Essa receita ensina como fazer uma caponata de berinjela simples e muito macia, sem precisar adicionar água para cozinhar. Refogar o pimentão antes da cebola é um truque para que ele solte mais o seu sabor. Usamos a pimenta-do-reino para temperar, mas se você adora uma caponata picante, agregue também um pouco de pimenta calabresa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
- 
            
                                    Antes de começar, lave os vegetais e deixe tudo picadinho. Corte as berinjelas em tirinhas. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Remova a tampinha do pimentão, descarte as sementes e pique em cubos pequenos também. Deixe tudo na bancada;  Receiteria 
- 
            
                                    Transfira a berinjela fatiada para uma tigela e tempere com sal e pimenta. Misture bem e reserve;  Receiteria 
- 
            
                                    Em uma panela no fogo médio, aqueça um fio de azeite e junte o pimentão. Refogue por 1 minuto;  Receiteria 
- 
            
                                    Adicione a cebola e refogue por mais 1 minuto, até ela ficar translúcida;  Receiteria 
- 
            
                                    Acrescente a berinjela e misture bem para incorporar tudo. A berinjela pode soltar um pouco de água, pois desidrata com o sal. Deixe a panela entreaberta e aguarde a água secar e a berinjela murchar, mexendo às vezes;  Receiteria 
- 
            
                                    Finalize com a cebolinha, mexa novamente e desligue o fogo. Transfira para um recipiente de sua preferência e está pronto! Agora é só aproveitar essa deliciosa caponata!  Receiteria 
Publicidade
anote aí...
A caponata é um prato típico da Itália e é perfeita como antepasto, ou seja, uma entrada antes dos pratos principais, mas também acompanha muito bem massas, peixes e saladas. Além dos ingredientes utilizados, você também pode acrescentar tomate picadinho e alguns talos de salsão.
Para uma textura mais crocante ou para quem gosta de toques mais amendoados, experimente adicionar nozes ou castanhas picadas. Outra possibilidade de complemento são uvas passas e demais frutas desidratadas, para dar um sabor levemente agridoce.
Aqui no Receiteria você pode testar diversas receitas como essa, que funcionam superbem como acompanhamentos de lanches e petiscos. O patê de frango é uma daquelas receitas clássicas e que funcionam com tudo, desde servir com pães e torradas até para rechear tortas assadas e sanduíches.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!
 
   
     
     
     
     
                 
                 
                 
                 
                