Como fazer cuscuz e se deliciar com suas versões fresquinhas

Escrito por    
Em 13.04.20

Continua após o anúncio

O cuscuz é um prato africano que agradou o paladar dos brasileiros e se adaptou de diversas formas. Sua base são flocos de farinha, geralmente de milho, que serão umedecidos para ficar com a textura mais macia. Depois de ser cozido no vapor, ele pode ser temperado com sal ou adoçado. Comece colocando sua base de farinha em prática!

Índice do conteúdo:

Como fazer farinha cuscuz

iStock

Ingredientes

  • 1 xícara de cuscuz flocão
  • 150 ml de água
  • ⅓ de colher de sobremesa de sal

Como fazer

  1. Misture em um recipiente o cuscuz flocão e o sal;
  2. Acrescente a água lentamente e vá mexendo para umedecer todos os flocos;
  3. Cubra e deixe descansando por 5 minutos para secar a água mas hidratar os flocos;
  4. Encha a parte inferior da cuscuzeira com 3 dedos de água;
  5. Na parte superior, derrame os flocos de cuscuz;
  6. Molhe a mão e respingue algumas gotas de água sobre o cuscuz;
  7. Tampe a cuscuzeira, ligue o fogo e espere a água começar a borbulhar. Assim que começar, aguarde 5 minutos e desligue;

  8. Agora é só servir ou personalizar!

Não tem segredo para ter sucesso nessa receita. Você pode saborear em um café ou incrementar com ingredientes salgados para arrasar no jantar. Além de um sabor superversátil, ele também possui um ótimo custo-benefício e rende uma boa quantidade para toda a família.

Outras formas de fazer cuscuz

Não tem cuscuzeira em casa? Não desista ainda dessa receita. Aqui, é possível aprender como fazer essa delícia improvisando na cozinha. Fazendo a farinha de cuscuz você abre um leque de opções incríveis para incrementar o prato. Dá para fazer versões salgadas e doces para não enjoar de nenhum sabor. Escolha sua combinação favorita!

Cuscuz sem cuscuzeira

iStock

Nessa versão, a cuscuzeira é substituída por uma versão adaptada feita com embalagem de margarina. Ela será acoplada à tampa da panela de pressão para umedecer a mistura de farinha de cuscuz, água e sal. Uma alternativa criativa para quem quer improvisar.

Cuscuz no micro-ondas

iStock

Mesmo sem o utensílio original como a cuscuzeira, é possível fazer um cuscuz delicioso. Basta misturar em um recipiente a farinha de cuscuz, água e sal. Depois é só levar no micro-ondas por 5 minutos e saborear como preferir. Fácil, rápido e prático!

Cuscuz recheado de frango e palmito

iStock

Essa versão de cuzcuz vai abrilhantar o almoço da sua família. Ele é montado em uma forma de pudim com frango desfiado, tomate, azeitona, milho, palmito e pimentão. Um acompanhamento bem temperado e com a textura bem macia. Seu visual colorido vai chamar a atenção de todos!

Continua após o anúncio

Cuscuz à paulista

iStock

O cuscuz paulista não economiza ingredientes. Ele é uma versão salgada que leva ovos cozidos, tomate, azeitonas, milho, ervilha e sardinha. Todos os ingredientes são cozidos na mesma panela e a mistura é transferida para o forma. Assim que esfriado, o conteúdo é desenformado criando um prato que encanta os olhos.

Cuscuz doce

iStock

Quer uma sobremesa que não abuse do açúcar? Coloque em prática esse cuscuz. Ele é feito com tapioca, leite, leite de coco e açúcar. É uma sobremesa de travessa refrescante e com a textura bem leve e úmida. Fica ainda melhor finalizada com coco ralado e açúcar.

Cuscuz doce recheado

iStock

Deixe esse cuscuz prontinho para quando bater a vontade de doce. A mistura lembra muito uma pamonha e é feita com farinha de cuscuz, açúcar e água. Seu diferencial é um recheio bem molhadinho e cremoso de banana com mussarela. Imperdível!

E se você adora uma farinha versátil, não pode perder essa seleção incrível de receitas com tapioca.

PARA VOCÊ