14 receitas de molho de maracujá para incrementar carnes e saladas

Escrito por                          

Se você vai preparar uma carne assada e quer incrementá-la, ou deseja dar um brilho diferente para a sua salada tradicional, considere preparar uma dessas receitas de molho de maracujá para acompanhar. Incrivelmente fáceis de fazer, elas também são bastante gostosas e conseguem dar contraste de sabor aos preparos. Você, sem dúvidas, vai adorar!

1. Molho de maracujá simples

Em uma panela quente, coloque suco de maracujá concentrado, água filtrada, amido de milho e açúcar fit – que não tem o gosto forte de adoçante, mas também não é tão calórico quanto o açúcar branco – e mexa até que a mistura atinja a textura desejada. A sugestão é servir um peixe nobre, como o salmão, acompanhado desse molho.

2. Molho de maracujá para salmão

Quer testar uma outra versão de molho de maracujá, com sabor levemente diferente, para acompanhar filés de salmão? Essa receita é feita apenas com polpa de maracujá, água, amido de milho e sal. Comece misturando os ingredientes ainda frios e, depois, ferva no forno até engrossar e reduzir. Muito simples, né?

3. Molho de maracujá com açúcar para salmão

Aqui, a proposta é misturar suco concentrado de maracujá com a polpa da fruta para dobrar o sabor do molho! É importante adicionar um pouquinho de açúcar, já que o maracujá é bastante amargo, e também uma pitadinha de sal, já que esse molho é feito para acompanhar pratos salgados. Manteiga gelada e amido de milho completam o preparo.

4. Molho de maracujá para carnes

Está planejando assar uma carne no seu domingo? Aproveite as sobrinhas que ficam na assadeira para fazer esse molho de maracujá, que é perfeito para acompanhar seu prato principal. Os outros ingredientes necessários para a receita são água, maracujá, amido de milho, sal e margarina ou manteiga. Confira!

5. Molho de maracujá para churrasco

Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter. Acrescente o maracujá e leve a panela para a churrasqueira – se você preferir também pode utilizar o fogão normal. Depois, retire o molho do calor e adicione creme de leite. Misture bem e sirva sobre suas carnes de churrasco.

6. Molho de maracujá para peixe com creme de leite

Com polpa de maracujá batida sem sementes, manteiga com sal, água, açúcar e creme de leite sem soro, você prepara esse molho. Leve os quatro primeiros ingredientes ao fogo e cozinhe por 10 minutinhos. Então, acrescente o creme de leite e misture bem, até ficar homogêneo.

7. Molho de maracujá para frango

Quer deixar seu filé de frango mais saboroso? Esse molho é feito com apenas três ingredientes e vai te deixar com água na boca. Em uma frigideira, coloque a manteiga junto com a polpa de maracujá e acrescente sal a gosto. Depois basta levar ao fogo e mexer até que o molho dê uma encorpada. Prontinho, sirva por cima da carne branca!

8. Molho de maracujá para salada com tahine

Não são só as carnes que podem ser incrementadas com molho de maracujá, as saladas também ficam deliciosas! Aqui, além do maracujá, o tahini é o outro protagonista da receita. Separe também limões, manjericão e sal. Para executar o preparo, é só bater todos os ingredientes juntos e de uma vez no liquidificador.

9. Molho de maracujá com cachaça e pimenta

O molho de maracujá, nessa opção, é feito de forma diferente. Perfeito para acompanhar pernil de porco, ele tem seus ingredientes adicionados à carne ainda crua, em uma marinada. É simples: basta pegar um saco plástico, colocar a carne escolhida e acrescentar os maracujás sem casca, a cachaça, o alecrim, o louro e as pimentas dedo-de-moça e deixar o sabor ser absorvido por aproximadamente seis horas.

10. Molho de maracujá para para lombo

Em um liquidificador, disponha os alhos picados, a cebola picada, o suco de limão espremido, o suco concentrado de maracujá, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino e bata todos os ingredientes por dois minutinhos. Na hora de usar a mistura, faça furinhos na carne que você for incrementar, coloque-a em um saquinho plástico, adicione o molho e também deixe marinar por duas horas antes de assar.

11. Molho de maracujá cremoso para peixe

Como esse molho é feito para acompanhar peixe grelhado, aproveite a frigideira com azeite que você usou para grelhar sua carne branca. Nela, adicione creme de leite, a polpa da fruta do maracujá e um tiquinho de açúcar para cortar a acidez, se você achar necessário.

12. Molho de maracujá com tomilho e noz-moscada

Para o preparo desse molho, você vai precisar de maracujá maduro, creme de leite, manteiga, ramos de tomilho, cebola, água, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Misture a polpa da sua fruta com a água para formar um suco concentrado e leve-o para cozinhar em uma panela com a manteiga e com a cebola. Adicione os outros ingredientes seguindo as instruções do vídeo.

13. Molho de maracujá com mel

Conheça esse delicioso molho de maracujá com mel. Em uma vasilha, coloque a polpa da sua fruta, mel, manteiga e sal e mexa bem até dissolver todos os ingredientes. O resultado é incrível e fica perfeito para acompanhar peixes – principalmente peixes como o salmão, que são nobres e saborosos.

14. Molho de maracujá com cebola e laranja

Use uma frigideira para preparar esse molho de maracujá: coloque um fiozinho de azeite, um pouco de cebola picada, suco de laranja espremida, pimenta-do-reino, suco de limão espremido e o suco da polpa de maracujá, seguindo exatamente essa ordem, e espere o molho reduzir. Aproveite!

Se você ama maracujá e quer usar e abusar dessa fruta, confira algumas receitas de mousse de maracujá, caipirinha de maracujá e sorvete de maracujá. Vale experimentar!

PARA VOCÊ