16 receitas de angu que valem a pena fazer em casa

Por
Atualizado em 10.12.21

Prato tipicamente brasileiro, o angu é a mistura de fubá, água e temperos para deixar a mistura mais aromática e saborosa. Mas se engana quem acredita que o angu é feito somente com a farinha de milho: é possível prepará-lo com farinha de mandioca e também de arroz, o resultado fica excelente.

Publicidade

A tradição do angu chegou aqui na época dos escravos, era o principal alimento deles e se espalhou por todo o país, principalmente no sertão nordestino, onde foi criada o famoso angu à baiana. O angu pode ser feito de diversas maneiras: mole, com um caldo ou duro com mais ingredientes – que é a chamada polenta, também muito consumida em todo o país.

Veja abaixo, algumas receitas feita com esse simples prato de fubá com água e alguns temperos.

Pastel de angu

1. Pastel de angu com carne moída: o pastel de angu é uma tradição muito forte no Brasil, principalmente em Minas Gerais, onde ficam os chamados originais. O principal recheio que é colocado nessa iguaria é exatamente a carne moída e fica perfeitamente gostoso.

2. Pastel de angu com carne moída e queijo: nessa receita, você vai aprender a fazer o pastel de angu tradicional, só que em vez de ir apenas a carne moída, um adicional de queijo surge para dar aquela suculência a mais ao prato. Fica delicioso para um lanche da tarde.

Publicidade

3. Pastel de angu com vários recheios: agora que você aprendeu a fazer o pastel de angu de carne moída e de queijo, é hora de saber como colocar os outros sabores que desejar na sua receita. Sinta-se livre para improvisar e trazer novidades para esse delicioso prato.

Tradicionais

4. 4. Angu sem caroço: essa receita é um prato bem tradicional no país. O termo “sem caroço” é por conta da cremosidade do angu que é feito com manteiga, caldo de carne, parmesão, água e canela. Fica delicioso, um sabor sem igual.

5. Angu feito com jeito de mãe: esse angu é feito com azeite, alho picado, água, caldo de legumes, fubá e um molho com linguiça calabresa que cai perfeitamente bem com esse prato. Muito simples e rápido de ser preparado. Fica uma delícia que você vai querer repetir várias vezes.

Publicidade

6. Angu de milho verde: nada melhor do que juntar duas paixões gastronômicas no mesmo prato, é assim com o angu e o milho de verde. Você vai usar sete espigas, muitos temperos e a manteiga para poder preparar esse delicioso prato.

7. Angu com molho shimeji: muita gente não gosta de colocar cogumelos em seus pratos, mas neste caso deveria experimentar o quão apetitosa essa receita fica. Ela usa limão e shoyu para dar um sabor especial e fica sensacional.

Refeições com angu

8. Angu com frango com quiabo: o frango com quiabo é uma paixão nacional que está no prato dos brasileiros há muitos anos. Se for feito ainda com o adicional de um angu bem temperado e cremoso, fica melhor ainda. É isso que essa receita te ensina a fazer.

9. Escondidinho de angu: o escondidinho é um prato muito diversificado, que pode ser feito com diferentes tipos de massa para chegar ao seu ponto ideal. E com o angu ele também dá certo e o sabor se torna inesquecível para quem prova dessa iguaria.

10. Costelinha com angu: essa receita passa por diversas etapas, é um pouco complicada de ser feita. Primeiro você vai brasear a costelinha, depois fazer o angu, a farofa e, por último, o molho de pequi e os chips de jiló. Fica deliciosa, mas é preciso ter tempo para realizar da forma correta.

11. Frango com quiabo II: outra possibilidade de um prato de frango com quiabo para você experimentar e fazer em casa. O angu vai bem cremoso por baixo do prato para harmonizar com a carne e com os temperos. A dica é comprar um frango caipira inteiro e depois retirar as partes que for utilizar.

Angu à baiana

12. Angu com molho de linguiça: o angu à baiana é um prato que já tomou conta de todo o país, em alguns lugares ele é chamado de polenta cremosa, diferente daquela com textura mais dura. Este prato, por exemplo, é feito com molho de linguiça e fica maravilhosamente delicioso.

13. Angu com ragu de fraldinha: receita muito boa, mas que precisa de bastante preparo para ser bem executada. Além da hora de fazer é preciso tomar alguns cuidados, como comprar a carne mais limpa, ou você mesmo fazer a limpeza e ficar atento ao ponto do cozimento.

14. Angu com molho de frango: o frango é uma carne que combina muito com o angu. No caso dessa receita, o molho é feito com peito de frango em cubinhos, cebola, alho, caldo de galinha, shoyu, tomate, molho de tomate e temperos. Fica deliciosamente gostoso.

Publicidade

15. Angu vegano: se você não come nada de origem animal, está aí uma receita de angu feita perfeitamente para o seu estilo de vida. Você vai usar o fubá, água, alho, creme de cebola, proteína de soja, molho de tomate, azeitonas, ervilha e temperos.

16. Angu com carne moída: por fim, o mais tradicional entre todos os angus à baiana existentes neste país. A receita é bem simples, tanto que é copiada em cada canto do território nacional. Basta fazer o angu bem temperado e adicionar o molho de carne moída com temperos e está tudo pronto para ser devorado.

A história do angu mostra a importância do fubá em um período que boa parte das crianças deste país morriam subnutridas e desnutridas. Ele foi a salvação no sertão nordestino e agora é uma realidade muito melhor, mais bonita e gostosa na mesa de todos os brasileiros.