75 receitas com couve-flor que foram feitas para te surpreender

Escrito por                          

A couve-flor é um ingrediente muito versátil. Além de ser saborosa e possuir uma textura única, a hortaliça é saudável e traz muitos benefícios para o corpo, já que possui fibras, vitaminas e antioxidantes!

Com todas essas propriedades, a couve-flor auxilia na perda de peso, fortalece os ossos e melhora o sistema digestivo e a memória. E a melhor parte é que ela pode ser preparada de tantas formas diferentes que você nunca vai cansar de comer!

Confira 75 opções de receitas diferentes com couve-flor e surpreenda-se!

Arroz falso de couve-flor

Foto: Reprodução / malas e panelas

1. Arroz simples de couve-flor: essa é uma forma simples de fazer o arroz de couve-flor, com apenas três ingredientes. É superfácil de preparar e serve como um ótimo substituto para o arroz tradicional.

2. Arroz falso temperado: se você prefere receitas com um toque mais elaborado nos temperos, essa opção é ideal. O arroz falso é ótimo para quem está de dieta ou não pode comer carboidratos!

3. Arroz falso vegano: outra receita simples e de tempero neutro. Essa opção, no entanto, não leva manteiga, ideal para os veganos ou para reduzir a quantidade de gorduras no prato.

4. Arroz de couve-flor com óleo de coco: essa versão do arroz falso aproveita de todas as propriedades incríveis do óleo de coco. O resultado é um prato leve e cheio de vitaminas!

5. Arroz falso com bacon: o sabor do bacon incrementa e melhora qualquer prato e não é diferente com esse arroz de couve-flor. O bacon deixa o prato mais gostoso e salgadinho, é de dar água na boca!

6. Arroz de couve-flor com curry: temperado com o exótico e saboroso curry, esse arroz falso fica superdiferente e saborosíssimo. Além disso, a especiaria dá um colorido muito especial ao prato.

Saladas com couve-flor

Foto: Reprodução / figos e funghis

7. Salada de couve-flor com abobrinha grelhada e cebola roxa: essa salada refrescante e colorida é perfeita para os dias de verão. Os ingredientes combinam muito bem entre si e o resultado é uma salada saborosa e fácil de preparar.

8. Tabule de couve-flor com tomatinho, pepino e cebola frita: o tabule é um prato libanês que geralmente é preparado com trigo. Essa versão criativa substitui o grão tradicional pela couve-flor processada. A salada fica mais leve e o sabor é surpreendente!

9. Salada de couve-flor com legumes: essa salada é muito simples de fazer e seus temperos deixam o prato único – uma opção leve e nutritiva para acompanhar suas refeições!

10. Salada de couve-flor com azeitona e tomates: a receita ensina a preparar uma salada saudável, nutritiva e saborosa. Além disso, também dá uma dica para diminuir o amargor da couve-flor quando cozida, confira!

11. Vinagrete de couve-flor: essa é uma variação criativa e mais saudável do tradicional vinagrete de churrasco e, com certeza, vai agradar a todos. Além de tudo, tem poucas calorias!

12. Salada de brócolis com couve-flor: nada melhor do que uma salada simples, saborosa e fácil de fazer, não é mesmo? Essa receita nutritiva e rápida é a salada perfeita para quem procura praticidade.

13. Cuscuz de couve-flor: com pouquíssimas calorias e muito sabor, essa versão vegetariana e sem glúten de cuscuz é incrível. O prato fica bonito e delicioso, além de ser perfeito para servir nos dias quentes.

Aperitivos com couve-flor

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

14. Couve-flor assada com molho de iogurte: esse é um aperitivo saudável, delicioso e muito fácil de preparar. Além de tudo, é um prato sofisticado e perfeito para servir para os seus convidados!

15. Bolinhos de frango e couve-flor: deliciosos e sequinhos, esses bolinhos nutritivos podem ser congelados para ter um petisco disponível a qualquer hora.

16. Couve-flor empanada: essa receita ensina a fazer uma massa para empanar mais leve e crocante do que a tradicional com ovos e farinha de rosca. Uma ótima opção para veganos, o resultado é uma massa fininha e leve1

17. Quibe lowcarb de couve-flor: a couve-flor é um ótimo substituto para o trigo, resultando em um prato mais leve e com menos calorias. Além disso, essa variação é deliciosa e cheia de vitaminas.

18. Couve-flor empanada com gergelim: essa deliciosa receita ensina a fazer o empanado básico, mas também traz outras versões. Nas dicas, você encontra algumas opções diferentes de temperos para variar sempre o sabor desse clássico.

19. Floretes de couve-flor crocantes: práticos de fazer e muito versáteis, os floretes podem ser servidos com diferentes molhos. Perfeito como aperitivo ou até mesmo como acompanhamento, esse prato crocante e saboroso não pode faltar no seu repertório de receitas.

20. Bolinho de couve-flor: esse delicioso bolinho vegano traz uma combinação muito especial de sabores com a mistura da a couve-flor e o cominho. Parece simples, mas o resultado é divino! Além de tudo, esse aperitivo é facílimo de preparar.

21. Couve-flor à milanesa: usando a receita clássica da massa para milanesa, esse petisco fica saboroso e muito bonito. Você precisa experimentar!

22. Couve-flor picante assada: temperada com páprica picante, essa receita é muito saborosa. Além de ficar muito bonita e perfeita para servir aos convidados, ela fica sequinha e crocante também.

23. Bolinhos de couve-flor grelhados e molho de iogurte: inspirados nas pakoras, um prato típico do sul da Ásia, esses bolinhos de legumes grelhados são saudáveis e ficam uma delícia. O molho de iogurte complementa perfeitamente o sabor!

Purês com couve-flor

Foto: Reprodução / blog da mimis

24. Purê termogênico light: esse purê tem poucas calorias e também tem propriedades termogênicas. Os termogênicos ajudam na perda de peso, pois aceleram o seu metabolismo. Essa é uma opção deliciosa e natural para ajudar na sua dieta.

25. Pasta de couve-flor com sementes de girasol: essa saborosa pasta pode ser servida como acompanhamento, como entrada ou até com torradas para petiscar. Saborosíssima, essa receita é garantia de sucesso!

26. Purê simples de couve-flor: se o seu objetivo é passar longe dos carboidratos, esse delicioso purê é uma ótima solução. Saboroso e cheio de vitaminas, ele te surpreender com sua simplicidade!

27. Purê de batata com couve-flor: saborosa e leve, essa receita é uma ótima opção vegana e sem lactose para quem ama purê de batatas. Experimente servir como acompanhamento para sua refeição!

28. Maionese falsa: esse substituto vegano para a maionese é também muito mais leve que a versão original, porque em vez de muito óleo, a receita usa bem pouco azeite! Essa maionese é muito saborosa e perfeita para comer com torradas.

29. Mignon suíno com purê de couve-flor e cebola roxa na laranja: esse delicioso prato é simples de fazer, mas possui um sabor complexo e sofisticado. Com poucas calorias, é o tipo de prato para se deliciar sem sair da dieta.

30. Lombo de bacalhau com mousseline de couve-flor e chips de alho-poró: esse prato completo e sofisticado é perfeito para servir em ocasiões especiais. O mousseline fica saborosíssimo e os chips de alho-poró transformam a textura do prato em algo único!

31. Costelinha de porco na cerveja com purê de couve-flor: essa combinação de sabores é perfeita! A suavidade do purê é o contraste certo para o sabor acentuado da carne suína. A receita ainda ensina a fazer um molho de pimenta que dá o toque final a essa deliciosa composição.

Sopas com couve-flor

Foto: Reprodução / cozinha legal

32. Sopa cremosa de couve-flor com bacon: essa deliciosa sopa é supernutritiva e cremosa. O bacon dá um toque especial, tanto no sabor quanto na textura final do prato.

33. Creme de couve-flor com cebola: essa receita traz um toque de criatividade e um sabor especial para o clássico creme de cebola. Perfeito para servir nos dias frios, esse creme certamente vai virar um dos seus favoritos.

34. Caldo verde lowcarb: inspirado no clássico caldo verde português, essa versão diminui as calorias e aumenta o sabor. A couve-flor é um substituto maravilhoso para as batatas e você pode, inclusive, usar esse truque em outros pratos.

35. Creme de couve-flor com batata e parmesão: leve e saboroso, esse prato é perfeito para o jantar. Em dias frios, este creme saborosíssimo é uma opção deliciosa e fácil de preparar.

36. Creme de couve-flor simples: simples de preparar usando apenas cinco ingredientes, esse creme minimalista não perde nada em sabor. Nutritivo e prático, certamente vale a pena adicionar esse creme no seu cardápio!

37. Sopa detox: seguindo a tendência de comidas funcionais, essa sopa detox é leve, nutritiva e saborosa. Além disso, faz muito bem para seu corpo! Experimente!

38. Creme de couve-flor com alho-poró: o sabor do alho-poró harmoniza perfeitamente esse creme leve e saboroso. Esse prato, que é nutritivo e delicioso, pode ser servido no jantar ou como entrada de uma refeição!

39. Sopa de couve-flor com abobrinha: muito prática no preparo, nutritiva e com poucas calorias, essa sopa é ideal para manter a dieta sem sofrer. Isso porque o prato não é apenas funcional, é delicioso!

40. Creme de couve-flor light: fácil de fazer, com pouquíssimas calorias e perfeito para os dias de frio. Esse creme é simples, mas muito saboroso. Você precisa conhecer!

Massas com couve-flor

Foto: Reprodução / danielle noce

41. Muffin salgado de abobrinha e couve-flor: essa receita é uma opção gostosa e saudável para um lanche da tarde ou para receber visitas. Supersimples de fazer, o muffin fica bonito e delicioso!

42. Massa de couve-flor para pizza: se você precisa diminuir os carboidratos, mas sente falta da pizza, não precisa mais sofrer. Essa versão lowcarb da massa vai te ajudar a manter a dieta!

43. Pizza de couve-flor: essa receita ensina a fazer a pizza do começo ao fim. Essa é uma versão muito mais saudável e light da massa e você certamente vai adorar.

44. Sanduíche tostado de couve-flor com queijos: esse lanche é simples de preparar e delicioso. A textura da couve-flor fica maravilhosa com os queijos. Confira!

45. Salgado maromba lowcarb: a receita ensina a fazer um salgado delicioso para matar a fome a qualquer momento, mas sem sair da sua dieta. Nutritivo e rico em fibras, essa é a opção ideal para manter a saúde sem abrir mão do sabor.

46. Torta suflê de couve-flor: essa torta é extremamente leve e muito saborosa. É fácil de fazer e bem versátil, já que pode ser servida sozinha ou como acompanhamento.

47. Molho branco falso: delicioso e nutritivo, essa versão do molho branco é tão cremosa e saborosa quanto a original. Você pode servir junto a qualquer massa!

48. Macarrão com couve-flor ao alho e óleo: cheio de sabor, esse prato é nutritivo e diferente. Perfeito para servir para os convidados, seu preparo certamente renderá muitos elogios.

49. Molho de couve-flor: esse molho nutritivo, vegano, sem glúten e sem lactose pode ser usado na massa que você preferir. Além disso, ainda dá pra usar em lanches e tortas também!

50. Cannelloni de couve-flor: o cannelloni é um prato clássico da cozinha italiana e, com a couve-flor, se torna nutritivo, criativo e delicioso. Essa receita é fácil de preparar e fica muito saborosa!

51. Macarrão com couve-flor e molho branco: o molho branco tradicional ganha muito mais sabor quando acompanhado da couve-flor. Essa massa fica saborosíssima e é simples e rápida de preparar!

52. Molho branco vegano: usando leite de amêndoas, esse molho branco vegano é nutritivo e perfeito para acompanhar qualquer massa. A adição de castanha-do-pará ralada dá um toque ainda mais especial à receita!

Couve-flor assada ou gratinada

Foto: Reprodução / pimenta no reino

53. Couve-flor picante assada: esse prato picante e saboroso é uma delícia para servir como acompanhamento ou até mesmo como petisco. A receita também ensina a preparar um molho de iogurte que harmoniza perfeitamente com a pimenta.

54. Couve-flor e brócolis assados com alho: bem temperado, saudável e cheio de sabor, esse é um acompanhamento delicioso para qualquer prato. E o melhor, é muito rápido e fácil de preparar!

55. Couve-flor assada com castanhas de caju: essa receita é superoriginal, além de ficar linda. Com castanhas-de-caju e uva passas, o prato fica colorido, saborosíssimo e repleto de texturas diferentes.

56. Couve-flor gratinada: essa é a receita clássica da couve-flor gratinada no forno. Com creme de leite e coberto de queijo, o prato fica cremoso, douradinho e cheio de sabor.

57. Couve-flor assada com molho de tahine: o molho tahine é típico do Oriente Médio e harmoniza muito bem com a couve-flor. Essa receita é uma forma diferente de servir a hortaliça, mas muito fácil de fazer!

58. Couve-flor assada com tomilho: esse delicioso assado é feito com apenas cinco ingredientes! O tomilho é uma especiaria extremamente saborosa que vai dar um toque especial a esse acompanhamento clássico.

59. Couve-flor gratinada com molho branco, queijo e bacon: essa variação do gratinado traz ainda mais sabor com a adição do bacon e do queijo mussarela. O molho branco também é responsável por dar cremosidade e textura!

60. Couve-flor recheada: uma forma diferente de assar a couve-flor! Perfeito para receber convidados, esse prato é prático de preparar, bonito e delicioso. Você ainda pode variar no recheio para descobrir novos sabores!

61. Couve-flor gratinada com molho bechamel: o molho bechamel é a receita do molho branco clássico. Esse gratinado é fácil de fazer e fica delicioso: um prato que não pode faltar no seu repertório de receitas!

62. Couve-flor assada: essa receita é muito simples, barata e rápida de preparar. Com apenas alguns ingredientes, esse assado fica crocante e muito saboroso!

63. Couve-flor assada inteira: além de ser uma forma criativa de preparar o assado, essa receita é bastante prática e fica linda para servir. Experimente!

64. Couve-flor gratinada light: se você adora a couve-flor gratinada, mas se preocupa com a quantidade de calorias e gordura nos queijos e creme de leite normalmente utilizados, essa é uma ótima opção. Usando ricota e leite desnatado, essa versão é muito mais leve!

Pratos variados com couve-flor

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

65. Bife de couve-flor com purê: com um prato simples e leve, essa receita busca dar todo o destaque a própria couve-flor. Nutritiva, fácil de preparar e vegetariana, essa opção é sofisticada, bela e fica uma delícia!

66. Bobó de couve-flor: essa receita vegana, colorida e fácil de preparar vai encantar o seu paladar. Um clássico da culinária baiana, o bobó é cheio de sabor e personalidade!

67. Vieiras, mousseline de couve-flor e vinagrete de avelãs: essa combinação sofisticada harmoniza a vieira, um fruto do mar saborosíssimo, com um mousseline de textura perfeita. As avelãs fecham a composição com chave de outro, dando um toque original ao prato!

68. Arroz com couve-flor e abobrinhas: um arroz fácil de preparar, cremoso e cheio de sabor. Esse prato, além de tudo, é vegano, nutritivo e muito bonito.

69. Couve-flor ao molho de mostarda dijon de micro-ondas: uma opção perfeita para quem precisa cozinhar em porções individuais! Esse prato aproveita o sabor incrível da mostarda dijon para incrementar ainda mais a combinação clássica de couve-flor, queijo e presunto.

70. Curry de couve-flor: essa receita abusa das especiarias para um sabor extremamente especial e único. Vegetariano e leve, o prato é nutritivo, fácil de preparar e cheio de personalidade.

71. Almôndegas de abobrinha e couve-flor: veganas e sem glúten, essas almôndegas ficam deliciosas. São perfeitas para acompanhar massas ou arroz. E o melhor: são baratas e fáceis de fazer!

72. Pudim de couve-flor e gorgonzola: o queijo gorgonzola é um dos complementos mais clássicos para a couve-flor. Essa receita aproveita a harmonia desses ingredientes com um modo de preparo extremamente simples. O pudim dá pouco trabalho e fica muito saboroso!

73. Panqueca funcional de couve-flor com tapioca: receitas funcionais são sinônimo de pratos saudáveis e nutritivos que trazem inúmeros benefícios para o seu corpo. Além disso, essa panqueca ainda é deliciosa e fácil de preparar!

74. Almôndegas crudívoras de couve-flor: o crudivorismo é o consumo de alimentos vegetarianos crus. Esse prato é muito saudável e não perde em nada no sabor para as versões mais tradicionais. Vale a pena experimentar, você se surpreenderá!

75. Cuscuz de couve-flor: vegano, nutritivo e cheio de sabor, esse prato ainda é fácil de preparar. O cuscuz fica colorido e delicioso e é ótimo para os dias em que a fome pede uma comida que satisfaça mas seja leve!

Essa hortaliça não decepciona no sabor! Além disso, ainda pode substituir uma variedade de ingredientes, garantindo uma alimentação saudável e com poucas calorias. Agora que você já conhece maneiras diferentes de preparar a couve-flor, é só experimentar e descobrir sua receita favorita!

PARA VOCÊ