreender! Aqui, além de aprender a preparar aquela lasanha a bolonhesa deliciosa, você também aprende a fazer a massa da panqueca e utilizá-la na montagem do prato principal. Não perca!

Continua após o anúncio

Lasanha com pão de forma

É praticidade que você está procurando? Nesse vídeo você encontra isso! Sem usar massa pronta ou precisar fazer a massa, nessa receita você usa aquele ingrediente que, provavelmente, sempre tem em casa: o pão de forma. Alterne camadas de fatias de pão com molho a bolonhesa, presunto e mussarela. Uma opção fácil, simples e econômica de lasanha.

Lasanha na marmita

Fazer uma renda extra sempre é uma boa ideia, certo? Então, nesse passo a passo você aprende a preparar uma lasanha com molho branco e frango desfiado, perfeita para colocar em marmitas. Dessa forma, é só avisar a clientela e preparar esse prato que vai ser sucesso de vendas!

Lasanha de abobrinha

Procurando aquela receita um pouco mais saudável? Nesse vídeo, ao invés de usar a massa cheia de carboidratos, você vai cortar a abobrinha em tiras, grelhar e usar elas para montar a lasanha com camadas de molho a bolonhesa. Por fim, é só colocar aquele queijo ralado que vai gratinar e fazer toda a diferença.

Lasanha de berinjela

Parecida com a receita anterior, a lasanha aqui também não leva massa em seu preparo, mas sim berinjela em tiras. Além disso, você também aprende a fazer um molho à bolonhesa delicioso que vai deixar esse prato bem parecido com o original.

Bem fácil de preparar, não há dúvidas que esse prato vai fazer sucesso na hora de servir! E, se você é fã da cozinha italiana, confira também essa seleção de receitas de massa para variar o cardápio.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ