36 receitas de lasanha deliciosas em versões tradicionais e saudáveis

Por
Atualizado em 01.07.21

De todas as influências estrangeiras que recebemos, a que mais devemos agradecer é a gastronomia. A mistura de culturas no Brasil faz com que o brasileiro tenha o costume de comer alimentos típicos de todos os cantos do mundo o que inclui, é claro, as deliciosas receitas italianas.

Quando pensamos em comida italiana, uma das primeiras coisas que chegam à nossa mente é a lasanha! E, claro, essa lasanha é sempre rodeada por uma grande e animada família, pronta para o almoço de domingo.

Se você quer fazer bonito no almoço de família, com um prato saboroso e prático de fazer, chegou ao lugar certo: confira nossas receitas de lasanha e “Buon appetito!”

Publicidade

Lasanhas tradicionais

1. Lasanha à bolonhesa com molho bechamel: a mais tradicional das lasanhas é a lasanha à bolonhesa. Nessa receita, ela ganha a companhia do molho bechamel, que dá o contraste perfeito ao molho vermelho.

2. Lasanha de queijo e presunto: essa lasanha é ideal para quem ainda não sabe se virar na cozinha, mas já quer fazer bonito. É uma receita super-rápida de ser feita, mas, se preferir, você pode montar o prato e deixá-lo pronto para assar no dia seguinte.

3. Lasanha à bolonhesa do Garfield: é praticamente impossível pensar em lasanha sem lembrar do gatinho esfomeado dos desenhos. Se Garfield é o maior especialista em lasanhas, essa receita é mais que perfeita!

4. Lasanha à bolonhesa rápida: essa receita é a versão super-rápida da lasanha à bolonhesa. Você vai aprender a montar o prato, que pode ser congelado para qualquer emergência.

5. Lasanha caprese: com um molho de tomates frescos e manjericão, você faz uma lasanha leve e deliciosa.

Publicidade

6. Lasanha à bolonhesa e creme Alfredo: mais uma ótima alternativa para quem quer dar uma turbinada na lasanha à bolonhesa: o famoso molho Alfredo.

7. Lasanha à bolonhesa com massa caseira: se você quer, literalmente, colocar a mão na massa, é hora de fazer a própria massa caseira. Nessa receita você vai aprender a fazer sua lasanha etapa por etapa.

8. Minilasanha: que tal trocar aquela tigela enorme de lasanha por pequenas porções da receita? Essa é a proposta da minilasanha, perfeita para quem precisa cozinhar para pouca gente.

Lasanhas criativas

9. Lasanha em rolo: a lasanha ganha um visual totalmente inusitado nessa receita. No lugar de pilhas de massas alternadas com recheio, você vai “dobrando” a massa, dando um estilo próprio para seu prato.

10. Lasanha de porco com molho bechamel: se você quer fugir dos recheios tradicionais, a carne de porco pode ser uma ótima opção. Aqui, a carne acompanha o tradicional molho bechamel.

11. Lasanha de porco na cerveja preta: que tal uma pitada de comida alemã em seu prato italiano? Nessa receita, você aprende a fazer uma lasanha perfeita, que leva como ingredientes principais a carne de porco e a cerveja escura.

12. Lasanha de macarrão instantâneo: apaixonados por macarrão instantâneo, chegou a vez de vocês! É hora de inovar na cozinha trocando a massa lisa de lasanha por macarrão instantâneo. Rápido, prático e muito saboroso!

13. Lasanha de legumes com requeijão: essa receita é a ideal para deixar as carnes de lado e apostar em legumes. Para dar um gostinho ainda mais especial, a receita aposta no uso do requeijão para um molho especial.

Publicidade

                   

14. Lasanha verde com recheio de bacalhau: se você nunca experimentou lasanha de peixe, o bacalhau é uma ótima escolha. O sabor do peixe cria um casamento perfeito com a massa verde.

15. Lasanha de carne-seca com purê de abóbora: aqui, o prato italiano vai ganhar um toque brasileiro. A carne-seca do nordeste ajuda a deixar a lasanha com um tempero mais intenso e a abóbora garante o contraste perfeito.

16. Lasanha de pão: essa é a receita “curinga” para quem não tem muito tempo e nem ingredientes de sobra em casa. A lasanha de pão tem um sabor e uma textura bastante diferentes da receita original, mas nem por isso deixa de ser supersaborosa.

17. Lasanha mexicana: o que acha de uma lasanha caliente? Essa é a lasanha dos apaixonados por pimenta e, claro, a quantidade de pimenta vai depender do seu gosto. Se você for dos mais corajosos, vá em frente com o tempero, mas se prefere algo mais suave, é só diminuir a quantidade da pimenta na hora de cozinhar.

18. Lasanha de bacalhau e batatas: já misturamos a culinária italiana com a brasileira e a mexicana, agora é hora de uma mãozinha portuguesa na cozinha. A estrutura é de lasanha, mas os ingredientes são os da típica bacalhoada de portugal..

Lasanhas saudáveis

19. Lasanha de massa integral com brócolis e tofu: vegan come mal? De jeito nenhum! Essa super-receita de lasanha de massa integral com brócolis e tofu comprova que tem muita coisa boa para quem não come nada vindo de origem animal.

20. Lasanha de berinjela e abobrinha : mais uma alternativa para quem quer distância de carne, leite e ovos. Essa lasanha é sucesso garantido na hora de agradar aquele amigo vegetariano.

21. Lasanha de ricota com espinafre: a lasanha de ricota com espinafre é a escolha perfeita para quem quer curtir uma boa massa sem fugir muito da dieta.

22. Lasanha cremosa de frango e espinafre: aqui, o frango e o espinafre surgem para substituir os recheios mais calóricos das lasanhas tradicionais.

23. Lasanha de abobrinha vegana sem glúten: veganos e celíacos não precisam deixar de comer uma boa lasanha. Essa receita é totalmente livre de ingredientes de origem animal e de glúten – essencial para qualquer um que tenha intolerância à substância.

24. Lasanha fitness de crepioca: a palavra do momento nas dietas é a já famosa crepioca, então, nada mais justo do que abusar dela também na hora de matar a vontade de comer lasanha.

25. Lasanha vegetariana: essa lasanha é feita com massa pronta, mas você pode recorrer ao primeiro link dessa lista e apostar em uma versão totalmente livre de produtos de origem animal. Para o recheio, a dica é usar molho pesto, abobrinha, tomate, molho de tomate e queijo mussarela.

26. Lasanha de abobrinha: que tal uma lasanha de abobrinha e molho pesto? A combinação é incrível e vai te conquistar na primeira garfada.

27. Lasanha de peito de peru e brócolis: peito de peru e brócolis é a dupla perfeita, amiga das dietas. Se bateu aquela fome e aquela vontade de sair fora da dieta, é hora de resistir, mas sem passar vontade. Aposte nessa receita, mais leve e menos calórica.

28. Lasanha verde de espinafre recheada com legumes: lasanha de massa verde é uma delícia e, aqui, você vai encontrar uma alternativa bastante saudável. No lugar de carnes e queijos gordurosos, aposte nos legumes!

Massas e Molhos

Fonte: Reprodução / Fazendo Arte

Fonte: Reprodução / Caramelo e Sal

29. Massa caseira de lasanha: essa é a massa básica de lasanha para quem quer fazer tudo de forma artesanal.

30. Massa tradicional italiana: ao contrário da receita anterior, essa não leva água, mas apenas ovos, trigo e sal.

31. Massa de lasanha vegana: se você é vegano, não precisa deixar a culinária italiana de lado. Aposte nessa receita de massa de lasanha vegana e terá sucesso garantido!

32. Molho pomodoro: o molho de tomate mais básico de todos, seja para você criar sua própria receita ou incrementar as receitas completas dessa lista.

33. Molho de tomate e manjericão: é a variação mais avançada do molho básico de tomate. O manjericão é capaz de deixar qualquer molho para massas ainda mais gostoso.

34. Molho de gorgonzola: esse molho é essencial para quem quer adicionar queijo a uma receita de lasanha. O gorgonzola tem um sabor marcante, por isso, tenha cautela na hora de escolher as combinações para essa receita.

35. Molho quatro queijos: queijo nunca é demais, certo? Se você viu alguma receita de lasanha muito boa, mas achou que vai faltar um toque especial, o molho quatro queijos para massa pode ser o que você procura.

36. Molho rápido de queijo: é mais uma alternativa para quem curtiu uma receita que leva molho de queijo, mas não quer ou não pode perder muito temo na cozinha.

É praticamente impossível terminar de ler o texto sem ficar com água na boca, não é mesmo? Então escolha a sua receita favorita e corra para a cozinha! Depois de provar sua deliciosa lasanha, deixe seu comentário ou sugestões em nossa página.