45 receitas de picolé que vão conquistar sua família nos dias quentes

Escrito por                          

Não há nada melhor do que se refrescar nos dias quentes da primavera e do verão com sobremesas geladas, como sorvete e picolés bem saborosos, certo? Além de refrescantes, eles são bastante versáteis, já que podem ser preparados com inúmeros ingredientes, como chocolate, doce de leite, bolachas, frutas, vegetais e até mesmo bebidas alcoólicas.

Além disso, para quem quer consumir picolés sem prejudicar a perda de peso, a dica é apostar em receitas feitas com ingredientes mais saudáveis e menos calóricos, que são considerados ótimos aliados da dieta. Confira abaixo as melhores receitas de picolé para preparar neste verão!

Picolés de frutas

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

1. Picolé cremoso de manga e coco: esse é um picolé natural e cremoso feito com limões, manga, leite de coco, água e chia. Além de refrescante, é super saudável e auxilia no emagrecimento.

2. Picolé de coco: essa receita é super simples de fazer, fica cremosa e ainda conta com deliciosos pedacinhos de coco. Se você não tiver forminhas em casa, vale apostar na velha técnica do copinho descartável.

3. Picolé cremoso de morango: esse é um picolé bem cremoso no tipo Danoninho, que leva leite condensado, creme de leite, um pote de iogurte natural e suco de morango em pó.

4. Picolé mousse de maracujá: além de super aerado, macio e cremoso, esse picolé conta também com duas frutas deliciosas: maracujá e morango. A receita rende até seis picolés.

5. Picolé de limão e kiwi: essa é outra deliciosa, refrescante e prática receita de picolé, que leva suco de limão, água, kiwi e folhas de manjericão, que podem ser substituídas por hortelã.

6. Picolé cremoso de limão siciliano: essa receita é praticamente um mousse de limão siciliano adaptado para um delicioso picolé, que além da fruta cítrica, conta também com creme de leite sem soro e leite condensado.

7. Picolé de melão e hortelã: esse é um picolé de melão cantaloupe e hortelã feito com uma deliciosa calda que leva somente água e açúcar entre seus ingredientes. A receita rende até oito unidades.

8. Picolés variados e cremosos: aqui você aprende a preparar três picolés super saborosos e cremosos para o verão: de morango, de banana e de abacate. Você pode incrementá-los como quiser usando chocolate, castanhas, chia, biomassa, entre outros. Confira o passo a passo e se delicie!

9. Picolé de limão cremoso: se você não dispensa um bom mousse de limão docinho na medida certa, imagine ele bem geladinho para saborear na piscina durante um dia de sol? Com apenas poucos ingredientes e um liquidificador você prepara esse sonho em um palito.

10. Picolé de abacate: picolé de abacate é uma opção saudável e bem gostosa para matar aquela vontadinha de doce em dias de semana. Sua receita leva um abacate médio, água, suco de meio limão e leite condensado.

11. Picolé de amoras: o picolé de amora é muito fácil de fazer e sua receita leva amoras congeladas, açúcar e água quente. Para quem não tem formas de picolé, use copinhos de cachaça. Já para quem está de dieta, substitua o açúcar por adoçante culinário.

12. Picolé de morango: aqui, o picolé é feito com morangos marinados no vinagre balsâmico, uma sobremesa italiana clássica. O balsâmico é o responsável por acentuar a doçura da fruta. De qualquer forma, prefira usar morangos mais maduros e suculentos para a receita. Se você quiser uma textura mais lisa no seu picolé, você pode peneirar a mistura do purê de morango com a calda para retirar as sementes.

13. Picolé de kiwi e morango: se você quer um docinho pouco calórico para comer durante o dia, essa é uma ótima opção. O resultado da receita fica bem azedinho, mas se você prefere mais doce, aumente a quantidade de açúcar.

14. Picolé de mousse de maracujá: esse é um picolé diferente feio em um copinho plástico que conta com camadas de mousse de maracujá, morango e farofa de paçoca. Impossível não se apaixonar!

15. Picolé de iogurte com frutas: para as amantes de iogurte, essa receita ensina a fazer um delicioso picolé de iogurte grego com frutas. Você pode escolher a fruta de sua preferência, como kiwi, manga, morango, mamão e melão.

16. Picolé de manga e mamão: outra perfeita opção de receita saudável para refrescar, preparada com manga e mamão congelados, um potinho de iogurte e mel para adoçar.

17. Picolé cremoso de banana: esse é um picolé de banana super cremoso feito com apenas três ingredientes: bananas, biscoitos e leite.

Picolés de chocolate

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

18. Picolé de brownie com sorvete: para quem está afim de enfiar o pé na jaca, nada melhor do que esse picolé de brownie e chocolate. Dica: não é preciso temperar o chocolate, pois os picolés vão ficar no congelador. Apenas derreta a quantidade desejada em banho-maria e pronto.

19. Picolé de brigadeiro: esse picolé de brigadeiro com chocolate meio amargo é também outra ótima opção para quem está deixando a dieta de lado. Entre seus ingredientes, estão leite, creme de leite, amido de milho, leite condensado, chocolate e granulado.

20. Picolé de iogurte com Oreo: para esta receita, utilize seu iogurte preferido, escolha alguma fruta de sua preferência, como morangos, mirtilos, framboesas, uvas e amoras, e aposte na bolacha recheada Oreo. Perfeito para tomar no café da manhã!

21. Picolé de Chicabon: para as fãs do famoso picolé Chicabon da Kibon, saiba que é possível fazer uma versão caseira tão saborosa quanto a original. Entre os ingredientes da receita, estão leite condensado, creme de leite e chocolate em pó.

22. Picolé de chocolate simples: outro picolé de chocolate tradicional, porém extremamente saboroso, sedoso e amado por todos. A receita leva cacau em pó sem açúcar, creme de leite fresco, leite integral, sal, açúcar e extrato puro de baunilha.

23. Picolé crocante: ótima opção de sobremesa para deixar no freezer aos finais de semana, esse picolé crocante feito com sorvete de creme e biscoitos sabor chocolate é delicioso e fácil de fazer.

Picolés saudáveis

Foto: Reprodução / Fru Fruta

Foto: Reprodução / Fru Fruta

24. Picolé de frutas vermelhas sem lactose: por aqui você encontra quatro deliciosas receitas de picolés veganos, sem glúten, sem lactose e sem açúcar, nos sabores frutas vermelhas, açaí com biomassa de banana, coco e manga.

25. Picolé funcional de manga, água de coco e chia: além de refrescante e saboroso, o picolé funcional de manga, água de coco e chia é saudável e conta com nutrientes que são essenciais para a saúde e a boa forma.

26. Picolé caseiro sem lactose: aqui você aprende a preparar três receitas de picolé sem lactose diferentes: de frutas vermelhas, rico em antioxidantes, de frutas amarelas, feito com água de coco, e de chocolate, que leva entre seus ingredientes leite de amêndoas ou outro leite vegetal de sua preferência.

27. Picolés funcionais e saborosos: esses picolés funcionais contam com os mais variados sabores. São eles: melancia com gengibre e hortelã; abacaxi, gengibre e hortelã; abacate com banana; coco; e manga com hortelã. Para adoçar, aposte na sucralose.

28. Picolé de mirtilo e chia: esse é um picolé delicioso e muito saudável, perfeito para substituir o lanche da tarde, pois vai te trazer saciedade e benefícios para o corpo. Você pode trocar a geleia de mirtilo por outra de sua preferência e substituir o leite de coco pelo normal ou pelo de amêndoas.

29. Picolé de cheesecake sem lactose: para quem não dispensa um bom cheesecake de sobremesa, não pode deixar de conhecer essa receita de picolé cremoso sem lactose, feita com cream cheese e goiabada (que pode ser substituída por outras delícias como caramelo, doce de leite e geleia de fruta).

30. Picolé de pera com creme de caramelo sem glúten: o resultado dessa receita é um picolé cremoso e ao mesmo tempo muito refrescante feito sem ovos e sem creme de leite. Dica: por mais que caramelo seja uma delícia, não se empolgue e não coloque mais do que ½ xícara. O excesso de açúcar pode desestabilizar a mistura e deixar o picolé muito mole a ponto de quebrar na hora de desenformar.

31. Picolé de manga zero açúcar: perfeita para dias de muito calor, essa receita de picolé de manga sem açúcar é saudável e super gostosa. O suco de limão ajuda a manga a não mudar de gosto e deixa o picolé ainda mais saboroso.

32. Picolé de paçoca: este sorvete de paçoca é delicioso, fica bem cremoso e não leva leite na composição. A receita é bem fácil de fazer e ele pode ser servido de duas formas: como picolé e como sorvete de massa. Se preferir, prepare com açúcar mascavo e substitua o leite de amendoim pelo de amêndoas ou de soja.

Picolés criativos

Foto: Reprodução / Plat Du Jour

Foto: Reprodução / Plat Du Jour

33. Picolé de Crème Brûlée: já pensou em preparar um delicioso picolé sabor Crème Brûlée? Essa receita diferente leva entre seus ingredientes baunilha, leite, creme de leite fresco, gemas de ovo e açúcar.

34. Picolé de kiwi com chocolate: esse picolé de kiwi com chocolate com certeza entra no grupo dos mais fáceis de preparar! É uma receita prática, que não faz muita sujeira, leva poucos ingredientes e é uma opção gostosa e refrescante para o verão. Salpique castanhas de caju trituradas por cima para ficar ainda melhor.

35. Picolé de caju com gengibre: para que o seu picolé de caju com gengibre fique perfeito, aqui vão algumas dicas: a primeira é que sua base não pode ser muito aguada, ou seu picolé ficará parecendo um gelo colorido. A segunda está no açúcar (sacarose), já que com muito açúcar o seu picolé ficará muito mole, e com pouco açúcar ficará somente um “gelinho”.

36. Picolé de kiwi congelado: você vai ficar surpresa com a textura deste picolé de kiwi congelado, que além de lindo e simples de preparar, fica super saboroso. Para incrementar, aposte nos confeitos coloridos.

37. Picolé de Ruibarbo, baunilha e Kirsch: esse picolé foge completamente das receitas tradicionais e comuns, já que conta com ingredientes inovadores como Ruibarbo e Kirsch. Dica: a adição de uma bebida alcoólica ao picolé garante um toque interessante e especial e altera o ponto de congelamento, deixando o picolé mais cremoso.

38. Picolé de manga, maracujá e gengibre: fácil de fazer, essa receita de picolé de manga, maracujá e gengibre fresco é preparada com água e açúcar (ou mel) e rende até oito unidades.

39. Picolé de cheesecake: se você gosta de cheesecake de frutas vermelhas, essa receita é especial para você. O picolé é feito com cream cheese, iogurte, açúcar, leite, framboesas e biscoitos e rende até dez unidades.

40. Picolé de manga, gengibre e curry: outra receita de picolé para quem gosta de fugir do comum. Ela é preparada com polpa de manga, uma calda de gengibre e uma pitadinha de curry, que resultam em uma mistura doce e suavemente picante. Sem gorduras, corantes, nem conservantes, estes picolés ainda trazem os benefícios do betacaroteno (substancia que dá cor à manga).

41. Picolé de Mojito: existe melhor forma do que se refrescar com um drink geladinho no próprio picolé? Essa receita ensina a preparar um delicioso de Mojito, feito com limões, rum, refrigerante de limão, água e hortelã.

42. Picolé de nectarina e iogurte: essa é uma ótima receita para quem gosta da mistura de iogurte natural com frutas. Aqui, o picolé caseiro é feito com nectarinas maduras (pode ser pêssego também), que garantem sabor e cremosidade ao sorvete.

43. Picolé de tamarindo: esse picolé é preparado com o suco concentrado da fruta tamarindo misturado com um pouco de ancho chile (pimenta em pó), que deixa a receita com uma ardidura média.

44. Picolé de melão com gengibre e limão: picolé saboroso, refrescante e extremamente cremoso, feito com melão pequeno e descascado sem sementes, gengibre ralado e suco de limão. Para adoçar, aposte no nectar de agave.

45. Picolé de leite Ninho: e claro que não poderia faltar uma receita com o famoso e amado leite Ninho, que além de super fácil de preparar, chega a dar água na boca de tão gostosa. Se você não tem forminhas, pode usar saquinho de geladinho (ou sacolé), copinhos plásticos ou ainda fazer na versão sorvete de massa.

Aproveite os dias quentes e selecione já as suas receitas preferidas para preparar no final de semana para toda a família!

PARA VOCÊ