Combinando diversos sabores, essa caponata é a cara do Natal! Dentre os ingredientes está a uva-passa, um clássico que é tradição e não pode faltar na sua ceia. As castanhas também merecem o seu destaque, pois dão à receita uma textura crocante e deliciosa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna os ingredientes sobre a bancada e os utensílios necessários antes de começar. Reserve um pouco das castanhas e das uvas-passas para finalização;
Receiteria
-
Descasque e corte uma cebola em cubinhos, assim como a abobrinha e a berinjela;
Receiteria
-
Em uma assadeira de 30 cm de diâmetro, coloque a cebola, a abobrinha e a berinjela. Tempere com sal e azeite, mexendo bem para incorporar. Leve ao forno e asse a 180°C por 15 minutos. Depois, retire do forno com cuidado, dê uma leve misturada e asse por mais 15 minutos, até ficarem douradinhas;
Receiteria
-
Com o auxílio de um aro culinário de 9,5 cm, transfira uma porção da caponata para um prato;
Receiteria
-
Adicione as uvas-passas e as castanhas por cima;
Receiteria
-
Finalize com o restante da caponata por cima e retire o aro culinário. Decore com as uvas-passas e castanhas reservadas e pronto. Agora é só servir com o acompanhamento de sua preferência!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
A caponata que acabamos de preparar pode ser uma ótima opção para acompanhar aves ou carnes vermelhas durante a ceia natalina. Para a finalização, é possível criar as camadas sem o uso do aro. Basta optar por uma louça que tenha as laterais mais altas, salpicar as nozes e as passas por cima, ou até mesmo agregar os dois ingredientes, misturando tudo na hora de servir.
Atente-se ao escolher as berinjelas e abobrinhas. Opte por unidades com a casca lisa, sem muitas manchas e machucados. Caso prefira, também é possível utilizar uva-passa branca e fazer um mix de castanhas para deixar tudo mais gostoso.
O Natal está chegando e o Receiteria já tem se preparado para deixar sua ceia ainda melhor com receitas muito saborosas. Experimente a farofa de Natal simples, a opção certa para servir com aves ou carnes assadas!

Minha paixão pela cozinha começou na infância, aprendendo a cozinhar com minha mãe e avó. Cresci passando a limpo receitas dos cadernos da minha mãe e assistindo a programas de culinária, o que despertou o sonho de estudar gastronomia. Hoje, sou designer, gastrônoma e pós-graduada em Food Design. Para mim, cozinhar é como uma alquimia: uma mistura de temperos, ervas e sabores!
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!