27 receitas com massa de pastel para inovar da entrada à sobremesa

Escrito por                          

Massa de pastel é um ingrediente muito versátil, sempre bom de ter em casa. Pode ser frito ou assado. Vira, claro, pastel e pastelão, mas também lasanha e rondelli. E não só. As possibilidades com massa de pastel são inúmeras e vão desde a entrada até a sobremesa.

Salgada, doce, para o lanche ou um jantar cheio de sustância, listamos algumas receitas para você se inspirar e ficar com vontade. Confira!

Petiscos

1. Cones de massa de pastel recheados com carne seca e requeijão: essa receita é daquelas curingas, que servem para vários momentos, aceitam diferentes sabores, são ideais para quando temos pouco tempo para ficar na cozinha, e deixam bastante espaço para a criatividade. Basicamente, você só precisa enrolar tiras de massa de pastel para formar cones, assá-los por uns 30 minutos e recheá-los. Nesse caso, o recheio é uma combinação suculenta de carne seca com requeijão.

2. Cestinhas de massa de pastel: opção fácil de fazer, barata e que pode ser uma entrada bem bonita para quando você for receber seus amigos. Corte pequenos quadrados de massa de pastel, coloque-os em forminhas de empada, faça furos na massa, pincele azeite e leve para assar por cerca de 15 minutos. Você pode preparar pastas e recheios variados para as cestinhas!

3. Cestinhas de bacalhau: o recheio de bacalhau com leite de coco, molho de tomate e temperos valoriza bastante a cestinha de massa de pastel. É uma opção que fica bonita e gostosa, com sabor de dia especial, mas com preparos do dia a dia.

4. Cestinhas de lasanha: há muitas receitas elegantes, com ingredientes diferentes, mas às vezes o que a gente mesmo é sabor de comida caseira, comida que traz conforto. E a combinação de mussarela com presunto, molho bolonhesa e parmesão é imbatível nesse quesito!

5. Tortinhas de bacon: outra opção de petisco ou entrada são essas tortinhas salgadas. Você assa pequenos pedaços da massa de pastel dentro de formas de empadinha. No recheio, um creme de bacon com cebola, milho, cheiro-verde, leite, ovos, parmesão e sal e pimenta. Não vai sobrar nenhuma, pode ter certeza.

6. Rolinhos de queijo e tomate: mais uma combinação insuperável, queijo e tomate. Pequenos retângulos de massa de pastel recheados, enrolados e assados. A receita é tão simples que não tem muito mais o que dizer. Só que é deliciosa!

7. Rolinhos empanados de presunto e queijo: pastel de presunto e queijo é bom. Um rolinho empanado de presunto e queijo é melhor ainda! Você só precisa de massa de pastel, presunto e queijo para rechear, e leite, farinha de rosca e parmesão ralado para empanar. Aí é só fritar e se deliciar com esse lanche com cara e gosto de festa de criança.

8. Enroladinho de salsicha: outro clássico infantil, o enroladinho de salsicha ganha sua versão com massa de pastel. Muito mais prática de fazer do que a empanada, mas igualmente deliciosa!

9. Pastelão assado de carne moída e ovo: um clássico entre os clássicos é o pastel de carne moída com ovo. Nessa versão, ele é assado e não frito. Ou seja, mais saudável, maior e tem bastante queijo – por favor, quero!

Pratos

iStock

10. Lasanha de abobrinha com massa de pastel: daquelas receitas que nos trazem a dúvida “por que nunca pensei nisso antes?”. Fazer lasanha com massa de pastel dá muito certo. Nesse caso, o recheio é de abobrinha, creme de ricota temperado e queijos, mas você pode fazer com seu recheio preferido.

11. Rondelli de brócolis com ricota com massa de pastel: outra versão de prato italiano com massa de pastel são os rondelli, rolinhos recheados envoltos em molho. Essa receita tem um recheio incrível, feito com brócolis, ricota, mussarela, catupiry, parmesão, molho de tomate, molho branco, cebola, sal, orégano e cheiro-verde.

12. Trouxinha de massa de pastel recheada: é impossível ver essa receita, o queijo derretido, elástico, e não salivar. A sorte é que, como todas as receitas desta lista, é muito fácil de fazer! Então, pegue a massa de pastel, o molho de tomate, requeijão, presunto, muçarela e orégano e mãos à obra.

13. Travesseiro de massa de pastel: parece um travesseiro fofo, mas é massa de pastel cheia de recheio. No caso, linguiça calabresa, cebola, tomate, mussarela, catupiry e temperos. Não é um travesseiro de verdade, mas faz sonhar!

14. Canelone com massa de pastel: nessa receita, rolinhos de massa de pastel com queijo e presunto são assados sobre uma cama de molho de tomate e cobertos com creme de leite e mais molho de tomate. Uma versão bem rápida e prática de canelone.

15. Torta de massa de pastel: além da massa de pastel, essa torta leve um creme à base de leite, ovos, mussarela e parmesão, e o recheio de presunto, tomate, cebola, azeitona, salsinha e pimenta. Tudo isso montado em camadas e gratinado no forno.

16. Pizza de salsicha feita com massa de pastel: essa receita pode ser descrita como “uma pizza de queijo e salsicha com borda recheada de salsicha”. E se as palavras salsicha, queijo e massa de pastel não despertam seu apetite, não sei o que poderá despertar.

17. Rocambole sabor pizza: um lanche ótimo para matar a fome e a vontade de comer algo gostoso sem precisar de passar horas preparando receitas complexas. E você ainda pode congelar para ter pronto nos dias em que chega em casa cansado e sem coragem de encarar o preparo de nada. É muito simples, você cobre a massa de pastel com molho, queijo, presunto, orégano e manjericão, enrola essa massa e assa por alguns minutos numa forma untada com azeite e coberta por papel alumínio. Fácil, fácil. E delicioso.

18. Rocambole de massa de pastel com molho: bem recheado, com pasta de requeijão, mussarela, presunto, milho e tomate, esse rocambole é assado com um pouco de molho, o que garante que o prato fique bem úmido e tenha ainda mais sabor. Mas, se você preferir sem molho, também fica bem gostoso.

Sobremesas

19. Cannoli com creme de ricota: sobremesa tradicional italiana que está caindo nas graças dos brasileiros, cannoli são tubos de massa frita recheados com creme de ricota. Usar massa de pastel deixa essa receita muito fácil. E mesmo se você não tiver cilindro de metal para moldar a massa, você pode usar um rolo de papel alumínio.

20. Tortinhas de limão: a infalível tortinha de limão ganha uma versão ainda mais fácil de fazer. Nada de preparar a massa para torta. Massas de pastel assadas em forminhas servem de base. O recheio é o tradicional – leite condensado e suco de limão. Somando todo o tempo que leva para preparar essa sobremesa, é capaz de você comer todas as tortinhas antes de começar a refeição.

21. Tortinhas light de banana: se você quer algo doce, rápido e prático, mas não pode abusar do açúcar e das calorias, essa tortinha é para você. A massa de pastel é assada em formas de empadinhas e recheada com creme de ricota light e rodelas de banana nanica grelhadas com mel e água. Agora, se você puder abusar, a sugestão é comer com uma bola de sorvete.

22. Cestinha de ganache: ganache é daqueles ingredientes que transformam qualquer sobremesa em algo bonito. Sem falar no sabor, que deixa tudo chocolatudamente delicioso. E o contraste de texturas entre a crocância da cestinha e a cremosidade da ganache garante que essa sobremesa seja completa. Não falta nada!

23. Rolinhos de banana com Nutella: aqueles rolinhos chineses, bem sequinhos e crocantes, numa versão doce. Recheados com banana com Nutella. É a definição de golpe baixo! São tão fáceis de fazer que vai ser difícil não querer fazer (e comer, claro!) sempre.

24. Rocambole de banana com açúcar e canela: banana amassada, queijo mussarela, açúcar e canela. Quentes. Dentro de uma massa crocante. É só cobrir a massa com o recheio, enrolar e assar por uns 30 minutos (na primeira metade do tempo, o rocambole deve estar coberto por papel alumínio). Não há um erro sequer nessa receita!

25. Canudo de doce de leite com massa de pastel: pode parecer trabalhosa, mas essa receita é bem simples. Você só precisa cortar a massa de pastel em tiras, enrolá-las num cone de metal e fritar. Depois é só esperar esfriar e rechear com doce de leite. Difícil é comer um só!

26. Canudo de doce de leite com sorvete: versão mais incrementada da receita anterior, essa sobremesa tem sabor de infância. Massa de pastel com doce de leite, sorvete e canela. Faz qualquer criança feliz! E adultos também, já que o doce tem diferentes sabores e texturas. Uma sobremesa simples, mas completa!

27. Queijadinha na massa de pastel: sobremesa das antigas, mas sempre deliciosa, a queijadinha precisa de poucos ingredientes (coco ralado, leite condensado e gemas) e tem preparo muito simples. A massa de pastel serve de base e deixa a apresentação mais bonita.

Agora que você já viu muitas opções de pratos com massa de pastel, que tal conhecer as possibilidades de outra massa? Conheça nossa seleção de receitas com massa folhada!

PARA VOCÊ