Se antes sobrava arroz na geladeira, depois dessa receita, nunca mais vai sobrar! Aproveite o arroz amanhecido para fazer um bolinho de arroz com presunto, queijo, cheiro-verde e tempero a gosto. Combina muito com molho de pimenta e maionese de alho. É petisco para ver filmes, jogos ou reunir a galera.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Bata o ovo apenas para misturar a clara e a gema. Acerte a quantidade de sal a gosto (se o arroz cozido estiver bem salgadinho, diminua a quantidade). Dica: para ter uma medida rasa, passe as costas de uma faca sobre o ingrediente, que ficara bem rente à colher;
Receiteria
-
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes. Se preferir, aumente a quantidade de cheiro-verde. Se não tiver presunto, pode retirar da receita ou substituir por frango desfiado;
Receiteria
-
Com as mãos, amasse todos os ingredientes até formar uma massa homogênea, cerca de 2 minutos.
Receiteria
-
Pegue uma pequena porção da massa e modele em formato de bolinho. Não faça bolinhos muito grandes ou em tamanhos desproporcionais, pois isso dificulta na hora de fritar. Repita o processo com toda a massa;
Receiteria
-
Em uma panela média, coloque uma quantidade de óleo suficiente para os bolinhos ficarem submersos. Esquente o óleo entre 160 ºC e 170 ºC. Coloque um pedaço da massa na panela, quando ele começar a borbulhar, a temperatura está boa para fritar;
Receiteria
-
Frite os bolinhos em pequenas quantidades, entre 3 e 4 dependendo do tamanho de sua panela. Assim que eles ficarem douradinho, retire com uma escumadeira e deixe descansar em um recipiente forrado com papel-toalha. Sirva com molhos!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Nunca mais jogue arroz amanhecido fora! Essa receita é uma ótima forma para aproveite o arroz do dia anterior. Você pode substituir a mussarela ralada por queijo parmesão. Se quiser, acrescente outros ingredientes, como cenoura ralada, pimentão em cubinhos e milho. Dá para adicionar mortadela, calabresa e pedacinhos de bacon.
Se sobrar massa, você pode guardar os bolinhos modelados na geladeira de um dia para outro. Frite apenas na hora de servir, assim o bolinho não perderá a crocância. Para acompanhar, molho de pimenta, geleia salgada, ketchup e maionese verde. Pode fazer uma bacia cheia, porque não vai sobrar sequer um! Quem é da cerveja, abre uma gelada. Quem é do suco ou refrigerante enche o copo. Um cafezinho ou chocolate quente também combinam muito.
Além desse bolinho, há várias receitas com sobras de arroz, tanto doces quanto salgadas, do café da manhã ao jantar. Deixe a sua cozinha mais criativa e saborosa.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (5)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
Vilmara
22/07/2025
Reginaldo Costa Pereira
28/02/2025
Daiane
29/01/2025
Letícia Luiza Gomes Marques
25/04/2024
Cristiane
25/03/2024
Isaura Nascimento
17/09/2023