O antepasto de forno é uma opção prática e cheia de sabor, perfeita para servir como entrada ou acompanhamento em qualquer ocasião. A dica é já deixar todos os ingredientes picados antes de começar o preparo, assim o processo fica muito mais rápido e organizado.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Organize sua bancada! Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, depois em mais quatro fatias e, por fim, em palitinhos. Corte em fatias: os pimentões, a pimenta dedo-de-moça (sem sementes), a cebola e os dentes de alho;
Receiteria
-
Em uma tigela, coloque água e sal. Junte as berinjelas fatiadas e deixe de molho por aproximadamente 15 minutos;
Receiteria
-
Escorra a água da berinjela e seque-as levemente. Deixe-as na tigela e adicione o pimentão, a pimenta dedo-de-moça, a cebola, o alho, o tomilho e o sal. Misture com uma colher;
Receiteria
-
Coloque o vinagre e o azeite. Misture bem, incorporando os sabores;
Receiteria
-
Transfira a mistura para um recipiente de vidro que possa ir ao forno. Deixe por aproximadamente 95 minutos a 180 °C. A cada 10 minutos, retire do forno e misture para que tudo asse por igual;
Receiteria
-
Retire do forno com cuidado. Acrescente azeitona e regue com mais um pouco de azeite. Misture tudo e está pronto! Sirva com torradinhas e um bom vinho!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Esse antepasto de berinjela é daquelas receitas que surpreendem pelo sabor intenso e preparo simples. O segredo está em cortar tudo fininho, deixar a berinjela de molho no sal e caprichar no azeite. Assado no forno com pimentão, cebola, alho e temperos, ele entrega aroma, textura e um sabor levemente agridoce que conquista fácil.
Depois de assado, finalize com azeitonas e um fio generoso de azeite. Sirva com torradas, pão italiano ou como parte de uma tábua de frios. Também fica incrível como recheio de sanduíches ou sobre uma base de ricota temperada. Para armazenar, guarde em pote de vidro esterilizado na geladeira e consuma em até 5 dias.
E se você gosta de receitinhas versáteis como essa, aproveita e experimente nossa caponata de repolho. É igualmente prática, deliciosa e ótima para qualquer ocasião: do almoço leve ao happy hour! Aproveite essa delícia!

Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!