5 receitas de leite de aveia para substituir o de vaca

Por
Atualizado em 21.01.20

Quem segue alguma dieta específica, é intolerante a lactose ou não consome nenhum tipo de produto de origem animal pode encontrar dificuldades na hora de substituir o leite de vaca, já que os leites vegetais industrializados podem ser muito caros e vir com uma quantidade de conservantes muito grande.

Publicidade

Fazer o próprio leite vegetal é uma saída muito mais saudável, gostosa e barata. Um dos mais fáceis de fazer em casa é o leite de aveia, que leva dois ingredientes bases: a aveia e a água.

Se você quer preparar essa bebida, confira uma lista com cinco opções diferentes:

1. Leite de aveia com flocos finos e farelos

O leite de aveia tem um sabor neutro e é ótimo para tomar puro ou usar para preparar outras receitas. Além disso, ele é muito consistente e muito simples de fazer. Essa versão leva apenas água morna, farelo de aveia e aveia em flocos. O leite fica pronto em menos de cinco minutos e você vai adorar!

Publicidade

2. Leite de aveia cremoso

Para essa receita, você vai precisar de gelo, aveia em flocos e água filtrada. O preparo é simples: coloque a aveia e a água e deixe de molho por uma hora em um liquidificador. Acrescente as pedras de gelo e bata até ficar uniforme. Por último, coe em uma peneira.

Publicidade

3. Leite de aveia com baunilha

Aqui, o toque especial fica por conta da baunilha. Em uma tigela, coloque a aveia e acrescente a água para hidratar por uma hora. Depois, leve essa mistura para um liquidificador, acrescente os cubinhos de gelo e a baunilha, que deixa o leite com um sabor parecido com o de vaca. Coe e está pronto!

4. Leite de aveia gelado

Se você gosta de um leite de aveia menos viscoso, a dica é adicionar alguns cubinhos de gelo na hora de bater. Depois de um tempo, ele acaba engrossando, então, se preferir, adicione mais água para ele ficar mais diluído. O leite dura até três dias na geladeira e um mês no freezer.

5. Leite de aveia com tâmaras

Que tal preparar um leite de aveia com um gostinho a mais? Nessa receita, a tâmara dá um toque especial ao leite e é superfácil de fazer. Deixe a aveia e as tâmaras de molho. Depois de uma hora, leve ao liquidificador com mais água, essência de baunilha e uma pitada de sal para intensificar os sabores. Coe bem e sirva!

Publicidade

O leite de aveias é o leite vegetal mais simples de fazer. Ele é versátil e muito bom para usar em outras receitas, doces ou salgadas. Experimente a sua versão preferida e se surpreenda com o resultado!