Símbolo de hospitalidade e tradição, o chimarrão é uma bebida quente que conecta pessoas e momentos. Preparado com erva-mate, ele traz sabor encorpado e um aroma marcante, sendo ideal para começar o dia ou acompanhar rodas de conversa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
- Mais um preparo clássico! Reúna os ingredientes e utensílios necessários;
Receiteria
- Coloque a erva-mate na cuia, preenchendo cerca de 2/3 do recipiente;
Receiteria
- Cubra a boca do recipiente com a palma da mão, vire de cabeça para baixo e agite suavemente para misturar a erva e posicionar o pó mais fino no topo, evitando entupimentos;
Receiteria
- Volte o recipiente à posição normal e incline a erva para um lado, formando um “morrinho”, deixando um espaço vazio do outro lado;
Receiteria
- No espaço vazio, despeje um pouco de água fria ou morna e aguarde 30 segundos para hidratar a erva;
Receiteria
- Insira a bomba na parte umedecida com cuidado, pressionando até o fundo;
Receiteria
- Em uma chaleira, aqueça a água entre 70 ºC e 80 ºC (sem deixar ferver). Despeje lentamente a água quente sobre a parte úmida da erva;
Receiteria
- Saboreie seu chimarrão! Reabasteça com água quente sempre pelo mesmo lado da cuia.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
É preciso ter atenção aos detalhes para garantir o melhor chimarrão. A qualidade da erva-mate é um dos pontos mais cruciais para esse preparo ser um sucesso. A erva-mate nativa da Leão tem um sabor amargo equilibrado, ideal para quem é fã de um chimarrão leve e autêntico.
Também é essencial se atentar para o material da cuia, que pode influenciar nas experiências sensorial e prática dessa bebida. Diferentes das tradicionais de porongo, as cuias de cerâmica e inox oferecem modernidade e são práticas de limpar, sem interferir no sabor do chimarrão.
Para um sabor mais puro e suave, sugerimos o uso da água mineral. Outra ideia é fazer uma infusão leve de hibisco com a água antes de colocar na cuia, para um toque frutado. Deixe a erva descansar 2 minutos após a hidratação com água fria para melhor absorção.
Embora muitas pessoas prefiram apreciar essa bebida pura, na hora de servir, bolachas de polvilho ou pão caseiro para acompanhar são excelentes opções. Aprenda outras receitas de acompanhamentos para chá e receba seus convidados da melhor forma, com pratos saborosos!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!