18 receitas de bolo de café que vão surpreender o seu paladar

Que o café é o queridinho dos brasileiros todo mundo já sabe, mas para quem quer inovar na hora dos preparos e combinações desse tradicional ingrediente, o bolo de café parece uma opção perfeita.

O café pode ser utilizado na massa, cobertura ou recheio do bolo, em sua versão solúvel ou já preparado. Além disso, pode ser harmonizado com uma variedade de elementos: leite, frutas, especiarias ou sementes.

Então, não perca tempo e confira agora essa seleção de receitas de bolo de café.

Publicidade

Receitas básicas de bolo de café

Receitas de bolo de café

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê

1. Bolo de café solúvel: mesmo quem não gosta de café precisa admitir o sabor que ele dá a qualquer coisa. Esse bolo leva, basicamente, os mesmos ingredientes do tiramisu – café, mascarpone e cacau. O resultado é uma sobremesa macia, amanteigada, úmida e muito gostosa.

2. Bolo de café simples: esse bolo é feito com o café coado bem forte. Ele é misturado, na batedeira, com farinha de trigo, açúcar, ovo, óleo e fermento em pó. Você pode fazer a cobertura de sua preferência para combinar com o bolo.

3. Bolo café com leite: além de superprático, esse bolo ainda tem a vantagem de não levar ovos. O café instantâneo é dissolvido no leite morno e incorporado com o óleo e o vinagre. Depois, a mistura é acrescentada aos ingredientes secos. Deve ser levado para assar em forno médio até passar no teste do palito.

4. Bolo de café de caneca: o preparo dessa receita é superfácil. Todos os ingredientes são misturados na caneca: ovo, farinha de coco, manteiga ghee, leite de amêndoas, fermento em pó, café solúvel e stévia. Então, são levados ao micro-ondas por apenas um minuto e meio. O bolo fica bem fofo e úmido e pode ser servido com iogurte grego.

5. Bolo de café sem glúten e sem lactose: esse é daqueles bolos que ninguém reclama de comer sem cobertura. O primeiro passo é bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Depois, acrescente o restante dos ingredientes, com exceção do fermento, que é adicionado por último, e leve para assar.

Receitas de bolo de café com chocolate

Receitas de bolo de café

Foto: Reprodução / Gastrolândia

6. Bolo de café, cacau e uisque: esse bolo traz uma explosão de sabores fortes e intensos. A massa leva, além dos ingredientes tradicionais, baunilha, cacau em pó, café coado e uísque. É uma opção criativa para os dias de frio.

Publicidade

7. Bolo capuccino: esse bolo é composto por 7 camadas. São elas: bolo de chocolate, creme de confeiteiro de café, bolo de café com leite, bolo branco com canela, creme de manteiga, cobertura de chocolate e chantilly. O resultado é surpreendentemente gostoso.

8. Bolo de café com chocolate: esse bolo, chamado de “chococafé”, fica com uma cor forte e intensa, principalmente pela mistura entre chocolate em pó, café e bicarbonato. A cobertura de ganache, feita com o chocolate meio amargo, realça ainda mais o sabor.

9. Bolo de café, chocolate e coco: entre os ingredientes da massa estão o cacau em pó, o bicarbonato, o café e o buttermilk. O creme do recheio é feito com açúcar, manteiga, leite, coco, baunilha e gemas. Na montagem, intercale massa, recheio e nozes picadas.

10. Bolo de café e chocolate sem lactose: o café, nessa receita, está presente na massa, junto com ingredientes como o açúcar mascavo e a baunilha. O diferencial está no ganache, feito com castanha-do-Pará, mel e chocolate. O resultado é um bolo denso, cremoso e crocante.

11. Bolo de café, laranja e chocolate: esse é daqueles bolos bem fofos. Aqui, ele ainda recebe o toque cítrico da laranja. Na batedeira, leve açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, fermento, leite, café solúvel, chocolate e suco de laranja. Você pode usar uma forma de bolo inglês para ficar ainda mais bonito.

12. Bolo pudim de café e chocolate: essa receita inova ao trazer o formato de bolo pudim. O pão, usado na massa, é colocado de molho no leite e dá uma textura macia ao preparo. A massa é despejada na forma caramelizada e assada em banho-maria por aproximadamente 50 minutos.

Receitas variadas de bolo de café

Receitas de bolo de café

Foto: Reprodução / Gastrolândia

13. Bolo de café, mel e nozes: esse é o exemplo de um bolo leve e com sabores equilibrados. Pré-aqueça o forno em temperatura média. Bata manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo e fermento. Depois, adicione o mel e o café e misture levemente, então, leve para assar.

14. Bolo de café com glacê de café: além de ficar com uma aparência ótima, esse bolo também é uma delícia. O café é batido na batedeira junto com o restante dos ingredientes. Para inovar, o bolo é coberto com um glacê feito com café coado, café em pó, leite e açúcar em pó.

15. Bolo de café, banana e avelã: o leite condensado é colocado em banho-maria no forno por cerca de 1 hora até ficar bem dourado, formando uma espécie de caramelo. Isso será utilizado como cobertura do bolo feito com banana, creme azedo, nozes e café. Na hora de servir, polvilhe a flor de sal por cima.

Publicidade

16. Bolo de café e caramelo: a massa segue a receita básica do pão de ló, apenas acrescida de amêndoa moída. Ela é umedecida com uma calda de água e açúcar. Na montagem, o bolo ainda conta com mais duas camadas – o mousse de caramelo e o creme de café.

17. Bolo de café com ameixa: para quem gosta de café e de ameixa, essa misturinha vai fazer o maior sucesso. Os ingredientes são batidos no liquidificador: ovos, ameixa, café, açúcar, óleo e iogurte. Depois, são incorporados à farinha de trigo e o fermento. Atenção para desenformar o bolo apenas quando já tiver esfriado.

18. Bolo de café e biscoito de amêndoa: sem cobertura, esse bolo é daqueles simples mas com um sabor intenso. Na massa, os amarettis, biscoitos feitos de amêndoas, açúcar e clara de ovos, formam uma combinação incrível com o café bem forte. Uma ótima opção na hora de servir é adicionar algumas colheres de nata fresca.

Aproveite aquela reunião com os amigos ou com a família, coloque a mão na massa e encante todo mundo com um delicioso bolo de café. Além do sabor, ainda é a oportunidade perfeita de deixar aquele cheirinho maravilhoso de café pela casa.