20 receitas de purê de mandioquinha que podem deixar qualquer um babando

Escrito por                          

O purê de mandioquinha é uma ótima pedida para suas refeições do dia a dia ou para datas especiais, tudo depende da combinação escolhida. Ele pode ser servido como acompanhamento de um prato de arroz, feijão, carne e salada, mas também pode ser harmonizado com salmão para um almoço ou jantar de dar água na boca.

Seu preparo pode ser bem variado, que vai desde o simples, com o uso de apenas manteiga, leite e sal, como também pode ser misturado com ervas, requeijão, batata inglesa ou outros ingredientes que te agradem. O que importa é escolher a forma que mais combina com você.

Para que você possa escolher, preparamos uma lista que conta com as melhores receitas que podem deixar qualquer um babando. Veja abaixo:

Purê de mandioquinha

1. Purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Temperaria

Essa é uma receita bem simples em que a mandioca salsa é misturada apenas com creme de leite, manteiga e noz moscada. O legal é que mesmo usando poucos ingredientes o resultado fica pra lá de saboroso e pode deixar seu prato bem nutritivo.

2. Purê de mandioquinha com bacon

Foto: Reprodução / Francinha

Não é só o bacon que entra em cena para deixar o sabor desse purê muito mais gostoso, aqui cogumelos também são usados para incrementar seu prato. O resultado é uma combinação de texturas de dar água na boca. E o melhor de tudo é que o trabalho é pouco.

3. Purê de mandioquinha com queijo

Foto: Reprodução / Cozinha legal

A mussarela é um ingrediente que pode ser usado para dar sabor aos mais variados pratos, e com o purê de mandioca salsa isso não é diferente. Um simples passo pode fazer com que sua refeição fique muito mais gostosa e com uma textura incrível.

4. Purê de mandioquinha com espinafre

Foto: iStock

E que tal acrescentar espinafre e queijo cottage ao seu purê? Esses dois ingredientes farão com que sua refeição fique mais nutritiva e gostosa. Os temperos usados também dão um toque especial ao prato, por isso, não se esqueça de usá-los na medida certa.

5. Purê de mandioquinha sem leite

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Sabia que não é necessário utilizar leite para obter um purê bem cremoso e suculento? Nessa receita, por exemplo, os ingredientes usados para esse resultado são a manteiga e o azeite, que também ajudam a dar um toque extra de sabor ao prato.

6. Purê de mandioquinha gratinado

Foto: Reprodução / Na minha panela

Essa é outra opção que deixa o leite de lado, mas que usa o requeijão para dar cremosidade ao prato. Depois que o purê estiver pronto você só vai precisar salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para que ele derreta e crie uma casquinha crocante.

7. Purê de mandioquinha simples

Foto: Reprodução / Vai ter sobremesa

Essa é uma receita de um purê bem tradicional, onde o legume é cozido, amassado e misturado com leite, manteiga e sal. Mesmo assim, o resultado de sucesso é garantido. Por isso, se você não quer arriscar, experimente essa opção em casa.

8. Purê de mandioquinha com coentro

Foto: Reprodução / Aromas e sabores

O coentro é um ingrediente que pode ser usado para dar um toque extra de sabor ao seu purê de batata baroa. Com um simples toque você consegue um gosto inovador, mas que pode fazer muito sucesso na sua mesa. Por isso, vale a pena testar essa receita.

9. Purê de mandioquinha cremoso

Foto: Reprodução / Gordelícias

E que tal usar uma quantidade generosa de requeijão para deixar o seu purê de mandioquinha com uma cremosidade de dar água na boca? Aqui a noz moscada e a pimenta também entram em cena para dar um toque extra de sabor ao prato.

10. Purê de mandioquinha com batata

Foto: iStock

E que tal combinar a mandioca salsa com a batata inglesa para o seu próximo purê? Essa é uma combinação que pode fazer muito sucesso na sua mesa, pode apostar. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso e o resultado é incrível.

Pratos com purê de mandioquinha

11. Carne de panela com purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Diga Maria

Carne de panela é uma daquelas comidas bem confortáveis, não é mesmo? Combinada com um purê bem cremoso, então, é uma ótima pedida para uma refeição de sucesso, que não dá muito trabalho e nem suja muita louça.

12. Purê de mandioquinha com ragu de carne

Foto: Reprodução / Panelaterapia

O ragu é uma ótima opção para aquela carne de panela que sobrou, sabe? Aqui o purê não é feito apenas com mandioquinha, mas também leva batata inglesa. Se você gosta desses ingredientes, não deixe de experimentar essa opção.

13. Camarão com purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Essa é outra opção prática, mas que fica super sofisticada. Por isso, é ideal para aqueles dias que queremos uma refeição que surpreenda pela aparência e pelo sabor, mas que não dê muito trabalho para ser preparada. Além disso, a quinoa também entra em cena para dar um toque extra de nutrientes ao prato e deixar tudo ainda mais gostoso.

14. Porco com purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Panelaterapia

A mandioca salsa é um legume que tem um sabor adocicado, por isso, combina muito bem com essa carne de porco em tirinhas que leva um molho picante. É ideal para quem gosta de inovar e misturar sabores bem diferentes no mesmo prato.

15. Bacalhau com purê de mandioquinha

Foto: iStock

Nessa receita, o bacalhau tem um sabor bem marcante de alho, pois esse ingrediente é usado de duas formas: o comum e o já comprado frito. Isso faz com que o gosto do peixe fique bem marcante, o que gera uma ótima harmonia com o purê de mandioquinha.

16. Picadinho com purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Nessa receita, além de aprender a como fazer um purê de batata baroa e um picadinho de picanha, você ainda confere como preparar uma farofa de banana para servir como acompanhamento. Essa é uma ótima escolha de mistura de sabores, por isso, vale a pena apostar.

17. Purê de mandioquinha com frango

Foto: Reprodução / Figos e funghis

O frango também combina muito bem com um purê amarelinho, mas não é só ele que entra em cena para deixar seu prato super gostoso, cogumelos também são usados para incrementar o sabor dessa opção que pode ser a sua próxima refeição.

18. Purê de mandioquinha com linguiça

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

E você já pensou em combinar seu purê com linguicinhas suínas bem temperadas? O resultado é tão gostoso que essa é uma refeição que pode se tornar corriqueira na sua casa. Pois além do sabor, o preparo é bem rapidinho e prático. Então, que tal testar?

19. Purê de mandioquinha com salmão

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

A combinação de salmão com purê de mandioquinha é uma das mais gostosas que você pode encontrar. Como esse peixe não é muito barato, você pode deixar essa opção para um momento especial. Mas uma coisa eu digo: vale muito a pena testar!

20. Galeto com purê de mandioquinha

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

O galeto é um frango novo, por isso, seu tamanho é bem menor do que o dos adultos. A sugestão dessa receita é que a carne seja servida em porções individuais combinada com o purê. O preparo é um pouco demorado, mas a espera super compensa, viu?

O purê de mandioquinha é muito versátil, pois pode ser feito com diversos temperos e ainda pode ser combinado com uma grande variedade de carnes, principalmente as de panela. Uma boa saladinha vai deixar a sua refeição ainda mais saborosa, confira receitas para inovar no preparo aqui. Se você gostou das receitas da lista, teste algumas em casa e depois nos conte o resultado.

PARA VOCÊ