8 receitas de ciabatta que aliam textura marcante com sabor irresistível

Escrito por Luiz Filipe Santos

A ciabatta é um pão branco que tem origem nas terras italianas. A textura da casca desse pão é crocante e esse é um aspecto característico do alimento, além dos buraquinhos do miolo aerado. O formato da ciabatta pode variar e esse pão funciona bem para compor sanduíches diferentes.

As variações do preparo da ciabatta se dão por meio do uso de ingredientes e fermentações diversas. A versão mais tradicional leva farinha, água, sal, azeite e conta com a utilização do fermento natural. O sabor inconfundível é um destaque desse pão, que vai te dar água na boca.

Confira uma seleção de receitas de ciabatta que são de deixar qualquer um pedindo mais:

1. Ciabatta de fermentação natural

Foto: Reprodução / CUCINA ARTUSIANA

Essa receita traz uma ciabatta composta por farinha de trigo, sal, azeite, fermento natural e água. A massa é polvilhada com sêmola de trigo. A fermentação do pão é longa e pode durar até vinte horas. A ciabatta, então, é assada e o resultado possui uma crosta crocante incrível!

2. Ciabatta com azeite e fermento biológico seco

Foto: Reprodução / REINO VEGGIE

Aqui, a ciabatta é feita com os seguintes ingredientes: farinha de trigo, água morna, fermento biológico seco e azeite. A massa depois de pronta deve descansar, ser dobrada e coberta para crescer. O pão é assado com papel manteiga no forno por cerca de meia hora. Uma sugestão de acompanhamento é o vinagrete, criando uma combinação perfeita.

3. Ciabatta de grãos e sementes

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

O diferencial dessa receita de ciabatta é o mix de grãos utilizado para compor o pão. O painço, a semente de abóbora e o gergelim dão um toque especial para o preparo, que ainda leva farinha de trigo, azeite, fermento e sal. A massa deve crescer por cerca de três horas e, então, é assada. A finalização fica por conta da pincelada de azeite.

4. Ciabatta semi-integral

Foto: Reprodução / VEGANANA

Essa receita traz uma combinação das farinhas branca e integral para a ciabatta. O preparo também conta com fermento biológico, sal e água morna. A massa pode ser feita tanto na batedeira, quanto na máquina de pão. Para finalizar, é só assar o pão até dourar. Essa versão vegana precisa entrar para o seu cardápio culinário!

5. Ciabatta com açúcar

Foto: Reprodução / TERETETÊ NA COZINHA

A massa dessa ciabatta é feita de farinha de trigo, água morna, parmesão ralado, fermento biológico, açúcar, sal, margarina e claras de ovo. Os ingredientes são todos misturados e o preparo deve descansar durante uma hora. Então, a massa é dividida e assada. É uma opção muito gostosa, ideal para servir no café da manhã!

6. Ciabatta com fermento ativo fresco

Foto: Reprodução / LA CUCINETTA

Para fermentar essa versão de ciabatta é preciso misturar farinha de trigo, água e fermento ativo fresco. A massa é composta por azeite, água, farinha de trigo e sal. O preparo deve descansar por cerca de meia hora e é assado por vinte minutos. O resultado vai fazer você se sentir na Itália!

7. Ciabatta integral

Essa receita traz uma ciabatta integral. O pão é feito com óleo de canola, fermento biológico fresco, leite em pó desnatado, sal, água morna, farinha de trigo integral e branca. A massa deve crescer por quinze minutos e é, então, levada ao forno por meia hora. É uma opção saudável e que fará sucesso no seu lanche da tarde!

8. Ciabatta com sal

Essa ciabatta é composta por água, farinha de trigo, fermento biológico seco e sal. Para preparar a massa basta combinar todos os ingredientes. A mistura deve descansar por três horas, é polvilhada com farinha, dividida e assada. A dica é rechear com lombo, rúcula, queijo gorgonzola e tomate seco.

As receitas de ciabatta provam o quanto esse pão é uma ótima pedida para inovar nos lanches cotidianos. O preparo é simples e resulta em um alimento macio por dentro e crocante por fora. Experimente e se delicie com as versões da ciabatta!

PARA VOCÊ