Chocolate quente cremoso fácil

Chocolate quente cremoso fácil

Testada por Rodrigo Vilasbôas atualizada em 09/01/2026
2 a 3 porç.
20min
5.0 de 5 (8)

Aquece o corpo e o coração. O chocolate quente é um mimo que você pode preparar para você ou para pessoas queridas. Combina muito com dias chuvosos e clima friozinho. Fácil de fazer, com textura cremosa e um toque de canela. A casa todo ganha um aroma gostoso.

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Reúna todos os ingredientes do chocolate quente cremoso fácil.

    Receiteria

    Utilizamos 4 colheres de sopa de açúcar. Essa medida pode ser substituída de acordo com o seu gosto. Algumas marcas de chocolate em pó possuem açúcar em sua composição, nesse caso, cuidado para não deixar a bebida muito doce;
  2. Ingredientes batidos no liquidificador.

    Receiteria

    Dissolva o amido de milho em um pouquinho de leite (quantidade suficiente para incorporar bem os dois ingredientes). Em um liquidificador, coloque a misturinha diluída, o restante de leite, o chocolate em pó e o açúcar. Bata por 2 minutos;
  3. Mistura dos ingredientes colocada na panela.

    Receiteria

    A mistura ficará homogênea e espumosa. Despeje todo o líquido em uma leiteira ou panela alta;
  4. Canela em pau sendo adicionada na panela com o chocolate cremoso.

    Receiteria

    Leve o chocolate quente ao fogo baixo. Com uma colher ou espátula, misture bem, em seguida, adicione a canela e continue mexendo durante todo o processo;
  5. Creme de leite sendo adicionado na mistura do chocolate quente.

    Receiteria

    Assim que o chocolate quente levantar fervura, despeje o creme de leite. Continue mexendo para não grudar no fundo da panela ou queimar;
  6. Espátula mostrando a consistência do chocolate quente na panela.

    Receiteria

    Retire a canela em pau e cozinhe o chocolate quente por mais 1 minuto, mexendo sempre, para não ficar com gosto de amido cru. Se quiser uma consistência mais líquida, adicione um pouquinho de leite;
  7. Chocolate quente cremoso fácil finalizado.

    Receiteria

    Está pronto! Sirva bem quentinho e aproveite.

informações nutricionais (a cada 100g)

162.2 calorias
2.6g proteínas
7.7g gorduras
19.9g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 162.2

Gorduras totais 7.7g %
Gorduras saturadas 2.3g %
Sódio 35.2mg %
Carboidratos 19.9g %
Fibras 0.1g %
Colesterol 0g %
Açúcares totais 4g
Proteínas 2.6g %
Vitamina C 0.6mg %
Cálcio 86.9mg %
Ferro 0.47mg %
Potássio 139mg %

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

resumo nutricional

Este doce é uma boa fonte de cálcio, importante para ossos fortes. Contém potássio, que ajuda na função muscular. Porém, cuidado com as calorias e lipídeos, saboreie sem exagero para manter o equilíbrio. Uma bebida deliciosa para se aquecer!

Publicidade

anote aí...

Chocolate quente é como um abraço aconchegante nos dias mais fresquinhos. Por aqui, basta o tempo armar para chuva e a gente já quer preparar essa receita. Fica muito boa e alegra o coração.

Além da canela, você pode incluir outras especiais, como cravo, cardamomo e gengibre. Não bata no liquidificador, apenas cozinhe no chocolate quente por alguns minutos e retire antes de servir. Se preferir, use leite condensado para adoçar. Também é possível substituir o chocolate em pó por chocolate em barra, em torno de 50 gramas ou a gosto (use o seu preferido – ao leite, meio amargo ou amargo).

Uma caneca bonita faz toda a diferença na apresentação. Você pode salpicar chocolate em pó ou granulado por cima. Outra opção é colocar uma camada generosa de chantilly. Se tiver, acrescente raspas de chocolate.

Rodrigo Vilasbôas
feito com por

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.

minhas receitas instagram

Publicidade

Tem dúvidas sobre esta receita?

Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!

Perguntas e Respostas (5)

Joyce 29/04/2025
Pode ser guardado numa garrafa térmica? Por quanto tempo?
Equipe Receiteria
Oi, Joyce! Esse chocolate quente possui uma textura bem densa e cremosa, então não recomendamos reservar em garrafa térmica. Porém se você optar por uma receita que o chocolate quente fique mais líquido, é possível guardar na térmica sim e o ideal é que seja consumido ainda no mesmo dia.
Jannayna 12/02/2025
Esse chocolate em pó pode ser o Nescau ou o resultado fica melhor com chocolate puro em pó?
Equipe Receiteria
O chocolate em pó pode ser o Nescau sim, sem problemas! Porém, como o Nescau já é um achocolatado adoçado, recomendamos diminuir a quantidade de açúcar da receita.
Paula 01/08/2024
Por que a minha bebida ficou com gruminhos?
Equipe Receiteria
Provavelmente, o amido de milho entrou em contado com leite quente ou morno sem ser dissolvido antes (dilua o amido em um pouquinho de leite antes de levar ao liquidificador). Se estiver com gruminhos depois de pronto, bata o chocolate quente no liquidificador até obter textura cremosa e lisa.
Renata 01/08/2024
Dá para substituir o chocolate em pó por cacau em pó nessa receita?
Equipe Receiteria
Sim! É importante lembrar que o cacau tem um sabor mais intenso e menos doce que o chocolate em pó, por isso, você deve ajustar as quantidades conforme o seu gosto. Se preciso, aumente ou diminua a quantidade de açúcar.
Rita 26/07/2024
O verdadeiro chocolate quente não leva amido de milho?
Equipe Receiteria
Há quem diga que se colocar amido de milho, o chocolate quente vira mingau. Não é verdade. Você precisaria de uma quantidade maior de amido de milho para chegar a consistência de mingau. Aqui, o ingrediente garante a cremosidade. É possível fazer sem, porém o chocolate quente ficará mais líquido.

Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!

Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

5.0 de 5 (8 avaliações)

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0

avaliações

filtrar ordenar

Avatar NAIRA

14/06/2025

sensacional

Avatar Lucineide

18/11/2024

Foto do Review

Eu fiz essa delícia porém n bate no liquidificador,coloquei o chocolate no leite misturei bem levei ao fogo depois q ferveu fui misturando o amido de milho q misturei no leite deixei cozinhar bem mexendo sempre e deu super certo fiz logo uma travessa, Obs:vamos comer gelado adorooooo

Avatar Daniela

11/08/2024

muito sabor

Avatar Natali

12/10/2023

muito sabor

Fiz e ficou uma delícia

Avatar Angela

22/06/2023

Obrigadaaa por compartilhar.

Avatar Alessandra

15/06/2023

sensacional

Perfeito, maravilhoso!!!

Avatar Elza Grochovski

25/05/2023

receita favorita

Ficou perfeito 👌 sobrou um restinho e guardei na geladeira 😁 no Outro dia tava melhor ainda , gelado parecia um mousse 😋

Avatar Vitória Diniz

21/04/2023

massa!