15 receitas de feijoada para receber seus amigos em casa

Por
Atualizado em 23.01.20

Uma versão muito popular da origem da feijoada diz que a receita foi criada pelos escravos, com os restos de alimentos que ganhavam dos senhores de engenho, misturados em uma panela com feijão. Mas, na verdade ela é originária de Portugal.

O prato é feito com feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e acompanhado de arroz, couve e até de laranja, que é consumida para ajudar na digestão, já que esse é um prato pesado.

O sabor da sua receita vai depender das carnes escolhidas para o seu preparo. Em alguns casos, o feijão preto é substituído pelo carioca. Você pode conferir na lista abaixo 15 opções que separamos para você.

Publicidade

Feijoada tradicional

http://www.cozinhadalbo.com.br/2014/07/feijoada-completa/" target="_blank">Cozinha dalbo</a

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

1. Feijoada completa: com essa receita, além de aprender a preparar o feijão preto combinado de carnes, você também pode conferir como fazer molho de pimenta, couve refogada, farofa e banana à milanesa.

2. Feijoada simples: a dica para tornar o preparo do seu prato simples é usar uma embalagem de mistura de carnes pronta encontrada nos mercados. Em menos de 1 hora sua refeição estará pronta.

3. Feijoada carioca light: o que torna essa opção do prato light é a escolha das carnes que são utilizadas. Uma dica é incrementar com carne de boi verde, ou seja, fresca.

4. Feijoada com feijão carioca: para quem quer inovar no preparo desse prato, uma boa dica é utilizar o feijão carioca. Para tornar o preparo mais rápido, use um kit de carnes pronto.

5. Feijoada da Ana Maria: essa opção vem de um livro de receitas da Ana Maria Braga. A quantidade de ingredientes é suficiente para servir 12 pessoas, mas você pode alterar as medidas.

6. Feijoada carioca: as carnes escolhidas para preparar esse prato foram: a carne seca (ou charque), linguiça calabresa, bacon e a costelinha. Uma dica é começar o preparo no dia anterior.

Publicidade

7. Feijoada prática: o preparo dessa receita é simples, mas o feijão deve ser deixado de molho por aproximadamente 12 horas antes de ser cozido.

8. Feijoada simples: as únicas carnes que você vai precisar para preparar esse prato são: charque, paio e linguiça calabresa. Não se esqueça de dessalgar o charque.

Feijoada criativa

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

9. Feijoada vegetariana: essa é uma versão do prato que usa ingredientes orientais, como tofu e konnyaku. Você também vai precisar de shiitake, feijão preto e temperos. De quebra você também aprende a preparar um molho de pimenta de acompanhamento.

10. Feijoada vegana: cenoura, batata, pimentão vermelho, azeitonas e tofu são usados na preparação dessa receita. Além disso, você também pode conferir o modo de preparo dos acompanhamentos, para assim ter uma refeição completa.

11. Feijoada do mar: essa receita é feita com uma combinação de tiras de pota com uma mistura de um mix de frutos do mar. O preparo é simples e rápido.

12. Feijoada branca de frango: para preparar essa receita você vai precisar de feijão branco, coxa, linguiça, todos de frango, e alguns temperos para dar um sabor especial.

13. Feijoada de pota: uma boa dica para obter sucesso no sabor desse prato é cozinhar bem os tentáculos da pota. Você também pode acrescentar camarão, se quiser um prato mais completo.

14. Feijoada de salsichas: use salsichas alemãs para preparar o seu prato. O resultado é um sabor picante e uma refeição econômica.

15. Feijoada de tamboril: a combinação do peixe escolhido para o preparo desse prato com feijão é muito interessante. Além disso, o preparo é bem simples. Caso você não queira usar o tamboril, pode usar o bacalhau, por exemplo.

Publicidade

Esse é um prato que pode ter muitas variações interessantes e com sabores muito distintos. Você pode servi-la apenas com arroz ou com outros acompanhamentos, como molho de pimenta, farofa, couve e laranja.