12 receitas para dieta cetogênica com quantidade de carboidratos reduzidos

Escrito por                          

Na dieta cetogênica, o consumo de carboidratos é extremamente reduzido. Como eles são fonte de energia, o corpo começa a buscar por outro combustível. E é aí que ele começa a usar a gordura no lugar dos carboidratos. Por isso, alimentos ricos em gordura são abundantes no cardápio. Agora que você já conhece um pouco sobre a dieta, confira receitas para testar em casa:

1. Tomate recheado

Rechear tomate com carne moída é uma boa pedida para quem quer um prato saboroso. Essa é uma combinação que não dá muito trabalho para ser feita e pede uma lista de ingredientes bem curtinha. Para melhorar ainda mais, você pode comer o tomate recheado como lanche ou até mesmo como acompanhamento nas suas refeições principais.

2. Maionese cetogênica

Nessa receita, ovos, mostarda dijon, limão, sal e pimenta-do-reino são batidos em um liquidificador ou processador. Quando a textura estiver homogênea, é preciso ir adicionando azeite aos poucos até que a maionese fique bem durinha. Confira as quantidades e dicas de preparo no vídeo.

3. Canja cetogênica

Uma canja de galinha cai muito bem naqueles dias que pedem uma comida reconfortante, certo? Aqui, você aprende desde como fazer um caldo de frango caseiro até o final da sopa. Com um gostinho de quero mais, essa receita não é muito trabalhosa e cai muito bem principalmente nos dias mais frios.

4. Caldo verde cetogênico

Outra ótima pedida para o inverno, essa é uma receita de caldo verde que foge do comum. Esse é um prato que, normalmente, combina batata com couve. Porém, nessa receita, a batata é deixada de lado e dá lugar para o chuchu. O resultado fica mais leve e menos calórico que na versão original, mas o sabor também fica muito bom.

5. Panqueca cetogênica

Que tal preparar uma panqueca que leva apenas dois ingredientes? É isso mesmo que você leu: você só precisa ter em mãos ovos e farinha de coco. Além disso, ainda há dicas de ingredientes que podem incrementar o sabor do prato, como frutas, por exemplo.

6. Misto quente cetogênico

Essa é uma receita em que você começa fazendo um pão de micro-ondas, o que leva apenas alguns minutinhos. Na sequência, é hora de acrescentar um recheio e levar seu misto quente para uma sanduicheira. Para melhorar ainda mais, além da lista de ingredientes, você confere opções de substituições tanto para a massa, quanto para o recheio.

7. Pizza cetogênica

Se a pizza é seu calcanhar de Aquiles na hora de seguir uma dieta, você precisa conhecer essa opção. Aqui, a massa tem couve-flor como base. O resultado pode até ser diferente da versão tradicional, porém, já te ajuda a quebrar um galho.

8. Carne para dieta cetogênica

Uma carne moída feita bem caprichadinha é um curinga na cozinha. Afinal, você pode combiná-la das mais variadas maneiras. Ela vai ao fogo junto com cebola, tomate, pimentão, pimenta, cenoura, sal e outros temperos que você preferir. Simples de ser feita, essa é uma receita que vale a pena conferir.

9. Pão cetogênico

Ovos, farinha de amêndoas, sal, orégano, nata ou requeijão e fermento em pó são os únicos ingredientes usados nessa receita. Quando a massa estiver homogênea, ela deve ser assada em um micro-ondas. A textura fica extremamente macia e o sabor incrível.

10. Pão cetogênico com frango

Nessa receita, farinha de linhaça, leite de coco, ovos, peito de frango cozido, desfiado, coco ralado, sal e fermento em pó são batidos no liquidificador. Então, a massa deve ser levada ao forno para ser assada em uma forma untada por aproximadamente 30 minutos.

11. Bolo de limão cetogênico

Com uma massa fofa e um sabor azedinho, será difícil resistir ao sabor desse bolo. Como o preparo começa com claras sendo batidas em neve, é aconselhável ter uma batedeira em mãos. O tempo no forno é de aproximadamente 35 minutos.

12. Brownie cetogênico

Textura bem densa, sabor marcante de chocolate e um toque crocante de castanhas são características que definem essa receita. Se você quer uma sobremesa que se encaixa na dieta cetogênica e que possa deixar qualquer um com água na boca, essa pode ser a opção ideal.

Não se esqueça que antes de começar qualquer dieta, é preciso conversar com um profissional para saber se ela é indicada para você. Se você quiser conhecer outras opções de pratos com poucos carboidratos, veja algumas receitas de jantar low carb.

PARA VOCÊ