10 receitas de pão de cebola para quem quer provar novos sabores

O pão de cebola chega para ser uma alternativa supersaborosa e saudável aos tradicionais e unânimes pães. Contrariando o que muitos pensam, o toque dado pela cebola traz aroma e textura surpreendentes.

Publicidade

Esse tipo de pão pode ser consumido puro ou acompanhado de manteiga, margarina ou requeijão. Além disso, pode servir como base para os mais diversos sanduíches, tendo como recheio, por exemplo, queijo, presunto e rodelas de tomate.

Confira uma lista com 10 receitas de pão de cebola e se aventure descobrindo novos sabores.

1. Pão de cebola caseiro simples

Não tem dieta que resista a esse pão macio e delicioso. As cebolas são, primeiramente, levadas ao forno com azeite para perderem a crocância. Depois de misturar todos os ingredientes da massa, as cebolas devem ser adicionadas já mornas. Então, você deve modelar o pão, deixá-lo crescer por cerca de uma hora e levá-lo ao forno até ficar bem dourado.

Publicidade

2. Pão integral de cebola

A cebola dessa receita é usada na versão desidratada. Os ingredientes são todos colocados na máquina de fazer pão ou sovados à mão e deixados crescer até dobrarem de tamanho. A massa deve ser assada por cerca de 40 minutos em forno a 180°. Esse pão combina com carne, pastrami ou um queijo mais forte.

3. Pão de cebola e ervas

Publicidade

Esse pão tem aquele gostinho de casa de mãe. O toque de tempero é dado, além da cebola, pelo tomilho e pelo alecrim. A cebola é colocada refogada na massa, que é modelada em bolinhas pequenas. O sabor fica bem suave e é uma opção perfeita para comer com manteiga no café da manhã ou da tarde.

4. Pão de cebola de churrasco

Para essa receita, você pode usar o tipo de pão que quiser: francês, bisnaga e até brioche. A mistura de sopa de cebola, margarina e queijo ralado forma um creme, que é passado nos pães já abertos. Então, é só colocar no forno ou na churrasqueira até ficarem bem dourados e crocantes.

5. Pão de cebola fofinho

O pão é feito com ingredientes básicos, como leite, ovo, óleo, fermento e farinha, além da cebola, que é usada ainda crua. A massa do pão é supermacia e fica com um gostinho bem leve de cebola. Ele pode ser consumido puro ou servir como base para sanduíches mais elaborados e recheados.

6. Pão de cebola de liquidificador

Para quem não tem vocação para ficar horas sovando e esperando a massa do pão descansar por muito tempo, essa receita é perfeita. Os ingredientes são todos batidos no liquidificador, com exceção da farinha, que é incorporada depois. Após fazer as bolinhas, a massa descansa por 30 minutos e é assada em forno médio até dourar.

7. Pão de cebola fácil

Esse pão é aquela salvação para os dias de preguiça. Em um recipiente, são colocados a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Depois, são incorporados manteiga, ovo e leite. Faça as bolinhas com a massa, pincele com gema e leve ao forno, deixando assar até ficarem bem douradas.

Publicidade

8. Pão de cebola recheado com presunto e queijo

Apesar da aparência elaborada, esse pão trançado é bem fácil de fazer. Basta abrir a massa em tiras, colocar o recheio de presunto e queijo e ir cobrindo com as tiras de maneira intercalada. Depois do trançado pronto, ele é pincelado com ovo batido e salpicado com orégano e gergelim.

9. Pão de cebola com parmesão, gergelim e ervas

Esse pão é chamado também de “pão de minuto”, já que não precisa ser sovado nem é necessário esperar a massa crescer. Os ingredientes básicos da massa são misturados à cebola refogada, ao queijo ralado, ao gergelim e às ervas. Após formar uma mistura homogênea e pegajosa, forme “pingos” na forma com a colher. Depois de assado, pode ser servido com patê ou manteiga.

10. Pão de cebola sem lactose

Essa receita fácil de pão de cebola é naturalmente sem lactose. Entre os ingredientes estão ovo, óleo, cebola, fermento seco e farinha de trigo. A massa precisa ser deixada descansando por cerca de 30 minutos em local abafado. Depois, pincele com gema, polvilhe com orégano, coloque para assar e curta essa delícia.

Aproveite as receitas para usar e abusar da imaginação na cozinha. Os benefícios e sabor da cebola podem servir de desculpa para reunir a família e os amigos e degustar pratos incríveis. Você pode conferir, também, essas receitas de pão de alho ou de pães recheados.