Aquece o corpo e o coração. O chocolate quente é um mimo que você pode preparar para você ou para pessoas queridas. Combina muito com dias chuvosos e clima friozinho. Fácil de fazer, com textura cremosa e um toque de canela. A casa todo ganha um aroma gostoso.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Utilizamos 4 colheres de sopa de açúcar. Essa medida pode ser substituída de acordo com o seu gosto. Algumas marcas de chocolate em pó possuem açúcar em sua composição, nesse caso, cuidado para não deixar a bebida muito doce;
Receiteria
-
Dissolva o amido de milho em um pouquinho de leite (quantidade suficiente para incorporar bem os dois ingredientes). Em um liquidificador, coloque a misturinha diluída, o restante de leite, o chocolate em pó e o açúcar. Bata por 2 minutos;
Receiteria
-
A mistura ficará homogênea e espumosa. Despeje todo o líquido em uma leiteira ou panela alta;
Receiteria
-
Leve o chocolate quente ao fogo baixo. Com uma colher ou espátula, misture bem, em seguida, adicione a canela e continue mexendo durante todo o processo;
Receiteria
-
Assim que o chocolate quente levantar fervura, despeje o creme de leite. Continue mexendo para não grudar no fundo da panela ou queimar;
Receiteria
-
Retire a canela em pau e cozinhe o chocolate quente por mais 1 minuto, mexendo sempre, para não ficar com gosto de amido cru. Se quiser uma consistência mais líquida, adicione um pouquinho de leite;
Receiteria
-
Está pronto! Sirva bem quentinho e aproveite.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Chocolate quente é como um abraço aconchegante nos dias mais fresquinhos. Por aqui, basta o tempo armar para chuva e a gente já quer preparar essa receita. Fica muito boa e alegra o coração.
Além da canela, você pode incluir outras especiais, como cravo, cardamomo e gengibre. Não bata no liquidificador, apenas cozinhe no chocolate quente por alguns minutos e retire antes de servir. Se preferir, use leite condensado para adoçar. Também é possível substituir o chocolate em pó por chocolate em barra, em torno de 50 gramas ou a gosto (use o seu preferido – ao leite, meio amargo ou amargo).
Uma caneca bonita faz toda a diferença na apresentação. Você pode salpicar chocolate em pó ou granulado por cima. Outra opção é colocar uma camada generosa de chantilly. Se tiver, acrescente raspas de chocolate.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (5)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
NAIRA
14/06/2025
Lucineide
18/11/2024
Daniela
11/08/2024
Natali
12/10/2023
Angela
22/06/2023
Alessandra
15/06/2023
Elza Grochovski
25/05/2023
Vitória Diniz
21/04/2023