20 receitas de couve-flor no forno para quem adora uma receita leve e saborosa

Escrito por                          

Quem deseja diminuir o consumo de carboidratos pode preferir alimentos mais leves, como é o caso das verduras. Apesar disso, repetir a mesma salada todos os dias pode acabar se tornando enjoativo. Então, o que você acha de preparar receitas de couve-flor no forno? Todas são muito saborosas e você não vai se arrepender de fazê-las, sem contar que vai poder variar um pouco o cardápio!

Continua após o anúncio

1. Couve-flor no forno simples

Que tal começar com uma receita mais fácil, apenas temperando a couve-flor? É o que você irá fazer nessa dica. Antes de levar a verdura para o forno, só precisa temperar com sal, pimenta, azeite e tomilho.

2. Couve-flor crocante com molho de espinafre

O amido de milho, a páprica picante e o óleo são três ingredientes muito importantes para dar o toque crocante ao prato. Assim que estiver assado, você pode acrescentar o molho de espinafre, que é feito no liquidificador de forma simples e rápida.

3. Couve-flor assada com páprica

Outra sugestão bem simples de preparar, mas que tem um toque extra de sabor por conta da páprica. Depois de temperar a couve-flor, é só levar ao forno pré-aquecido em temperatura alta por cerca de quarenta minutos.

4. Couve-flor no forno com páprica doce defumada

Essa sugestão também é simples de fazer, com a diferença de que a couve-flor será cozida rapidamente. Feito isso, tempere com azeite, sal e páprica doce defumada e leve para assar.

Continua após o anúncio

5. Couve-flor assada com bacon

A casa encantada

Assim como aconteceu na receita anterior, aqui também será preciso cozinhar brevemente a couve-flor. Em seguida, a verdura vai ao forno acompanhada do bacon e temperada com sal e pimenta branca.

6. Couve-flor no forno com requeijão

Nessa receita você irá cozinhar a couve-flor antes de gratiná-la. Enquanto isso, prepare a mistura de requeijão, queijo-ralado e maionese, que será jogada por cima da verdura, antes de ir ao forno. Para finalizar, é só colocar uma fatia de queijo e um pouco de orégano por cima.

7. Couve-flor no forno com queijo

Para aqueles que adoram queijo, essa é a forma ideal de preparar a couve-flor no forno. O que dá o toque especial – e aquele gostinho único – é a mistura de queijo parmesão ralado, maionese, orégano e farinha de rosca. Tudo que você precisa fazer é colocar essa mistura pro cima da verdura, que já deve estar cozida.

8. Couve-flor no forno com creme de ricota

Monta Encanta

Receita para quem quer caprichar na cozinha e preparar um prato cheio de sabor. Para gratinar a couve-flor, você vai precisar de creme de ricota, manteiga, catupiry, noz-moscada, parmesão ralado e cheiro-verde.

9. Couve-flor assada com molho de alho

Se você é aquela pessoa que coloca alho em todas os pratos salgados, pode ter certeza que vai se identificar com essa sugestão. Além de deixar a couve-flor bem temperadinha, vai aprender um delicioso molho de alho, que é muito simples de preparar.

10. Couve-flor assada com tahine

Continua após o anúncio

A ideia dessa receita é preparar uma pasta que será passada na couve-flor já cozida. Fica muito gostoso, assim como em dicas anteriores, que usaram requeijão e queijo. A diferença é que se trata de uma sugestão totalmente vegetariana!

11. Couve-flor no forno com creme de leite

Nessa dica você irá preparar primeiro o creme que irá acompanhar a sua couve-flor. Apesar de contar com vários ingredientes, tudo é feito no liquidificador, então, não há com o que se preocupar. Jogue o molho por cima da verdura e cubra com queijo, rodelas de cebola e tomate. Assim que o queijo gratinar, você já pode se deliciar com o prato!

12. Couve-flor asiática no forno

Apesar de dar um pouco mais de trabalho – e precisar de bastantes ingredientes – o resultado é delicioso. Primeiramente, é preciso aprender o preparo do molho, que leva suco de laranja e shoyu. Em seguida, a couve-flor recebe vários temperos especiais antes de ir para o forno.

13. Couve-flor recheado no forno

Uma receita para quem quer tentar algo diferente, mas que seja prática e simples de preparar. Depois de cozinhar sua couve-flor, basta colocar os ingredientes entre os espaços da verdura. O ideal é intercalar o queijo, o palmito, a cebola e o pimentão. Por último, é só despejar o requeijão e o queijo ralado por cima e levar para o forno.

14. Couve-flor recheada com carne moída

Mais uma opção de couve-flor recheada. Aqui, a carne moída será a estrela do recheio. Apesar de parecer complicada, é uma receita bem prática. Além disso, não é preciso cozinhar a carne primeiro, pois é adicionada ainda crua nos espaços da verdura. A ideia é assar a carne e gratinar a couve-flor ao mesmo tempo quando for levada ao forno.

15. Couve-flor à milanesa no forno

Em busca de um prato rápido e saudável? Nessa receita você vai precisar de apenas seis ingredientes. Além disso, mesmo se tratando de uma couve-flor empanada, não é necessário usar óleo.

16. Couve-flor no forno sem glúten

Essa dica também usa tahine, mas será misturado com outros ingredientes veganos, como levedura nutricional e massala. Enquanto a couve-flor estiver cozinhando, você vai preparando o molho para gratiná-la. Além de saudável, também tem aquele gostinho especial e único.

17. Couve-flor gratinada

Para essa receita, o molho bechamel será utilizado para gratinar a couve-flor. Assim que estiver pronto, despeje no fundo de uma travessa e coloque a verdura já cortada por cima. Em seguida, adicione mais um pouco de molho e leve para o forno.

18. Couve-flor gratinada com maionese

Gordelicias

Outra sugestão para quem busca algo mais simples de fazer. Enquanto a couve-flor estiver cozinhando, é só preparar o creme que será jogado por cima, antes de levar ao forno para gratinar. No lugar do requeijão, entra o cream cheese, que promete deixar a receita ainda mais gostosa.

19. Couve-flor gratinada com molho branco

O preparo da verdura é bastante simples, mas assim como outras receitas acima, irá cozinhar primeiro. Além disso, a sugestão ensinará como preparar o molho branco, que utiliza apenas margarina, farinha de trigo, leite, Sazon, sal e requeijão.

20. Couve-flor recheado e gratinado

Bateu aquela indecisão sobre rechear ou gratinar sua couve-flor? Então não precisa mais se preocupar! Aqui você vai aprender como rechear com mussarela e presunto e gratinar com um creme especial.

Enquanto você seleciona qual das receitas de couve-flor no forno vai testar por primeiro, não deixe de dar uma olhada também nestas sugestões de couve-flor à milanesa!

PARA VOCÊ