20 receitas de salada russa que você precisa experimentar agora mesmo

Escrito por                          

A salada russa nada mais é do que uma salada de batata ou maionese, como também é conhecida. Ela costuma ter como ingredientes principais batata, ervilha, cenoura e maionese. Porém, é possível fazer adaptações para obter um resultado com os sabores que preferir, seja trocando alguns ingredientes ou até mesmo acrescentando outros. Para aprender a preparar essa delícia, confira as receitas abaixo:

Receitas de salada russa básicas

1. Salada russa rápida: se você está com pouco tempo para cozinhar, essa pode ser a receita perfeita. Aqui, a sugestão é combinar batatas cozidas e levemente amassadas com maionese, seleta de legumes, milho, salsinha, mostarda e sal.

2. Salada russa simples: essa receita tem a batata como protagonista e também conta com outros legumes, como cenoura e vagem. Além disso, palmito, milho, uva-passa e azeitona são ingredientes que ajudam a dar mais cor e sabor ao prato. É claro que maionese e temperos também entram em cena. Mesmo simples, o resultado é colorido e saboroso.

3. Salada russa low carb: nessa receita, você aprende desde o preparo de uma maionese caseira, até a finalização da salada. A maionese é feita com creme de leite, gemas cozidas, óleo e tempero. Ovos, couve-flor e salsinha ajudam a finalizar o prato.

4. Salada russa com mandioca: já pensou em dar um toque brasileiro para a salada russa? Para obter esse resultado, a sugestão dessa receita é usar mandioca no lugar da batata. Essa é uma adaptação saborosa e que pode surpreender os mais variados paladares.

5. Salada russa com beterraba: outra alternativa para quem quer deixar a batata de lado é utilizar a beterraba. Além desse ingrediente, a receita pede apenas maionese, milho e sal. Mesmo sendo minimalista, a cor do prato fica linda e o sabor foge do comum. Experimente!

6. Salada russa com repolho: que tal usar repolho roxo como ingrediente principal da sua salada? Aqui, ele é combinado apenas com maionese e temperos. Com pouco tempo na cozinha e sem muito trabalho, seu prato estará prontinho para ser saboreado.

7. Salada russa com feijão verde: já pensou em sair do comum no preparo do seu prato usando feijão verde? Assim, seu prato fica mais completo. Afinal, ele também leva batata, milho, ervilha, cebola, ovos, sal, salsa e maionese. A vantagem é que o feijão verde e a batata são cozidos na panela, o que poupa tempo e louça.

8. Salada russa com vagem: bem colorida, essa salada combina três legumes: batata, cenoura e vagem. Uva-passa e maionese ajudam a fechar o prato com chave de ouro. Ficou com água na boca só de imaginar? Então, confira o passo a passo completo no vídeo.

9. Salada russa verde: a lista de ingredientes dessa receita pode até não ser das mais curtas, mas a vantagem é que você consegue um prato que mescla diversos sabores diferentes. Assim, cada garfada pode ser uma agradável surpresa.

Receitas de salada russa com carne

10. Salada russa com frango: para obter uma salada pra lá de completa, utilizar uma proteína pode ser uma excelente escolha. Nessa receita, a dica é usar peito de frango picadinho. Além disso, há uma boa combinação de legumes para um resultado que é uma explosão de sabores.

11. Salada russa com atum: como essa salada fica deliciosa servida fria, o atum cai muito bem como incremento. Assim, você consegue um prato bem refrescante e que ainda conta com um toque marcante de sabor. Isso sem contar na praticidade.

12. Salada russa com sardinha: feita com batata, vagem, tomate, chuchu, cenoura, ervilha, sardinha, maionese, ovos e temperos, essa é uma receita que combina muito bem com aquele almoço de domingo. Afinal, esse dia da semana pede pratos mais caprichados.

13. Salada russa com camarão: se você curte frutos do mar, saiba que o camarão combina muito bem com esse tipo de salada. O sabor deste ingrediente fica bem presente, já que é feito um caldo com as suas cascas, que é usado para o cozimento dos legumes. Ah, e é claro que o crustáceo também entra em cena, tá?

14. Salada russa com bacon: o bacon é aquele tipo de ingrediente que dá um up nos mais variados pratos, e com a salada russa isso não é diferente! Outro diferencial dessa receita é que ela também conta com o acréscimo de lentilhas.

15. Salada russa com presunto: quer ter o sabor de uma carne, mas sem ter que fazer muito esforço? Nesse caso, o presunto pode ser um grande aliado. Isso porque ele precisa apenas ser cortado em cubos para agregar o prato.

Receitas de salada russa diferentes

16. Salada russa com maionese caseira: nessa receita, você aprende dicas desde como cozinhar as batatas da maneira correta até como finalizar a salada. Para melhorar ainda mais, você confere como fazer uma maionese caseira, que dá um gostinho todo especial para a salada.

17. Salada russa colorida:sem usar uma grande quantidade de maionese, essa é uma salada que não fica tão cremosa. Mas, isso não quer dizer que as batatas não sejam bem cozidas e macias. Como o prato fica bem colorido, ele consegue até enfeitar a mesa.

18. Salada russa agridoce: sucesso garantido, essa salada vai além de combinar legumes com maionese. Uvas-passas e nozes também ajudam a compor o prato. Com isso, o resultado é um contraste entre textura macia e crocante. Isso sem contar no sabor divino.

19. Salada russa com abacaxi: outra maneira de obter um sabor agridoce é usando o abacaxi. A fruta ainda conta com um toque azedinho, que combina muito bem com os dias quentes de verão.

20. Salada russa com frutas: extremamente refrescante, essa receita deixa os legumes de lado e dá lugar para frutas. Maçã, limão, manga, pêssego, figo e uva são as escolhidas. Creme de leite, maionese e folhas de hortelã ainda ajudam a completar o sabor do prato.

A salada russa é um prato extremamente versátil, que permite uma grande quantidade de variações. Com isso, é possível utilizar ingredientes que você tem aí na sua geladeira. Para um resultado bem gostoso, que tal conferir algumas receitas de maionese caseira?

PARA VOCÊ