10 receitas de pernil de Natal que vão deixar sua ceia mais saborosa

Escrito por                          

Dezembro chegou e, com isso, a preocupação para a ceia de Natal já está na cabeça de todo mundo. Reunir a família para uma confraternização exige organização e criatividade, não é mesmo?

É importante pensar em um cardápio muito gostoso para esse dia, então, que tal optar por um clássico? Seja ele de carne de porco ou cordeiro, o pernil é um dos pratos mais procurados nessa época do ano!

Por isso, aproveite para escolher uma das receitas desta seleção para deixar o seu Natal bem mais saboroso. É só caprichar na apresentação e se preparar para a comemoração mais querida de todas!

1. Pernil com farofa de banana e castanhas

Clássico do Natal, esta receita ensina a fazer um pernil bem temperado e molhadinho. A farofa de banana é muito fácil de preparar e completa a receita perfeitamente. Coloque, também, castanha-de-caju em pedaços não muito pequenos para ficar crocante. O prato serve de 4 a 6 pessoas.

2. Pernil de cordeiro assado com vinho branco

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Uma versão um pouco mais requintada do tradicional prato natalino, esse pernil de cordeiro é assado com vinho branco, mostarda, salsão e ervas. Use o caldo da carne como molho, fica uma delícia!

3. Pernil assado com abacaxi

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

O azedinho do abacaxi e o pernil de porco formam a combinação perfeita para servir na mesa de Natal. Essa receita é bem fácil e permite que cozinheiros de primeira viagem façam muito sucesso e surpreendam a família toda na hora da ceia. Confira como fazer!

4. Pernil assado com farofa de damasco

Foto: iStock

Nessa receita, o pernil é temperado com vinho tinto, shoyu e ervas. Para acompanhar, faça um molho com o caldo extraído do próprio pernil, acrescente alguns ingredientes e sirva junto com a farofa de damascos e uvas passas.

5. Pernil com molho de laranja

Foto: Reprodução / TEMPERARIA

O segredo da receita, para deixar a carne mais gostosa e suculenta, é temperar bem, marinar e assar pelo tempo certo. Para fazer o molho de laranja, você vai precisar do suco da fruta, vinho branco, pedaços do pernil assado e mais alguns temperos. Sirva o molho a parte, só para quem quiser!

6. Pernil recheado com azeitonas

Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS

Um pouco mais elaborada, essa receita vai encantar seus convidados da ceia de Natal. A ideia é que o recheio de azeitonas seja o grande protagonista do prato, por isso, utilize temperos mais leves como alecrim. Experimente!

7. Pernil de cordeiro aromático

Foto: Reprodução / figos e funghis

A escolha da carne de porco ou de cordeiro vai muito da preferência de cada família, por isso, essa seleção conta com ambas as opções. Nessa receita, o cordeiro é temperado com ervas finas e lemon pepper. Aproveite!

8. Pernil assado simples

Vai fazer o pernil pela primeira vez? Então acompanhe este passo a passo para fazer a receita mais básica da carne. Os ingredientes do tempero são simples: alho, cebola, vinho ou cerveja, limão, sal e orégano.

9. Pernil de porco marinado

Fácil e prática, essa receita de pernil de porco marinado fica deliciosa e crocante. A marinada faz com que, depois de assado, o pernil fique com aquela crosta crocante, como um torresminho. Aproveite!

10. Pernil de cordeiro com molho de hortelã

Essa receita é um clássico e pode ser feita não só no Natal como em qualquer outra ocasião em família. O pernil de cordeiro fica macio e suculento e combina perfeitamente com o molho de hortelã. É aposta certa para sua ceia!

Agora que o prato principal de sua ceia de Natal já está escolhido, confira também receitas de sobremesa para preparar para o Natal. Não se esqueça de fazer uma decoração natalina e providenciar um ambiente harmonioso e festivo para todos nessa data tão especial.

PARA VOCÊ