25 receitas de terrine para se surpreender com esse prato

Escrito por Vanessa Herrmann

Terrine é um prato tipicamente francês, que faz sucesso ao redor do mundo todo, servido normalmente como entrada ou acompanhamento. Muita gente o confunde com um patê, mas eles não são a mesma coisa, já que terrine diz respeito ao modo de preparo.

O nome dessa delícia faz alusão à forma em que o prato é preparado, comumente feita de cerâmica ou ferro fundido em formato retangular ou oval, mas também é possível utilizar uma forma de bolo inglês.

Doce ou salgada, a terrine pode ser feita com os mais variados ingredientes, como carnes, legumes, chocolate e até mesmo frutas, o que vale é usar a criatividade e testar uma receita que usa itens de sua preferência.

Terrines com carnes

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

1. Terrine de sardinha: nessa receita, a terrine é feita intercalando camadas de filé de sardinha sem espinhos com pimentões vermelhos assados, além, é claro, de um tempero bem caprichado. A montagem é simples e o passo a passo é rápido, já que o peixe é servido cru, mas como ele deve ser marinado por 4 horas antes da montagem do prato e ainda deve descansar na geladeira antes de ser servido, a espera é longa.

2. Terrine de Campagne: receita muito tradicional na França, essa terrine tem como principais ingredientes carne de porco, fígado de galinha e conhaque. Além disso, fica ótima servida com torradas e picles. O preparo não é complicado, mas o prato deve descansar por, pelo menos, uma noite antes de ser servido.

3. Terrine de fígado: para testar essa opção em casa, só é preciso bater o fígado com o leite em um mixer e, depois, misturar os outros ingredientes. A próxima etapa é levar o prato para assar em Banho-Maria por aproximadamente 1 hora. Além disso, você também aprende a fazer um confit de jiló para servir como acompanhamento.

4. Terrine de salmão: Essa é uma receita que conta com um passo a passo descomplicado, que pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

5. Terrine de salmão simples: essa é uma receita em que o salmão usado é defumado e combinado com um creme feito com ricota e cream cheese. Além disso, alcaparras entram em cena para dar um toque de sabor ao prato e esse é um ingrediente que combina muito bem com o peixe, viu?

6. Terrine de carne: que tal combinar carne com batata para o preparo do seu prato? Esses são dois ingredientes que agradam os mais variados paladares, por isso, a chance de aprovação é grande. Além disso, aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha e o passo a passo não é nada complicado.

7. Terrine de salmão defumado: para preparar essa receita, é preciso misturar em um mixer o salmão defumado, ricota em creme e pedaço, iogurte natural, gelatina hidratada e alguns temperos. Além disso, a sugestão é colocar um peixe por cima do prato já pronto para dar um toque extra de charme e sabor.

8. Terrine de porco e figo: o principal ingrediente usado para o preparo dessa terrine é o lombo suíno, mas bacon, linguiça e figos também são usados para um toque extra de sabor, além, é claro de temperos. Para quem adora carne de porco, essa receita pode ser uma excelente escolha.

9. Terrine de parma com banana: a massa dessa terrine tem como principal ingrediente a banana da terra, mas o presunto parma é intercalado em camadas da massa de fruta. O resultado é uma combinação de sabores que pode surpreender qualquer um.

10. Terrine de peixe com espinafre: combinar um peixe branco de sua preferência pode ser uma boa pedida para o preparo de uma terrine leve e sadável, mas que conta um gostinho marcante. Essa é uma opção simples de ser feita e que não exige muitos ingredientes.

Terrines salgadas variadas

Foto: Reprodução / sabor sonoro

11. Terrine de queijo e frutas: para fazer essa receita em casa, é preciso misturar cream cheese, creme de leite, sal, manjericão, suco e raspas de limão. Depois disso, basta colocar a massa em uma forma forrada com plástico filme e untada com azeite. O prato deve descansar na geladeira por 4 horas. Quando for servir, cubra com geleia e decore com frutas vermelhas e pistache.

12. Terrine de tomate e queijo: que tal preparar em casa uma terrine bem refrescante que tem como principais ingredientes o tomate, o cream cheese e a mussarela de búfala? Essa é a proposta desta receita, ideal para os dias quentes de verão.

13. Terrine de queijo: essa é uma receita que combina roquefort, parmesão, cream cheese, ricota, azeite e temperos. A cobertura fica por conta de mel e castanhas. Como essa é uma opção que não precisa ir ao forno, a espera é apenas de 4 horas, tempo que o prato deve ficar na geladeira antes de ser servido.

14. Terrine de queijo, figo e nozes: usar queijo, figo e nozes como principais ingredientes para o preparo da sua terrine pode ser uma ótima pedida para uma opção com um toque mais sofisticado e cheia de personalidade. Com um modo de preparo simples, você pode se surpreender com o sabor final do prato.

15. Terrine de roquefort: para fazer essa receita em casa, é preciso forrar uma forma com filme plástico. Depois disso, amasse mascarpone com figos e mel. Essa massa será usada para intercalar as camadas do prato com o queijo roquefort. Aqui, a terrine deve ficar por apenas 1 hora na geladeira.

16. Terrine caprese: essa é uma receita de terrine que é composta por três camadas diferentes – uma de biscoitos com manjericão e azeite, outra de mussarela de búfala e a última é feita com tomates. O resultado além de muito charmoso, fica com um sabor incrível.

17. Terrine de berinjela: essa é uma receita em que a berinjela é assada antes de ser usada para o preparo do prato, o que faz com que ele fique com um gostinho único. Para quem quer uma opção com sabor marcante, essa terrine pode ser a pedida ideal.

Terrines doces

Foto: Reprodução / gastrolândia

18. Terrine três chocolates: para essa receita, são usados os chocolates ao leite, branco e amargo. O trabalho não é dos menores, já que é preciso preparar três camadas diferentes, mas o resultado é uma textura sedosa e um gostinho incrível e geladinho.

19. Terrine de frutas: essa é uma opção de terrine que além de não levar ingredientes de origem animal, também é saudável. Aqui, o doce é feito apenas com amora, morango, kiwi, vinho rosé, açúcar e ágar-ágar

20. Terrine de chocolate: se você quer preparar uma receita de terrine que leva apenas 10 minutos na cozinha, essa é a receita ideal. O passo a passo consiste em bater creme de leite até o ponto de chantilly e combiná-lo com chocolate meio amargo derretido e glucose. Leve à geladeira até que a sobremesa fique durinha.

21. Terrine de figos: nessa receita, só é preciso forrar uma travessa com plástico filme, colocar os figos e cobrir com plástico. Leve ao congelador por cerca de 15 minutos. Na hora de servir, basta incrementar a fruta com coalhada seca e mel.

22. Terrine de laranja: nessa receita, uma gelatina é aromatiza com folhas de melissa fresca e fatias de laranja. É uma opção extremamente simples, mas ideal para quem não tem tempo na cozinha e quer uma sobremesa bem refrescante.

23. Terrine de morango: essa é uma sobremesa que leva uma gelatina japonesa, o katen, também conhecido como ágar-ágar. Além dele, você só vai precisar de frutas frescas e um suco natural de sua preferência.

24. Terrine quatro frutas: essa é uma receita de terrine que conta com duas camadas diferentes, uma mais gelatinosa e a outra cremosa. Para quem gosta de mesclar texturas diferentes, essa opção de sobremesa pode ser uma excelente escolha.

25. Terrine de maçã: essa é uma opção de sobremesa que combina maçãs com queijo camembert. Para quem gosta de pratos agridoces e que não dão quase nada de trabalho para ser feito, essa receita pode ser a opção ideal para ser testada em casa.

Preparar sua própria terrine em casa não precisa ser uma tarefa difícil. Além disso, esse é um prato muito versátil, que pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo sobremesa. Se você gosta dessa textura, pode querer conferir algumas receitas de patê para quebrar o galho na hora da fome.

PARA VOCÊ