20 receitas de crepioca para uma alimentação mais saudável

Escrito por    
Atualizado em 08.01.18

As receitas de crepioca são muito versáteis e combinam com diversos ingredientes. Por isso, é possível utilizar os mais diversos recheios, doces e salgados, nesse prato. Seu nome é um híbrido entre “crepe” e “tapioca”, já que sua receita é resultado da mistura de goma de mandioca com ovo ou leite, dando origem a uma massa encorpada que se assemelha aos crepes.

Graças ao seu baixo valor calórico, a crepioca ganhou fama entre blogs de alimentação saudável e de emagrecimento e hoje em dia, ela é uma iguaria muito popular entre as pessoas que seguem um estilo de vida fitness. Apesar disso, não se limita a ser uma receita para dietas e até já ganhou diversas versões bastante açucaradas.

Se você ficou curioso para conhecer a crepioca ou tem interesse em introduzi-la na sua alimentação, confira abaixo 20 receitas que você precisa experimentar!

Continua após o anúncio

Receitas de crepioca salgadas

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Crepioca de espinafre: esta receita processa a massa da crepioca junto de espinafre cozido, resultando em uma massa verde e saborosa. Ela combina com diversos tipos de recheio, desde carnes até legumes ou queijos!

2. Crepioca de carne: esta crepioca com carne moída recheada é perfeita para quem está de dieta. Por usar iogurte no preparo da massa, o resultado é cremoso e fofinho. Ainda é possível substituir o iogurte por uma versão lacfree para deixá-la livre de lactose.

3. Crepioca pizza: quem é fã de pizza, mas está fazendo uma dieta restrita, pode saciar a vontade com esta receita, que substitui a massa de pizza por crepioca. Esta também é uma opção para quem é celíaco ou para as pessoas que não querem perder muito tempo na cozinha, já que o preparo é rápido e simples.

4. Panqueca de crepioca: confira uma receita menos calórica para panquecas. É uma excelente opção para quem faz dietas low carb, mas não abre mão de ter comidas saborosas à mesa.

5. Crepioca supersimples: esta é uma das receitas de crepioca que você pode utilizar para rechear com os ingredientes de sua preferência. O diferencial está no uso de ervas aromáticas no preparo, dando um sabor especial à massa.

6. Crepioca de mussarela de búfala: com alguns poucos ingredientes, você pode garantir um maravilhoso café da manhã. Nesta receita, sugere-se adicionar orégano à massa, o que confere um sabor mais marcante à sua crepioca. Além disso, o orégano combina perfeitamente com a mussarela de búfala.

Continua após o anúncio

7. Crepioca de frango cremoso: esta é uma receita maravilhosa para todas as horas. Do café da manhã ao jantar, você com certeza vai amar se deliciar com a combinação dessa massa superfofinha com frango e requeijão.

8. Crepioca de queijos com lombo: como já foi dito, também existem receitas de crepioca calóricas, como esta. Na receita, a massa ganha um toque de queijo mussarela e requeijão. Para recheio, a combinação escolhida foi lombo canadense e queijo prato.

9. Crepioca de proteína: se você quer comer bem sem fugir da dieta, dê uma olhada nesta receita. Ela incorpora proteína de arroz e semente de chia para garantir um resultado de baixíssimo valor calórico. Pode ser recheada com queijo branco ou peito de frango desfiado!

10. Crepioca com chia: assim como a crepioca, a chia foi é um alimento muito utilizado pelos adeptos da vida fitness. Ela é uma semente nutritiva que ajuda a acelerar o metabolismo! Nesta receita, você alia a chia à crepioca para fazer a comida perfeita para antes e depois dos treinos. Pode ser recheada com o ingrediente que você preferir!

11. Canelone de crepioca: assim como a pizza, outra massa que pode ser substituída por crepioca é a de canelone e nesta receita, você aprende como fazer a substituição. Como recheio, esta versão utiliza queijo ricota e molho bechamel de couve-flor, uma combinação que dá água na boca.

12. Crepioca com requeijão: esta é uma receita de massa de crepioca que incorpora requeijão. O preparo é muito simples, basta misturar todos os ingredientes e levar à frigideira. Pode ser recheada com carne, queijos e frango desfiado.

13. Crepioca com shimeji: se você é fã de cogumelos ou de experimentar novos sabores, aposte nesta receita. O recheio utilizado é somente shiimeji refogado com alho e cebola. Muito simples e rápido de fazer, mas também muito saboroso.

14. Crepioca assada: nesta versão, você aprende como fazer crepiocas no forno, em formato de cupcake. O recheio sugerido é peito de peru com cenoura desfiada e o modo de preparo é muito simples e rápido, sendo uma ótima opção para quando você não tem tempo para cozinhar algo muito elaborado.

Receitas de crepioca doces

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

15. Crepioca de chocolate: esta é uma receita que incorpora chocolate e essência de baunilha na massa base da crepioca. O resultado é uma massa doce e saborosa e que pode ser recheada com frutas, geleias ou outros doces, tudo vai depender da sua vontade e criatividade.

Continua após o anúncio

                   

16. Crepioca de pasta de amendoim: não é porque a crepioca é doce que ela precisa ser calórica. Isso pode ser provado com esta receita, que usa pasta de amendoim como recheio. Com ela, você tem uma excelente sobremesa para comer sem precisar sair da dieta.

17. Crepioca de prestígio: a crepioca também ganhou uma versão que combina côco e chocolate para você se deliciar. O preparo é muito rápido e leva menos de 10 minutos, excelente para quando você está com vontade de comer doce e não tem nada pronto em casa.

18. Crepioca de cappuccino: se você é um amante de cafés, vai se apaixonar por esta receita, que fica maravilhosa se recheada com calda de chocolate. O melhor acompanhamento para esta crepioca, é claro, é uma xícara de café preto.

19. Crepioca de banana, mel e canela: esta receita inclui banana e canela à base de crepioca, resultando em uma massa doce que é perfeita para rechear com frutas, leite condensado ou doce de leite.

20. Crepioca de maçã com canela: está procurando algo doce para o lanche da tarde? Experimente esta receita que incorpora maçã ralada à massa de crepioca. É uma ótima opção para servir recheada com iogurte grego ou geleias de frutas!

Existem diversas combinações doces e salgadas para fazer crepioca e você ainda pode deixar a criatividade rolar solta para criar a sua própria. Que tal começar agora mesmo?