18 receitas com alface para refeições saudáveis e fresquinhas

Escrito por                          

Em dias quentes, é sempre refrescante saborear um prato frio e mais leve. Por isso, confira estas receitas com alface, que vão deixar seus dias mais fresquinhos e deliciosos! Além de preparos de saladas, com molhos cremosos e mais ácidos, a lista também possui receitas de rolinhos e wraps feitos com alface. Assim, fica fácil levar uma vida saudável!

Saladas

1. Salada Caesar: saboreie uma das saladas mais clássicas dos restaurantes na sua própria casa com esta receita, que ensina a preparar desde o molho Caesar até a montagem do prato! Perfeita para quem prefere servir a salada com molho e alguma carne, esta salada é muito saborosa e refrescante.

2. Salada de alface americana com abacate: para uma salada vegana e saudável, esta receita ensina a preparar um prato colorido e nutritivo que é delicioso e fácil de preparar. Com alface, tomate, abacate e amêndoas, a salada possui crocância e um sabor irresistível!

3. Salada Niçoise no potinho: tradicional da frança, a salada Niçoise leva ovos, folhas e bastante azeite! Nesta versão, feita no potinho, o prato ainda leva atum, tomate e cranberries, e é temperada com um molho de vinagre, azeite e molho de alho.

4. Salada de alface com morangos: deixe sua salada mais apetitosa e diferente com esta receita, feita com morangos, gorgonzola, castanhas e alface. Basta misturar os ingredientes e pronto – não precisa nem temperar! O resultado é uma salada equilibrada e inovadora, que fica bem colorida e nutritiva.

5. Salada de alface com kani e gengibre: feita com tomate seco, azeitona, gengibre em pó e kani, esta salada une os sabores de três tipos de alface: americana, roxa e mimosa. Quem adora essas folhas pode se deliciar com este prato, que ainda leva um delicioso molho com azeite e limão!

6. Salada de alface com maçã verde: com um empratamento lindo e apetitoso, esta salada une tanto o sabor quanto a cor de frutas e verduras! Com alface, rúcula, erva-doce e maçã verde, a salada fica bem verdinha e com um sabor agridoce que conquista os mais diversos paladares.

7. Salada de alfaces e tomate seco com molho de mostarda e mel: para um sabor refinado e mais docinho, a dica desta receita é preparar um molho com mostarda, azeite, mel, limão e sal – assim, as folhas ficam adocicadas e um pouco ácidas, perfeitas para equilibrar refrescância e sabor.

8. Salada de alface com grão-de-bico: uma ótima opção para quem quer saborear a salada como prato principal é adicionar ingredientes que ajudam a sustentar a saciedade por mais tempo, como o grão-de-bico. Assim, é possível seguir uma dieta mais saudável e incrivelmente deliciosa!

9. Salada de alface, manga, parma e sorvete de limão: aprenda a deixar sua salada muito mais refrescante com esta receita, que ensina a servir as folhas de alface acompanhadas de sorvete de limão, frutas tropicais e sementes de girassol. Além disso, o molho agridoce ajuda a compor o sabor e deixar tudo ainda melhor.

Receitas variadas

10. Rolinho de alface: uma ótima ideia de lanche da tarde para quem procura uma dieta mais saudável e leve é esta receita de rolinho – basta enrolar presunto, queijo, cenoura, milho e palmito em folhas de alface!

11. Wrap de alface com frango: prepare uma verdadeira refeição com esta receita, que é feita com alface iceberg e peito de frango grelhado! Para trazer suculência e sabor, o preparo ainda leva um molho feito com óleo de gergelim torrado, molho de soja e azeite de oliva.

12. Wrap de alface com frango, pera e amêndoas: traga um sabor agridoce e crocante para o seu wrap de alface com esta receita, que leva pera, salsão, cranberry, amêndoas, frango, pepino, tomate-cereja e, é claro, alface. Basta misturar os ingredientes e, por último, enrolar tudo nas folhas da alface!

13. Minialface com creme de queijo emmental: sirva aperitivos leves, diferentes e criativos com este preparo! Basta utilizar folhas pequenas de alface americana e recheá-las com um creme feito com nozes pecan, cream cheese, iogurte, queijo emmental, uvas-passas e tomates-cereja!

14. Rolinhos vietnamitas: prepare rolinhos diferentes e criativos utilizando o papel de arroz para enrolar! Basta hidratá-los em água morna e, em seguida, adicionar o alface, pepino, cenoura, hortelã e presunto. Daí, é só enrolar e saborear um rolinho refrescante e muito saboroso!

15. Alface com ervilhas e cebolinha: nesta receita, o alface e a ervilha são refogados com manteiga, azeite e farinha. Assim, o sabor fica ainda melhor e é possível servir o refogadinho como acompanhamento de uma refeição quente, por exemplo! Versátil e saborosa, esta receita vai conquistar o seu paladar.

16. Sopa de inhame com alface: mesmo que seja geralmente utilizado em saladas e pratos frios, o alface é muito versátil e pode ser ingrediente de pratos quentes, como sopas e refogados! Nesta receita, basta refogar o inhame e a alface, adicionar o caldo de legumes e, depois, bater tudo no liquidificador.

17. Enroladinho de alface: com apenas 4 ingredientes – alface, milho, frango e requeijão. Basta misturar os três últimos e, em seguida, utilizar a folha de alface para enrolar tudo. O resultado é um rolinho diferente, crocante e muito saboroso!

18. Lasanha de alface: aprenda uma forma criativa, diferente e saudável de preparar a lasanha: em vez da tradicional massa, utilize a folha de alface! Servido gelado, este prato é uma ótima ideia para quem quer saborear uma refeição refrescante e, ao mesmo tempo, bem saborosa.

Aproveite o calor para preparar estas receitas de saladas simples, saladas para churrasco ou salada no pote!

PARA VOCÊ