15 receitas saudáveis e divertidas para as crianças ajudarem a preparar

Escrito por    

A busca por receitas saudáveis é sempre um cuidado necessário para quem tem filhos pequenos e, consequentemente, o desafio de manter uma alimentação mais saudável e divertida.

Continua após o anúncio

A chegada cada vez mais recorrente das comidas industrializadas e das lojas especializadas em fast-food é uma dificuldade para os pais.

Uma alternativa para não deixar a saúde de lado é pensar em possibilidades de lanches rápidos, fáceis e coloridos, que podem ser saborosos em diversos momentos do dia. Então, confira 15 dicas de receitas para as crianças, que além de fazerem bem, podem ser feitas com a ajuda dos pequenos.

1. Danoninho vegano

O danoninho de morango é um dos mais conhecidos pelas crianças. Mas essa versão caseira, além de trazer mais nutrientes, é uma ótima opção aos intolerantes à lactose, já que leva tofu e leite de coco, ao invés do iogurte tradicional.

2. Hambúrguer de grão de bico

O hambúrguer é um clássico do fast-food, mas para quem quer uma receita um pouco mais saudável (e vegana), esse hambúrguer de grão de bico assado pode ser uma boa escolha.

3. Panqueca de maçã

As panquecas são um clássico de todo café da manhã. Nessa receita, elas são feitas com farinha integral e cobertas com maçã, que podem acompanhar creme de avelã ou mel.

Continua após o anúncio

4. Gelatina de maracujá na casca

Com a chegada do verão, é sempre bom pensar em algo refrescante. Que tal uma gelatina de maracujá? Ela pode ficar melhor ainda se servida dentro da casca da fruta, com sementes de gergelim que simulam as sementes originais.

5. Creme de abacate

Frutas são sempre uma boa escolha, mas quando elas aparecem de um jeito diferente, podem ficar ainda mais gostosas. É o caso do abacate presente nesse creme supercremoso!

6. Muffin de cenoura

Muffins são bolinhos sem cobertura bem tradicionais em cafés da manhã americanos. Essa versão salgada traz o sabor e a cor vibrante da cenoura e um recheio cremoso de cream cheese e presunto.

7. Arroz colorido

Foto: iStock

Soltar a imaginação é sempre uma boa ideia para aproveitar os benefícios dos alimentos! Um bom truque é preparar um arroz colorido, que além de nutritivo, chama a atenção dos pequenos.

Continua após o anúncio

8. Biscoito de banana e aveia

Estes biscoitinhos levam poucos ingredientes e são uma ótima opção para um docinho sem exageros. A combinação de banana, aveia e canela é deliciosa e combina com as pausas para um lanchinho.

9. Granita de melancia

A granita de melancia é uma sobremesa simples e refrescante, ideal para aliviar o calor nos dias mais quentes. A versão sem álcool dos flocos de gelo com sabor melancia são acompanhados de suco de laranja.

10. Macaron de figo e framboesa

O docinho franceês é composto por dois biscoitos coloridos de farinha de amêndoas com recheio molhadinho. Nessa versão especial para o Halloween, ele é feito de figo e framboesa com balas de gelatina de amora.

11. Bolacha de alfarroba e canela

A alfarroba tem o gostinho, a cor e a consistência semelhantes aos do chocolate, mas sem tanta gordura. As bolachinhas dessa receita trazem uma textura suave e macia e um sabor intenso. Experimente!

12. Snack de grão de bico

Uma boa alternativa aos salgadinhos instrustrializados é a versão mais saudável e natural dos snacks de grão de bico. A combinação dos temperos formam uma casquinha crocante e saborosa.

13. Smoothie de morango e jabuticaba

Com morango, jabuticaba e água, essa versão de smoothie é perfeita para ser degustada em uma alimentação saudável. Além de simples e cheio de fibras, o resultado é uma graciosa coloração arroxeada.

14. Picolé caseiro de frutas

Esses picolés são ideais para quem está buscando algo 100% natural e sem adição de açúcar. O sorvete é uma opção divertida e saudável para refrescar e entreter as crianças!

15. Cuca integral de uva

A cuca, de origem alemã, leva uma farofa crocante em sua superfície. Essa versão integral usa ingredientes como uva, aveia, granola, iogurte natural e chia.

Depois dessas dicas, as crianças vão poder colocar a mão na massa e aproveitar comidas saudáveis, divertidas e gostosas. O preparo dos petiscos ainda pode ser um momento de interação e diversão entre pais e filhos!

PARA VOCÊ