20 receitas com jaca que todo mundo precisa provar uma vez na vida

É fato que as receitas com jaca são indispensáveis para os veganos, mas isso não significa que elas não possam ser incorporadas em outros cardápios também. Aproveitando a “carne”, o miolo ou os caroços da fruta, você consegue compor pratos deliciosamente especiais.

Publicidade

Seja no café da manhã, no almoço, no lanchinho da tarde ou no jantar, as receitas com jaca são uma alternativa nutritiva e muito saborosa para as suas refeições. Confira algumas propostas para testar em casa e deixe que essa fruta conquiste o seu paladar!

Lanchinhos com jaca

1. Coxinha de carne de jaca: a coxinha é uma das maiores paixões nacionais e marca presença em toda padaria que se preze. Confira a receita para aprender a fazer uma versão vegana, bem temperadinha e que é feita com “carne” de jaca. O preparo leva em média uma hora e é bem simples – outro motivo para não perder a chance de experimentar.

2. Coxinha de carne de jaca verde: essa é uma opção para quem quer provar a coxinha vegana mas precisa utilizar uma jaca que ainda está verde. Não se preocupe: dá certo também! Como a sua carne tem um gostinho neutro, o segredo é caprichar nos temperos e nos acompanhamentos. Milho, azeitona e pimentão são alguns dos ingredientes sugeridos.

Publicidade

3. Empadão de carne de jaca: mais uma receitinha clássica que ganha uma adaptação sem carne. Esse empadão de jaca com catupiry é tão gostoso que vai conquistar toda a sua família, por isso, separe farinha de trigo, creme vegetal, leite vegano, creme de leite vegano, sal e fermento químico em pó e experimente-o na sua casa.

4. Torta fria de jaca: se você nunca experimentou uma torta fria no café da tarde, não sabe o que está perdendo. Embora ela seja feita em poucos minutos e leve uma lista curtinha de ingredientes, o resultado é delicioso e derrete na boca.

5. Sanduíche de carne de jaca: uma combinação diferente de sabores para deixar o seu café da tarde mais especial. A montagem do sanduíche é feita com jaca desfiada ao molho de barbecue, abacate, repolho, cenoura, tomate, pão e castanha-de-caju tostada. Fica incrível!

Publicidade

6. Doce de calda em jaca: se você é do time dos doceiros, essa receita merece um espacinho na sua geladeira e no seu coração. Para prepará-la você vai precisar apenas de polpa de jaca, açúcar, água e cravo. Basta cozinhar todos os ingredientes no fogo por dez minutos, deixar esfriar, servir e observar a mágica acontecer.

Pratos salgados com jaca

7. Fricassê de jaca: que tal um fricassê vegano feito com batata, leite de coco, aveia em flocos e molho de jaca? Diferente de tudo que você já comeu, essa receita conta com um gostinho divino e promete ser um sucesso na sua mesa. E se você ainda não se convenceu, saiba que o preparo leva apenas meia horinha.

8. Escondidinho de jaca: vai receber visitas em casa ou está planejando um jantar romântico? O escondidinho é uma opção que nunca tem erro – ainda mais em uma proposta tão especial. Anote a lista de ingredientes: jaca verde, leite de aveia, batata, tomate, cebola, castanha moída, cheiro-verde, páprica picante e sal.

9. Strogonoff de carne de jaca: aqui está outra receita que dificilmente decepciona. Aqui, a jaca deve ser cozida na panela de pressão e desfiada, descartando a casca e as sementes. Depois disso é só refogar a carne com alho, suco de limão, sal, pimenta, molho de tomate, milho e azeitona. Finalize com creme de leite vegetal e ketchup e prontinho!

10. Carne louca de jaca: a carne louca combina sabores diferentes e é uma ótima opção para o fim de mês, já que você pode aproveitar os ingredientes que tem no armário para prepará-la. Essa versão pede jaca verde, milho cozido, ervilha, azeitona, tomate, molho vermelho e pimenta e é imperdível.

11. Carne de jaca com creme de milho: um creme de milho bem consistente e saboroso pode ser o acompanhamento perfeito para a sua carne de jaca. Além de deliciosa, essa receita fica um charme na travessa e parece ser muito mais sofisticada do que realmente é – já que, na verdade, o seu passo a passo é moleza.

12. Curry de jaca verde: inspire-se na culinária indiana e prepare um curry de jaca verde para o seu jantar de hoje. Mais uma vez, a dica de ouro é investir em uma boa seleção de temperos. O resultado é uma explosão de sabores que vai deixar qualquer um de queixo caído!

13. Rolinho de lasanha com caroço de jaca: essa opção te ensina a utilizar o caroço da jaca para compor um molho cremoso para acompanhar a lasanha. Além de ter um prato delicioso para servir no jantar, você aproveita todos os recursos da fruta e evita desperdícios. Recheie os rolinhos com o sabor de sua preferência e aproveite.

Acompanhamentos com jaca

14. Antepasto de carne de jaca: combinado com uma porção de cebolas caramelizadas, esse aperitivo mescla sabores marcantes e levemente agridoces e é perfeito para ser servido como acompanhamento ou entradinha. Para prepará-lo você vai precisar de carne de jaca verde, açúcar demerara, cebola, azeite, molho de tomate e suco de limão.

Publicidade

15. Patê de jaca: o segredo desse patê está nos temperos escolhidos. Separe cebola, alho, sal grosso, óleo de coco, manjericão e cebolinha para dar um gostinho especial ao prato. Poucos passos te separam dessa maravilha!

16. Chutney de jaca: um patê cremoso de jaca + o toque ácido do limão + a doçura do melaço de cana e da canela: essa combinação é digna de um restaurante cinco estrelas! Aprenda a fazer esse acompanhamento de sabor divino e surpreenda os seus convidados.

17. Arroz de jaca: se você é daquelas pessoas que não abre mão do arroz, aqui está uma receita que merece a sua atenção. Tudo o que você vai precisar é de jaca em cubos, castanha de caju, manteiga e arroz cozido. Muito fácil, né? Sirva com uma carne vermelha bem passada ou outro prato salgado de sua preferência.

18. Farofa de jaca verde: o churrasco fica ainda mais gostoso com uma farofinha crocante, né? Por isso, não deixe de conferir a receita completa e aprenda a preparar essa versão deliciosa. Você vai precisar de carne de jaca, farinha de mandioca, cebolinha, colorau e coentro.

19. Salpicão de jaca: um salpicão vegano, que leva apenas meia hora para ficar pronto e que serve até seis pessoas. Que tal? Entre os ingredientes estão a cenoura ralada, a batata cozida, o milho em conserva, a azeitona, a ervilha, a uva passa, a mostarda e a maionese vegana. Dica: antes de servir o prato, deixe-o na geladeira por alguns minutinhos.

20. Virado de caroço de jaca: mais uma receita que te ensina a aproveitar os caroços da jaca, dessa vez em um viradinho bem temperado e macio. Junte banana, ovo e sal na mistura dos caroços e, aos poucos, vá acrescentando farinha de trigo. Em seguida, adicione os temperos que preferir e sirva com arroz e feijão. Fica com gostinho de comida caipira!

Depois de experimentar uma das sugestões acima, não há duvidas de que a jaca vai conquistar um espacinho no seu coração. Que tal provar também essas receitas de doce de jaca e se tornar um especialista no assunto?