48 receitas de sorvete capazes de deixar os dias de calor mais saborosos

Escrito por Vanessa Herrmann

O Brasil é um país que tem altas temperaturas durante grande parte do ano, sendo que em algumas regiões o frio mal aparece. Por isso, é sempre bom ter alguma forma para se refrescar, e se for um sorvete, melhor ainda, não é mesmo?

A versão em massa do doce costuma ser mais cremosa que os picolés, mas também é uma ótima opção de sobremesa geladinha. Além disso, a textura vai depender muito dos ingredientes escolhidos, como o chocolate ou uma fruta cítrica, por exemplo.

A vantagem dessa lista é que a maioria das receitas não pede o uso de sorveteira e muitas delas também levam ingredientes simples e deixam emulsificantes e liga neutra de lado.

Sorvete com chocolate

Foto: Reprodução / Prato fundo

Foto: Reprodução / Prato fundo

1. Sorvete de Leite Ninho e Nutella: combinar dois doces que agradam diversos paladares é quase certeza de sucesso, não é mesmo? O preparo é bem simples e o sorvete fica bem docinho.

2. Sorvete de chocolate crocante: que tal preparar um sorvete de chocolate caseiro e acrescentar pedacinhos picados de biscoito de chocolate? É uma dica simples, mas que pode mudar o sabor do seu doce.

3. Sorvete de Nutella: o creme de cacau e avelã fica bom em diversas receitas e com o sorvete não é diferente. A textura fica super cremosa e como o leite de coco é usado, também é possível sentir um gostinho da fruta.

4. Sorvete de brigadeiro: essa é uma receita que usa apenas quatro ingredientes: creme de leite, leite condensado, chocolate em pó e sal, mas você também pode acrescentar um pouco de conhaque para incrementar o sabor. Além disso, essa é uma opção com preparo bem rápido.

5. Sorvete de amendoim e brownie: que tal combinar o sabor do amendoim e do chocolate em um doce super refrescante? A textura fica cremosa, mas com pedacinhos cremosos devido ao uso do amendoim e do brownie.

6. Sorvete de banana com chocolate: essa é uma receita que usa apenas banana e chocolate. É isso mesmo, você não leu errado! O preparo é super simples e ainda é uma versão mais saudável. Como a receita não leva nenhum tipo de adoçante, é importante usar frutas bem maduras, que normalmente são mais docinhas.

7. Sorvete de chocolate: essa é uma receita muito simples! Você só precisa bater o creme de leite até que ele vire chantilly, depois acrescentar leite condensado e bater mais um pouco e, por último, acrescentar cacau e misturar. Depois disso, é só esperar gelar.

Sorvete de frutas

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

8. Sorvete de amora com hortelã: para quem quer inovar no sabor, a combinação de amoras, iogurte, mel e hortelã pode ser uma boa opção. Além disso, o preparo é bem simples, só é preciso misturar todos os ingredientes no processador por 2 minutos. O tempo no congelador é de aproximadamente 3 horas.

9. Sorvete de banana: você só vai precisar de bananas para preparar essa receita. Primeiro, você deve congelar a quantidade de fruta desejada e, depois, bater no processador por aproximadamente 10 minutinhos.

10. Sorvete de morango: se você quer uma opção de sorvete bem parecida com as versões industrializadas, você pode tentar essa daqui. O preparo é simples, mas demorado, pois é dividido em duas etapas.

11. Sorvete de mamão: essa receita é feita apenas com leite condensado, creme de leite e mamão. Além de poucos itens, o preparo é bem simples, pois só é preciso bater tudo no liquidificador. Se você quiser uma textura bem cremosa, antes de servir, bata de novo no aparelho e deixe gelar por mais 10 minutos.

12. Sorvete de maracujá: utilizar uma fruta cítrica para preparar seu doce é uma ótima opção para um sabor mais refrescante. Por isso, o maracujá pode ser uma ótima pedida para os dias de calor intenso.

13. Sorvete de amora: para preparar essa receita é preciso cozinhar as amoras com água antes de bater todos os ingredientes no liquidificador. Mesmo assim, o preparo é bem rapidinho.

14. Sorvete de caipirinha: acrescentar cachaça aos ingredientes do doce pode ser uma ótima maneira de inovar no sabor, mas sem ter muito trabalho. Se você é fã da bebida, não deixe de experimentar essa receita.

15. Sorvete de umbu: para preparar essa receita, você vai precisar da polpa da fruta congelada, que pode ser encontrada em mercados. Isso faz com que o tempo na cozinha seja menor, já que não é preciso lavar, descascar e picar.

16. Sorvete de coco: para deixar o sabor bem marcante, além da fruta, você também vai usar leite de coco para preparar essa receita. Você só precisa bater os ingredientes na batedeira, seguindo a ordem correta e depois deixar gelar.

17. Sorvete de ameixa: essa é outra opção de sorvete de fruta que tem uma textura super cremosa. Além disso, o preparo dessa receita não vai tomar muito do seu tempo.

18. Sorvete de banana caramelada: se você quer uma opção mais incrementada e bem docinha, essa pode ser uma ótima receita para testar em casa. Dois ingredientes que não podem faltar são o emulsificante e a liga neutra.

19. Sorvete de abacate light: abacate, extrato de baunilha, leite desnatado e um pouquinho de açúcar são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar o seu doce. A fruta faz com que a textura seja bem cremosa e o sabor incrível.

21. Sorvete de cajá: com apenas três ingredientes também é possível preparar um doce muito gostoso. Essa receita usa apenas polpa de cajá, leite condensado e creme de leite.

22. Sorvete de uva: que tal usar suco de uva caseiro como base para um doce super refrescante e cremoso? O suco precisa tem um preparo de aproximadamente 30 minutos, depois disso, basta misturar todos os ingredientes no liquidificador e esperar gelar.

Sorvetes diversos

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

23. Sorvete de flocos: essa é uma receita que tem três etapas, mas todas elas são fáceis. Se você seguir o passo a passo corretamente, o resultado será uma sobremesa coma textura bem cremosa.

24. Sorvete de caramelo salgado: se você gosta de uma combinação entre doce e salgado, essa pode ser uma ótima opção. Mas se você quer um sorvete de caramelo doce, basta deixar a flor de sal de fora do preparo.

25. Sorvete de doce de leite: para um resultado de sucesso, nessa receita é preciso usar um doce de leite que não tenha uma grande quantidade de espessantes. Com o doce certo, o sabor será mais marcante.

26. Sorvete de baunilha: leite, gemas de ovos, açúcar e fava de baunilha são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita. Porém, é necessário utilizar uma sorveteira para fazer o doce.

27. Sorvete de leite condensado: que tal bater três ingredientes na geladeira, depois levar ao congelador e ter como resultado um doce super cremoso? Você vai precisar de leite condensado, creme de leite e fava de baunilha.

28. Sorvete de gelatina: essa é uma receita em que você vai usar um pacote de gelatina do seu sabor favorito, leite condensado e creme de leite. O preparo é bem simples, e pode ser feito com sucesso até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

29. Sorvete de avelã: que tal preparar um sorvete com creme de avelã, emulsificante e creme de leite. O resultado não é tão doce, por isso, pode agradar diversos paladares.

30. Sorvete de creme: a base dessa sobremesa é a gema, por isso, você vai precisar de 8. Além desse ingrediente, também é usado leite e açúcar. Mas se você quiser acrescentar um pouquinho mais de sabor, basta usar essência de baunilha.

31. Sorvete de creme crocante: para um resultado realmente bom dessa receita é preciso utilizar uma sorveteira no preparo, mas se você não tiver e quiser experimentar mesmo assim, é só usar um liquidificador no lugar.

32. Sorvete de 3 leites: creme de leite, leite em pó e leite condensado são os únicos ingredientes para preparar essa receita. Se você gosta de uma sobremesa bem docinha e cremosa, não deixe de experimentar essa opção.

33. Sorvete de canjica: que tal inovar no preparo da canjica super tradicional e transformá-la em um delicioso sorvete? O preparo não tem nenhuma dificuldade, porém o tempo de espera é longo, pois o doce deve ficar por aproximadamente 6 horas no congelador.

34. Sorvete de doce de leite: leite condensado e creme de leite são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita. O primeiro é usado para fazer o doce de leite, depois disso, basta misturar o segundo e colocar no congelador.

Sorvetes com sabores marcantes

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

35. Sorvete de manjericão: que tal combinar um delicioso sorvete de manjericão caseiro com uma calda de framboesa que também é feita em casa? A combinação pode parecer um pouco inusitada, mas o sabor é realmente bom.

36. Sorvete de matcha: os ingredientes usados para preparar esse doce são poucos, apenas matcha, leite condensado, iogurte sem sabor e creme de leite. O processo é bem simples, mas o sorvete deve ficar por 6 horas no congelador.

37. Sorvete de café: para quem é fã da bebida, experimentar essa opção de doce pode ser uma boa pedida para ajudar a se refrescar nos dias quentes. A combinação do sabor amargo com doce. O tempo de preparo é de aproximadamente 20 minutos, mas deve ficar por aproximadamente 6 horas no congelador.

38. Sorvete de azeite: o azeite pode ser um ingrediente inusitado para o preparo de sorvetes, não é mesmo? Mas se você gosta de experimentar sabores novos, não deixe de testar essa receita.

39. Sorvete de café crocante: que tal incrementar seu sorvete de café com um crocante de castanhas? A combinação de textura cremosa com crocante fica muito deliciosa.

40. Sorvete de mocaccino: como essa é uma receita feita em etapas, é bom que você comece a preparar um dia antes de servir. Mesmo sendo uma opção demorada, o sabor compensa a espera.

41. Sorvete de queijo: creme de leite, leite condensado, requeijão e queijo parmesão ralado são os ingredientes usados para preparar essa receita. Se você gosta da combinação de doce e salgado na mesma colherada, experimente essa sobremesa.

Sorvete sem lactose

Foto: Reprodução / Panelinha saudável

Foto: Reprodução / Panelinha saudável

42. Sorvete de chocolate: essa é uma receita de sorvete feito com batata doce, leite de coco, chocolate meio amargo, essência de baunilha e sal. O resultado é saboroso e é uma ótima opção para quem não consome leite ou quer pegar leve nas calorias.

43. Sorvete de abacaxi: se você não é muito fã do sabor marcante do leite de soja, pode experimentar essa receita, pois o resultado é bem levinho e ainda super refrescante.

44. Sorvete de banana: banana e frutas vermelhas são usadas para preparar essa receita que além de nutritiva, tem gostinho de quero mais.

45. Sorvete de amendoim: essa é uma receita que pede bastante ingredientes, mas o preparo é bem simples. Você tem duas opções: fazer um sorvete de massa bem cremoso ou picolé.

46. Sorvete napolitano: os três sabores de sorvete tem a banana como base, mas daí você também vai usar morangos, essência de baunilha e cacau. O resultado é super saboroso e ainda é uma opção saudável.

47. Sorvete de creme: sorvete de creme é praticamente um curinga no seu caderninho de receitas, já que ele combina com diversas sobremesas. Essa aqui é sem lactose e fica muito parecida com o sorvete de creme tradicional.

48. Sorvete de frutas tropicais: banana, maracujá e manga são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita. O resultado é um doce que além de saboroso, também é muito refrescante.

Mesmo sendo um pouco demorado, preparar um sorvete em casa pode ser uma tarefa muito simples, e mesmo quem não tem experiência na cozinha pode se aventurar e depois se deliciar com esse doce.

PARA VOCÊ