Esse creme de mandioca com frango gratinado é pura cremosidade e conforto! Uma receita simples, perfeita para o almoço de domingo ou para aproveitar sobras da geladeira com estilo. Pode ser servida de colher, direto do refratário, e combina com qualquer recheio que você tiver por aí.
Ingredientes do creme de mandioca
Ingredientes do recheio
Publicidade
Modo de Preparo
-
Para começar, organize sua bancada e separe todos os ingredientes. Pique o bacon em cubinhos e deixe o queijo fatiado ou ralado;
Receiteria
-
Cozinhe a mandioca por 25 minutos na pressão, até que fique bem macia. Remova os talos centrais com cuidado antes de usar. Reserve;
Receiteria
-
Em uma panela, frite o bacon em cubinhos até dourar. Reserve;
Receiteria
-
Em seguida, no liquidificador ou processador, adicione a mandioca cozida, o creme de leite, o sal e o chimichurri. Bata até obter um creme consistente;
Receiteria
-
Agora, em um refratário, espalhe uma camada generosa do creme de mandioca no fundo;
Receiteria
-
Depois, adicione o frango desfiado já temperado, o bacon e o queijo sobre essa base, espalhando bem;
Receiteria
-
Cubra com o restante do creme de mandioca, formando duas camadas. Por fim, se desejar gratinar, finalize com queijo ralado a gosto e o bacon por cima;
Receiteria
-
Leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar levemente e aquecer por completo por cerca de 20 minutinhos;
Receiteria
-
Sirva ainda quente e aproveite essa cremosidade irresistível!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Aproveitar o caldo do cozimento do frango é uma ótima forma de intensificar o sabor do prato. Esse líquido já vem rico em temperos e gordura natural, o que ajuda a deixar a mandioca mais cremosa. Além disso, evita desperdício e garante um toque extra de sabor em cada camada do escondidinho.
Ao finalizar o creme de mandioca com cebolinha picada, você adiciona frescor e um aroma delicioso ao preparo. A cebolinha contrasta com a textura cremosa da massa e deixa o prato mais leve. É um detalhe simples, mas que faz diferença no resultado final.
Para facilitar na hora de montar e servir, unte o refratário com um fio de azeite. Isso evita que o creme grude nas laterais e no fundo, permitindo retirar as porções com mais facilidade. Além disso, o azeite ajuda a criar uma leve camada dourada no topo durante o tempo de forno.
O escondidinho é um prato diferente do arroz e feijão do dia a dia, porém super prático de fazer e com ingredientes do cotidiano, sendo uma ótima ideia para aqueles dias que você quer mudar um pouco o cardápio mas sem inventar muito. Temos algumas outras receitas do tipo em nosso site, e deixamos recomendado hoje esse escondidinho de brócolis, que é uma opção vegetariana para o preparo e muito gostosa também. Experimente!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!